Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Chamada para projetos individuais nacionais

Notícia publicada por brain em agosto 15, 2003 11:57 AM | TrackBack


Estou preparando uma matéria sobre projetos brasileiros de software livre, e gostaria de receber informações sobre projetos mantidos individualmente - mesmo que recebam contribuições externas. Não vale mandar projetos mantidos por grupos ou equipes, mas vale todo tipo de projeto livre: site, fórum, desenvolvimento de software, documentação, etc. Mandem pelo formulário de contato, ok?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos Silveira () em 15/08 12:21

Pode colocar este projeto: http://folha-livre.codigolivre.org.br desenvolvido pelo Allan Kardek Lima.


» Augusto Campos () em 15/08 12:41

Coloco, mas eu agradeceria se as respostas viessem através do link que está ali na notícia - para não correr o risco de depois eu deixar de citar o projeto porque ele foi parar na listagem errada...


» Pierre () em 15/08 13:07

Bem, tenho até vergonha de citar aqui, mas estou trabalhando em um projeto em casa. É simulado sobre Linux, todo feito em shell script, estou no inicio, se alguem pudesse me ajudar seria legal, podem contribuir com questoes, na programação, etc.
Agora ainda nao sei como disponibiliza-lo pois nao tenho condições de ter uma estrutura, só queria contribuir com algo para a comunidade, mesmo que seja bem simples.
Augusto, desculpa ter postado isto aqui.

Pierre - Brasilia


» Augusto Campos () em 15/08 13:24

nao há de que se desculpar.

já adianto que recebi uma cópia do script do pierre e está aqui na minha fila de pendencias


» aCiDBaSe () em 15/08 15:06

Às vezes eu imagino a quantidade de projetos interessantes que ficam guardados com seus autores por eles acharem que os seus projetos talvez sejam 'simplórios' demais. Não façam isso pessoal. Não guardem as suas preciosidades apenas com vocês. Quem tem que ter vergonha de algo é quem não fez nada.
Vou citar uns casos aqui:
txt2tag do aurelio: Sabiam que ele fez isso porque ele não sabia mexer/trabalhar com o PageMaker e a editora novatec pediu pra ele o livro escrito em .doc (word) ou em PM? Falei pro aurélio que o PM importava um formato de arquivo semelhante a um HTML e ele fez o txt2tags. Simples. Depois ele deu uma melhoradinha e colocou no SourceForge. As pessoas começaram a usar e hoje tem gente do mundo todo usando :) Não é legal isso :)
Prevayler: Os caras tiveram uma idéia simples, implementaram ela com umas 500 linhas de código Java e... Tem gente usando e gente dizendo que essa idéia vai acabar com os BD relacionais que a gente conhece :)

Portanto, não tenham vergonha de fazer algo, mesmo que no primeiro instante não pareça ser algo bom.


» Augusto Campos () em 15/08 15:52

apoiado!


» EAC () em 15/08 20:03

Aí pessoal,

Estou trabalhando em um projeto que pretendo transformá-lo em GPL.
São componentes de acesso a Banco de dados em Java, através do JDBC, como Text, Combos, TextArea, Image, Grid, Toolbars, menus, para facilitar a vida do programadores e dos não-programadores no desenvolvimento de telas.
Batisei com o nome de Mateus, o nome do meu filho.
Tenho uma parte pronta, que estou aplicando em um outro projeto e logo que eu achar que esta usual devo estar disponibilizando para a comunidade.

A necessidade nasceu por eu não achar algo parecido sem abrir mão da leveza do ambiente e da simplicidade, pois eu utilizo um editor de texto simples para fazer minhas telas.

Logo que eu tiver uma versão para liberar para teste estarei notificando a vocês para que me ajudem utilizando ou implementando novas caracteristicas.

[]'s
EAC


» andarilho () em 16/08 00:35

Pois é, concordo com o aCiDBaSe. Só uma questão: antes de iniciar um novo projeto, não custa nada dar uma olhada em locais como o freshmeat, savannah, sourceforge... Reinventar a roda também não ajuda muito não.

A iniciativa é boa e no codigolivre.org.br tem uma porção de projetos nacionais esperando (inclusive uns meus). :)


» Danjovic () em 18/08 19:04

Augusto, tem o DIG. Mas já faz um século que nao mexo nele...

de qualquer forma vou te enviar um e-mail.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.