Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Lançado Gentoo Linux 1.4

Notícia publicada por brain em agosto 11, 2003 02:25 PM | TrackBack


Carlos (acvsilva_at_terra.com.br) disse: " Pra quem gosta do bicho... O Gentoo Linux 1.4 foi lançado hoje e já está disponível para download. Confira a lista de mirrors disponibilizada no site da distribuição."

Sobre o mesmo lançamento, o Paulo Zambon (pzambon@astornet.com.br) sugeriu o belo site em português do Gentoo e disse: "Sinceramente nunca utilizei esta distro, nem em seus pré-releases, mas, devido ao seu grandioso crescimento e tão logo seja liberada a versão 1.4 final para download, estarei sim fazendo uma análise da mesma. O que facilita esse processo é que a distro em questão também possui Live CD, isto é, não há a necessidade de instalação para analisá-la, o que facilita, e muito, tal análise e posterior utilização."

Visitei o site indicado e encontrei uma notícia que me intrigou, já que esta é uma distribuição que pode ser 100% compilada a partir do código fonte. Cito a chamada na íntegra: "Teste de velocidade: Gentoo x Debian x Mandrake: linmagau.org, uma revista australiana de Linux, fez um breve (demais) teste de velocidade, comparando estas 3 distros. Gentoo decepcionou e foi o pior dos 3." O artigo termina com uma chamada interessante à comunidade Gentoo: "E tente encontrar o(s) erro(s) do sujeito que instalou o Gentoo na máquina, se é que você discorda do resultado ;)"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» AngusYoung () em 11/08 15:16

Bom, vou postar aqui o mesmo comentário que postei no gentoobr:

Bastante interessante o texto. Eu, pessoalmente acredito que possa ser algo relacionado a otimização do sistema. Eu acho, também, que faltaram muitas informações sobre o sistema Gentoo utilizado. Algumas questões na minha mente:
1 - A partir de qual stage foi instalado?
2 - Por que usar somente -march=pentium3 -pipe -03? O sistema base (gcc + glibc + binutils + etc) pode usar perfeitamente -march=pentium3 -O3 -pipe -fomit-frame-pointer.
3 - É sabido que os stages dos Release Candidates são compilados para i386. É bem provável que seja um sistema instalado a partir do stage 3 de um dos Releases Candidates. O que reforça, para mim, esta idéia é o fato de tanto o Gentoo quanto o Debian demorarem + de 30m para abrir uma planilha do Gnumeric, que obviamente deve usar e abusar de alocações de mémória, o que (ao meu ver) mostra que o sistema base não foi devidamente otimizado.

Não quero ser xiita (mesmo porque já presenciei situações onde o Gentoo era mais lento que outras distros), mas para mim esse benchmark não tem valor real e/ou prático.


» domus () em 11/08 15:27

nao tenho mania de usar da postura conservadora, mas o gentoo de todas que testei foi imbativel no desempenho, mas como angus disse, nem tudo o gentoo é perfeito


» domus () em 11/08 15:30

se red pinguim estiver lendo isso, ele poderá contar melhor suas experiencias com desempenho 3d, opengl e os demais jogos utilizando o gentoo 8)


» Manoel Pinho () em 11/08 16:08

Uma dúvida que sempre tive: a falta de um instalador (em modo texto ou gráfico) é provisória, por ainda não estar maaduro, ou é característica mesmo da distribuição ?

Eu nunca instalei mas tenho uma idéia do processo de instalação, baseada em stages, etc.

Acho que um instalador, mesmo que simples como o do Slack ou dos BSDs já seria uma mão na roda quando se instala a versão com a maioria dos pacotes pré-compilados.


» AngusYoung () em 11/08 16:32

Acredito que é característica da distribuição ... embora existam projetos para facilitar a instalação, como o GLIS (http://glis.sourceforge.net/).


» Alexandro () em 11/08 16:43

Ué?
Compilar direto dos fontes não deixa o sistema 30% mais rápido?


» Lewis () em 11/08 20:43

Nunca ouvi falar nesse negócio de stages.


» Manoel Pinho () em 11/08 20:53

Para saber o que significam os "stages", leia

http://www.gentoo.org/doc/en/gentoo-x86-install.xml


» Lewis () em 11/08 21:29

Obrigado


» Lewis () em 11/08 21:38

Legal essa instalação por stages, vou comprar a PCMaster desse mês, vem com o Gentoo 1.4 e um outro Linux.


» jcarlos () em 12/08 08:01

uma caracteristica do gentoo q eu acho interessante, é que uma vez instalada, é apenas Gentoo Linux, a ver. nao fica inclusa, pq o gerenciador de pacotes vai atualizando o sistema automaticamente, garantindo que se tenha sempre as ultimas ver. dos aplicativos.... esse numero de ver. (1.4) se refere ao cd de instalação...
na 1.1a por exemplo, o console nem utilizava frame buffer durante a intalação... qnd peguei o cd da 1.4 o console ja tinha frame buffer /c imagem de fundo e algumas simplificações na forma de instalar...
costuma ter um arquivo explicando a instalacao no cd de instalacao (geralmente vc vai passando tdos os comandos, sem o precesso ser automatizado) entao vc pode deixar um terminal aberto /c o arquivo de ajuda, e no outro ir fazendo a instalacao..


» liquidSLAVE () em 12/08 08:23

Carinhas ,

Sou um usuário gentoo a quase um ano , quando larguei o RedHat e mudei para o gentoo foi como eu tivese feito um upgrade em minha máquina , isso é fato.
O que eu não acho justo , nem um pouco , é dizer que
o gentoo é mais rápido ou mais lento que a distro X ,mesmo porque a distribuição tem muito pouco a ver com o desenvolvimento do kit compilador + glibc , que são os verdadeiros responsáveis pelas otimizações , consumo de RAM etc.
O gentoo é "refém" da libc/gcc da GNU que todos sabem não apresenta o mesmo desempenho para todos os processadores que ela suporta , isso é um ponto
muito importante.
Fui eleito o distromaker do projeto MetaReciclagem
e não escolhi o debian , nem o slack , e nem o redhat para servir de base para nossa distro , que tem como objetivo tirar leite de pedra , rodando abiword , gnumeric , doom entre outras coisas importantes em máquinas que as outras distros em suas versões recentes decepcionaram muito.
O MetaLinux como é chamado , baseado no gentoo 1.4rc3 apesar de demorar um pouco para bootar uns 50 segundos em um P100 32Ram , roda tranquilamente
abiword , acroread , netscape 4.x , gnumeric , gnucash ... esses são computadores usados para ministrar cursos de linux para a mulekadinha da periferia de sampa .
Estranho ou não o tempo de abertura do abiword leva 3 segundos no máximo nessas máquinas e o mesmo acontece com o gnumeric por exemplo , uma vez eu vi um bench debian X gentoo que num pentium
4 com 128 de RAM o abiword abria em 1,5~2 segundos no gentoo, então pro inferno com esses benchs ridículos ! Na minha máquina um XP 1.8 ele leva 0,06s para abrir e eu consigo rodar duas instancias de quake3 sem problemas nessa máquina coisa que eu nunca cosegui em nenhuma distro.
Um outro fato , num PIII 850 com uma gforce2 128 Ram o GLX gears faz em média 600 fps com picos de 650 no slack , no gentoo ele faz 970 fps com picos de 1015 , pura simplesmente porque o meu sistema foi otimizado com as ferramentas fornecidas pela distro , que é o seu grande diferencial e o que faz a distro ser o que chamo de "futuro das distribuições" , caras logo logo vai pipocar sistemas portage para tudo quanto é distro , já tem um pra slack , tem neguinho fazendo pro debian ..
Oque o gentoo se propõe a fazer ele faz , se o usuário é tapado é outra história , e se quiser fazer o que o gentoo faz em qualquer outra distro
o resultado será o mesmo , mas talvez dê mais trabalho .
E + , a grande sacada do gentoo é não ser uma distribuição , a distribuição quem faz e você .

See Ya

http://www.metareciclagem.tk


» Fabiano Rech () em 13/08 09:38

att liquidSLAVE

Interessante o projetos de vocês, parabéns pela iniciativa, agora eu acho que seria maior a reciclagem usando-se do Ltsp, quem nunca usou não sabe o que ele pode fazer, você ver antigos 486 "iniciando o gnome, openoffice, etc..." fica aqui a sugestão.

[]'s


» Minemonics () em 14/08 00:43

Outra coisa interessante de colocar sobre o gentoo, é que ele é muito interessante para pessoas que queiram aprender mais a fundo como o linux funciona, pois ela não traz tudo pronto como a maioria das distros comerciais, com o gentoo voce tem varias opcoes de escolha desde a sua instalacao.
Um bom exemplo disso sao as opcoes de qual software utilizar para uma determinada tarefa como escolha de qual sistema de cron, log etc...
Isso faz com que vc conheca e aprenda mais sobre o sistema que você esta utilizando.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.