Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Respostas da pesquisa de opinião da semana passada

Notícia publicada por brain em agosto 11, 2003 05:54 PM | TrackBack


Na sexta-feira publiquei uma enquete sobre quais as alterações que vocês usuários gostariam de ver aqui no br-linux para estar ainda mais de acordo com os seus interesses. Após 3 dias de votação, publico agora as respostas, item a item, nos detalhes desta notícia.

- Criação de uma seção específica sobre desktop: como eu já disse na vez anterior em que propuseram isso, eu não pretendo iniciar uma nova seção a não ser que haja conteúdo suficiente para ela. Na ocasião, eu pedi que começassem a me enviar textos para publicação com este tema, e nos dois dias seguintes até recebi alguma coisa, mas logo parou. Volto a oferecer: mandem textos para publicar, e se eu notar que o fluxo é contínuo e duradouro, não "cabendo" na área de notícias nem na área de tutoriais, crio uma nova área e nomeio editores específicos para ela. Quanto ao suporte de edição de textos interativa e cooperativa ("wikiwiki"), eu não sei se gostaria de ter de manter mais esta infra-estrutura. Se a demanda for clara, posso repensar isso no futuro. Se alguém tiver interesse em manter esta área (isso significa *trabalhar*, e não dá nenhum tipo de direito adicional) ou escrever constantemente sobre este assunto, pode entrar em contato. Em resumo: eu estou disposto a criar, mas precisa ter conteúdo e gente interessada!

- Publicação de uma lista de ferramentas/ aplicações/programas: sinceramente, eu acho que esta área já está bem provida por sites como o freshmeat.net, e inclusive já há iniciativas em português como a do superdownloads.com.br. Tem também uma iniciativa livre de manter uma listagem de softwares para o Linux. Ela já está numa segunda versão, e vem sendo mantida (aparentemente) pelo pessoal do LinuxDicas. Publiquei hoje uma notícia sobre isso, e não acho que seja legal iniciar um projeto extra com a mesma finalidade - se for o caso, ficaria feliz se os interessados em ajudar contatassem os mantenedores da listagem atual, melhorassem ela como achem que deva ser, e depois me avisassem sempre que saísse uma nova versão, para eu publicar ou postar um link para o site onde ela estiver.

- Publicação de casos de uso do Linux - essa é uma área que vem sendo bem atendida pelos fornecedores comerciais de Linux. Eu acho importante que exista, mas acho que o interesse em realmente ler esse tipo de matéria ocorre mais entre o pessoal administrativo do que entre os técnicos e interessados que lêem o br-linux regularmente. Assim, fico tranqüilo em sugerir que os interessados neste tipo de conteúdo consultem o arquivo online gratuito das edições anteriores da Revista do Linux, que publica pelo menos um caso de uso nacional por mês. E quem quiser mandar relatos pessoais de migrações e instalações, pode mandar - eu em geral publico ;-)

- O jcarlos sugeriu que os artigos fossem publicados ordenados por assunto. Tenho o prazer de informar que já há algum tempo eles estão exatamente assim, divididos entre aplicações, administração, rede e geral.

- Tivemos duas sugestões de publicar uma agenda de eventos relacionados ao software livre, mas o fato é que esta agenda já existe no site da Imprensa livre: é a agenda.imprensalivre.org. Como no caso da listagem de aplicativos, não acho necessário iniciar um novo projeto livre se já há alguém com uma iniciativa semelhante em funcionamento no Brasil, a não ser que haja algum outro argumento forte envolvido. Assim, sugiro que os interessados na existência desta agenda pasem a auxiliar o projeto já existente, garantindo que todos os eventos existentes sejam de fato cadastrados lá.

- O aijá mencionou algo importante - não separar usuários novatos e usuários experientes. Essa é precisamente a minha ótica. Quando se tenta separar, é necessário acrescentar uma camada extra de controles e moderação, porque o movimento natural dos novatos é em direção a onde estão as pessoas que sabem responder dúvidas. E eu não quero impor este tipo de controle, portanto... Todo mundo junto, e a gente tenta conviver harmoniosamente.

- redirecionamento de e-mails - já tivemos! Vocês não lembram? Faz uns 6 meses, e bastava mandar 3 sugestões de notícia no intervalo de 2 semanas que você podia pedir seu e-mail (que na época era @br-linux.com). E sabem o que aconteceu? Menos de 10 pessoas pediram... Aparentemente o pessoal só quer se for sem esforço ;-) Aí para completar, o provedor que hospedava o br-linux.com faliu, e acabou a brincadeira. Portanto nada de novos redirecionamentos por enquanto.

- O Everson sugeriu que mais empresas anunciassem aqui. Tomara que elas leiam esse artigo ;-)

- Falaram sobre manter enquetes. Eu publico enquetes opinativas sempre que vejo a necessidade, mas acho que não há nada a ganhar com aquelas enquetes permanentes, que rapidamente descambam para pesquisas repetitivas ou sem interesse. Mas se vocês tiverem alguma enquete para sugerir, não deixem de me mandar um e-mail!

- Pediram novamente a possibilidade de ter login e senha pessoal no site. Estou aguardando o suporte a esta opção por parte do engine que uso para manter o site, e quando ele tiver esta característica, prometo configurar. Sinceramente, não acho que vá resolver nenhum problema que temos hoje. Mais sinceramente ainda, acho que a política de desestimular flames e motivar os comentários produtivos vem funcionando muito bem. Ocasionalmente alguém abusa, mas faz parte do jogo, e em geral vamos sobrevivendo muito bem.

- Quanto ao nome do site: quem não gosta de Linux in Brazil está convidado desde já a só chamá-lo de br-linux: ln -s "Linux in Brazil" br-linux

- Quanto à cor de fundo: já há alguns meses venho disponibilizando uma visualização alternativa para o site, usando as cores padrão que estiverem configuradas no seu browser. Assim, cada um pode ver na cor que bem entender. Esta visualização também usa as fontes padrão do browser, e não tem divisão em colunas. Assim, quem não gostar do fundo preto e letras claras pode configurar o browser como bem entender!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» BR () em 11/08 20:10

LINUX NO BRASIL COM S !!!!!!!!!!


» Augusto Campos () em 11/08 20:29

Se isso for tudo que vocês tiverem para criticar, estarei muito feliz :-)


» Lewis () em 11/08 20:38

Publicação de casos de uso do Linux.

Como vc (Augusto) citou, várias empresas mantêm isso muito bem no âmbito corporativo. Mas seria legal ter um lugar onde os usuários motrem sua experiência pessoal em uso pessoal do sistema.

Por exemplo:

"Eu tinha 2 anos quando vi um slack 1.0 rodando na casa do meu tio, e pedi a ele um CD emprestado."

Entende oq quero dizer?

Acho legal também habilitar alguns TAGs HTML nos comentários.

Sem mais.
[]s,
Lewis.


» Manoel Pinho () em 11/08 20:48

Realmente o fundo preto e as letras pequenas são difíceis de ler em certos micros. No trabalho o micro é ruinzinho e mal consigo ler. No micro de casa, com monitor de 17" e placa de vídeo boa leio bem.

Eu gosto do fundo preto pois não cansa a vista, mas acho que o tamanho das letras poderia ser maior.


» Augusto Campos () em 11/08 21:03

É isso aí Manoel Pinho, o modo de exibição alternativo permite que você use o default do seu browser e aí você pode ver numa boa até mesmo em dispositivos braille, impressoras, PDAS ou mesmo em monitores, até mesmo se você preferir fundo roxo e texto amarelo-claro com fonte tamanho 22 :)

Lewis, quanto a este espaço para o usuário contar que sua primeira experiência de Linux foi com tal distribuição, eu não entendi direito. Qual seria o público-alvo, e em que situação esta informação viria a ser útil? Não estou querendo ser engraçadinho, eu acho que não entendi bem sua proposta, mesmo.


» Lewis () em 11/08 21:24

Ele seria para novos usuários e para os usuários antigos verem em qual situação se começa a utilizar o Linux. Não contando em qual distribuição mas em qual situação pessoal.

Serviria para analisar o primeiro impacto da utilização do Linux, e seria um dado importante para saber pq e como se utiliza Linux.

Como um "Conte seu caso pessoal com o Linux".

Teve uma notícia na semana passada muito brm comentada que não lembro qual foi :) que vários usuários deram depoimentos de quando e como começaram a utlizar Linux, e eu tirei dai essa ideia.

Entende?


» Daniel () em 12/08 08:08

Parece que várias características que foram pedidas já existem, e bem desenvolvidas, em outros sites e se a galera tá pedindo é porque não conheciam será que não seria interessante colocar links na área "visite também" (ou talvez uma área nova ali no canto) com comentários para esses sites ?

tipo:
agenda.imprensalivre.org (Eventos linux no Brasil)


» Rafael Goulart () em 12/08 08:09

Bom, quanto ao wiki, vou continuar defendendo. Uma dificuldade que sempre encontro ao avaliar uma ALTERNATIVA SL é achar comparativos práticos de uso. Nem todo mundo possui tempo ou ambiente preparado para testar as 5 ou 6 alternativas para o ICQ (e afins). Além disso, experiências pessoais valem muito para esta avaliação. Por isso, não vejo ainda alguma lista com este perfil, e defendo sua criação.
Bom, é isso.


» liquidSLAVE () em 12/08 08:21

Carinhas ,

Sou um usuário gentoo a quase um ano , quando larguei o RedHat e mudei para o gentoo foi como eu tivese feito um upgrade em minha máquina , isso é fato.
O que eu não acho justo , nem um pouco , é dizer que
o gentoo é mais rápido ou mais lento que a distro X ,mesmo porque a distribuição tem muito pouco a ver com o desenvolvimento do kit compilador + glibc , que são os verdadeiros responsáveis pelas otimizações , consumo de RAM etc.
O gentoo é "refém" da libc/gcc da GNU que todos sabem não apresenta o mesmo desempenho para todos os processadores que ela suporta , isso é um ponto
muito importante.
Fui eleito o distromaker do projeto MetaReciclagem
e não escolhi o debian , nem o slack , e nem o redhat para servir de base para nossa distro , que tem como objetivo tirar leite de pedra , rodando abiword , gnumeric , doom entre outras coisas importantes em máquinas que as outras distros em suas versões recentes decepcionaram muito.
O MetaLinux como é chamado , baseado no gentoo 1.4rc3 apesar de demorar um pouco para bootar uns 50 segundos em um P100 32Ram , roda tranquilamente
abiword , acroread , netscape 4.x , gnumeric , gnucash ... esses são computadores usados para ministrar cursos de linux para a mulekadinha da periferia de sampa .
Estranho ou não o tempo de abertura do abiword leva 3 segundos no máximo nessas máquinas e o mesmo acontece com o gnumeric por exemplo , uma vez eu vi um bench debian X gentoo que num pentium
4 com 128 de RAM o abiword abria em 1,5~2 segundos no gentoo, então pro inferno com esses benchs ridículos ! Na minha máquina um XP 1.8 ele leva 0,06s para abrir e eu consigo rodar duas instancias de quake3 sem problemas nessa máquina coisa que eu nunca cosegui em nenhuma distro.
Um outro fato , num PIII 850 com uma gforce2 128 Ram o GLX gears faz em média 600 fps com picos de 650 no slack , no gentoo ele faz 970 fps com picos de 1015 , pura simplesmente porque o meu sistema foi otimizado com as ferramentas fornecidas pela distro , que é o seu grande diferencial e o que faz a distro ser o que chamo de "futuro das distribuições" , caras logo logo vai pipocar sistemas portage para tudo quanto é distro , já tem um pra slack , tem neguinho fazendo pro debian ..
Oque o gentoo se propõe a fazer ele faz , se o usuário é tapado é outra história , e se quiser fazer o que o gentoo faz em qualquer outra distro
o resultado será o mesmo , mas talvez dê mais trabalho .
E + , a grande sacada do gentoo é não ser uma distribuição , a distribuição quem faz e você .

See Ya

http://www.metareciclagem.tk


» liquidSLAVE () em 12/08 08:24

Sorry , no postei no lugar errado lugar errado , se alguém puder corrigir agradeço

See Ya


» Augusto Campos () em 12/08 09:23

ok, sugestoes anotadas e serão implementadas assim que possível - exceto no que diz respeito ao wiki, que exige suporte a tecnologias adicionais e portanto depende de diversas disponibilidades - inclusive de minha parte, para administrar mais isso ;-)


» jr () em 12/08 09:53

Prezado Augusto:

Acho que você deve disponibilizar login com senha para quem quiser. Se a pessoa se logou, você deveria incluir algum sinal ou marcação que indicasse aquele usuário está "autenticado" pela sua (do site) lista de usuario, portanto saberemos que aquela mensagem foi realmente postada por aquele usuário/username.
Quem não quiser, que continue a fazer como você sempre defendeu, postando até mesmo como anônimo, porém muitos flames e confusões partem de mensagens falsas de pessoas utilizando usuários de outros.
Acho que isto resolve o problema dos usuários, e mantém a liberdade que você deseja no site.
Vamos dar crédito ou reclamar com as pessoas certas, tendo a certeza de que os comentários partiram delas (e não de engracadinhos que se passam por outras pessoas e sempre aparecem para tumultuar as discussões). Isto traria credibilidade as discussões. Loga-se quem quiser (ou achar necessário).
No mais o site está ótimo.
Continue assim.

Junior


» Augusto Campos () em 12/08 10:00

jr, essa eu já respondi lá em cima, no texto :)


» joaocep () em 12/08 10:33

Parabéns galera .... mas acho que criticar nomes e fundos não são necessários.. lembrem que a poucos anos.. usavamos BBS e era tudo preto e branco... e ficavamos bobos vendos mulheres peladas com 16 cores :-P. O tempo que perdemos criticando poderiamos estar construindo...

mãos a obra.


» joaocep () em 12/08 10:38

Anexo ao comments acima:
não custa nada dar um crtl+ (control + sinal de adição"+") ele aumenta as fontes no mozilla e mozillafirebird. para diminuir use "ctrl menos".
conteudo bom sem reclamação.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.