Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SCO, SCO, SCO

Notícia publicada por brain em julho 23, 2003 04:14 PM | TrackBack


Vocês ainda aguentam mais notícias sobre a SCO? Elas não param de chegar, e eu tento filtrar só as que efetivamente acrescentam alguma coisa à discussão. Hoje temos alguns destaques:

- A Red Hat se manifestou por escrito e oficialmente, dizendo que não vê mesmo nenhuma razão pela qual algum de seus usuários deva alguma coisa para a SCO, precise ter medo de ser processado ou precise pagar a ela alguma licença. Disse ainda que não perdeu nenhum mercado por causa da confusão da SCO, pelo contrário - acabou de fazer um novo contrato gigantesco com a Sun e a Fujitsu.

- Por falar na Fujitsu, ela e a NEC (juntamente com outras grandes fabricantes japonesas) declararam que não vêem razão para pagar nenhuma licença à SCO, segundo esta matéria do The Inquirer.

- O searchenterpriselinux também se manifestou através de uma entrevista lembrando que a SCO pode estar tentando dar a impressão de que ela é a dona do Unix - mas ela não é. O dono é o Open Group (uma entidade sem fins lucrativos), tanto no que se refere à marca Unix quanto à especificação deste sistema.

- E enquanto eu digitava esta notícia o Slashdot publicou um artigo reunindo mais reações do mundo inteiro: Bruce Perens, indústrias e cadeias de varejo americanas, Joe Barr e mais. Confira ;-)

Para completar, um grupo de usuários Linux na Austrália entrou com uma representação junto às entidades de defesa do consumidor e da livre concorrência de lá contra a SCO, baseado nas exigências de pagamento de licença para evitar processos judiciais cuja base não foi demonstrada. Detalhes aqui.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 23/07 16:53

Tirando o lado sério, essa bobajada toda é como assistir a uma novela. Não é muito geek, mas tem sua graça. Não pare de publicar, por favor. =o)


» Chucky-o () em 23/07 17:31

O legal depois é juntar tudo e fazer uma e-novela.
Quem sabe alguém resolve filmar e fazer uma comédia para geeks.


» Augusto Campos () em 23/07 18:05

Comentário explicando qual o real efeito legal que o registro de copyright feito agora pela SCO sobre um programa datado de 1991 e que ela mesma distribui gratuitamente via FTP sob a licença GPL pode ter:

http://yro.slashdot.org/comments.pl?sid=72191&cid=6513954


» Erivaldo d'Oliveira () em 23/07 21:07

A SCO só tá querendo apareçer...Pois sua proposta
vai de contra a GPL...é vai acabar levando uns bons processos.


» Erivaldo d'Oliveira () em 23/07 21:07

A SCO só tá querendo apareçer...Pois sua proposta
vai de contra a GPL...é vai acabar levando uns bons processos.


» Gentoo () em 24/07 01:33

Sem comentários.


» Xtian Xultz () em 24/07 09:02

Eh mais divertido que ver Mulheres Apaixonadas.
Que tal abrir uma secao do site soh com as coisas da SCO? Eu dei uma procurada e nao achei nenhum site desse tipo em portugues...


» Jack () em 24/07 09:24

Acho mais do que interessante o pronunciamento de companhias como a RED HAT, SUSE, FUJITSU, NEC, acho necessário, uma vez que isso demonstra o quão concretamente está organizado o modelo de negócios e serviços baseados no padrão de Free-Software!!!

Declarações deste tipo de empresa acalmam o mercado e dão um pouco mais de segurança aos gerentes de TI e adminstradores de empresas na hora de sancionar projetos que fazem uso de software de código aberto, mais especificadamente do GNU/Linux!!!


Abraços


» ..::[T]ux::.. () em 24/07 09:36

É como muitas reportagens já disseram "a SCO só faz barulho", esta querendo vender o Software dela e sem saber como esta fazendo todo este alvoroço (nem sei se escreve assim).

Abraços

..::[T]ux::..


» Roger de Almeida () em 24/07 10:25

Se a SCO tivesse gestores competentes, ela poderia ser a "gigante" do software livre, abocanhando uma grande fatia do mercado. Mas ao invés disso, os seus "gestores" pensam em ganhar, ganhar e ganhar, através do velho e fadigado jeito capitalista de fazer barulho: incomodar, incomodar e tirar algum proveito disso.
Ainda bem que o mundo mudou. As pessoas não estão mais caindo nesse conto. Conto do Vigário.
O resto é novela ou e-novela. Acho melhor e-comédia.

[]
Roger


» Wconserta () em 24/07 11:08

Isto é armação da microsoft, lembram que ela tem um monte de acondo com a sco, e tem até boato de que tem ações da mesma


» droga () em 25/07 01:04

Quero que a SCO exploda.
Vai ser difícil ela ganhar o processo sem provas.
Mas se ganhar, vamos organizar ataques terroristas!!


» alpa () em 25/07 12:00

Também acho que tem dedo da M$ nisso. Alias,
uma mão inteira.


» anônimo () em 06/08 12:03

Absurdos como o da SCO e os direito que diz ter... (sei que é off topic) Pode?
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2003/abr/25/322.htm


» anônimo () em 06/08 12:09

Absurdos como o da SCO e os direitos que diz ter... (sei que é off topic) Pode?
http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2003/ago/06/22.htm


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.