Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Portal Savannah em português

Notícia publicada por brain em julho 10, 2003 01:37 PM | TrackBack


Marcelo R. Minholi (minholi@unipar.br) disse: " Considere como auto-promoção se quiser :)! Mas achei importante divulgar essa notícia, já que o portal SourceForge, apesar de mais conhecido, usa como base um software proprietário que até pouco tempo não tinha nenhum substituto a altura, assim como o portal em sí que vem centralizando a tempos a grande maioria dos projetos de software livre desenvolvidos no mundo. Desde a semana passada o portal Savannah (http://savannah.gnu.org) já pode ter a sua interface acessada em lingua nativa por todos os povos que tem o português como idioma. O portal Savannah é o repositório oficial dos softwares pertencentes ao projeto GNU, sendo ao lado do portal SourceForge o maior repositório aberto de software livre do mundo, além de fornecer meios de colaboração entre os desenvolvedores de tais softwares. É importante ressaltar que o português é o segundo idioma suportado pelo projeto, cuja internacionalização é encabeçada por uma contribuidora da França, fato raro, já que grande parte dos projetos de internacionalização para lingua tupiniquim vem sofrendo perceptíveis atrazos na liberação de trabalhos para novas versões."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Mandark () em 10/07 13:48

Qual é a base proprietária usado no sourceforge?


» Mandark () em 10/07 13:51

Complementando:

http://sourceforge.net/projects/alexandria-dev/


» Emerson () em 10/07 18:50

Tá...

mas vocês já ouviram falar do Codigo Livre ???

http://codigolivre.org.br

Acho que este já está na estrada há um bom tempo...

e a idéia é a mesma do SourceForge...até a interface...

[ ]'s
Emerson
GUSFC - Grupo de Usuarios de Software Livre da UFSC
www.softwarelivre.ufsc.br


» Emerson () em 10/07 18:52

Só para complementar sobre o Codigo Livre

"Os desenvolvedores brasileiros de software livre têm agora a opção de hospedar seus projetos em um portal de Software Livre que jamais utilizará um ambiente proprietário. O Código Livre compromete-se também a sempre manter seu próprio software utilizado no portal como livre, e a não criar estruturas proprietárias que acabem obrigando os projetos que nele estão hospedados a procurarem outro portal."

[ ]'s
Emerson
GUSFC - Grupo de Usuarios de Software Livre da UFSC
www.softwarelivre.ufsc.br


» Marcelo R. Minholi () em 10/07 19:34

Faltou uma parte interessante do seu paragrafo:

"A Free Software Foundation elogia esta iniciativa e o compromisso assumido, e planeja estabelecer a cooperação na migração para uma estrutura única entre o Código Livre e o Savannah, o portal de hospedagem de projetos da FSF, quando o software estiver pronto para isto."

O portal da codigolivre da univates é baseado na versão 2.0 do sourceforge, que foi a ultima a ser liberada como software livre.


» Marcelo R. Minholi () em 10/07 19:38

Correção: A última versão do sourceforge, hoje um projeto abandonado sob o nome de alexandria, foi a versão 2.5.


» Evandro Guglielmeli () em 11/07 00:51

Só para tentar dissipar um pouco do nevoeiro que se formou em torno das citações anteriores...
Experimente visitar o sítio do http://gforge.org GForge; aproveite para baixar o pacote e/ou ler a documentação on-line.
O GForge é um fork do SourceForge, a partir da versão 2.6, e sua documentação sugere "alexandria" para o nome da base de dados que o sistema trabalha.

Estas concidências não lhes dizem nada não?


» Marcelo R. Minholi () em 11/07 09:36

Não conhecia esse projeto, entretanto eu descarreguei o tarball da versão 3.0 e vi no README que realmente se trata de um fork da ultima versão disponibilizada ainda sob o nome de sourceforge que não sofreu grandes melhorias. Em contrapartida, o savannah foi reestruturado para trabalhar com MySQL e PHP de uma forma muito mais simples do que o projeto em questão, além de estar ativo e a todo vapor. :-)

Entretanto valeu a dica, não deixa de ser mais uma alternativa para quem precisa de um sistema para gestão de projetos de desenvolvimento de software.


» Evandro Guglielmeli () em 11/07 23:03

Marcelo, veja o http://incubadora.fapesp.br
Foi lá que eu tomei conhecimento do GForge


» Marcelo R. Minholi () em 12/07 11:39

A FAPESP está fazendo mais ou menos o que eu pretendo fazer na UNIPAR. A iniciativa deles é interessante, estão abordando a coisa de uma forma mais técnica, focada diretamente nos objetivos que eles esperam obter.

Valeu pela dica, o site foi para os favoritos! ;-)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.