Notícia publicada por brain em junho 27, 2003 01:30 PM | TrackBack
myke (mykesh@bol.com.br) mandou o link para um texto da Dicas-L sobre o formato djvu: " Djvu é um formato concorrente ao PDF. Além de ser bem menor, ainda é GPL. Uma outra vantagem fantástica, é que para visualizar o documento não é necessário baixar todo o arquivo, pode-se ler por partes."
Não dá de publicar todas as dicas recebidas todos os dias. Num dia que tem muita notícia, por exemplo, as dicas ficam de lado. São fatos da vida :) Mas obrigado por ter enviado a dica na semana passada, espero que você envie muitas outras ainda.
Eu uso o formato DJVU há um bom tempo. É realmente fantástica a qualidade do DJVU em certos casos, comparando com PDF. Às vezes, é possível substituir até arquivos de imagens, como JPEG.
o PDF tb tem o recurso de baixar por partes para leitura... as versões atuais já trabalham desta maneira...
GPL ? o SDK eh GPL ? estranho... na pagina dos "feitores do djvu o SDK tah sendo vendido por 15 mil dolares :)
Eu:): O formato PDF não é "random-access", porque a linguagem PDF, assim como o PostScript, é uma linguagem "turing-complete", ou seja, para você ler o "meio" do aquivo, você precisa ter lido o começo. O que eu entendi a respeito do DejaVU é que você pode pode baixar e ler, por exemplo, somente a página 100 de um documento.
Bom. Não entendi quanto aos programas para se trabalhar com o djvu. Ou seja, programas para se criar arquivos com o dito cujo. Existem GPL? Parece que só comerciais, não é?
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.