Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Entrevista com Superdownloads

Notícia publicada por brain em junho 23, 2003 12:50 PM | TrackBack


Eri Ramos Bastos (erirb@xtms.com.br) disse: " Olá, Augusto. Fiquei empolgado com o fato do superdownloads iniciar uma seção Linux e consegui uma entrevista com um dos mais antigos colaboradores do site."

Veja também nossa notícia anterior sobre o assunto. Um trecho da entrevista: "MM-Quando um software pode ser baixado de várias formas, qual o padrão adotado pela SD? E porque? DOOM/SD- Optamos pelo código fonte, pois o usuário poderá não apenas compilar, como também adequar o programa às suas necessidades. Afinal, não é essa a grande vantagem do Linux sobre os sistemas da Microsoft, sempre proclamada pelos usuários?"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcos de Souza (mds) () em 23/06 14:18

Isso significa que a SD não irá distribuir .deb, .rpm e etc? :~


» Alexandre Silvino () em 24/06 00:48

"... Isso é complicado para quem está acostumado ao conforto do Windows, onde o sistema trabalha para o usuário, e não o contrário."
Um comentário desse só poderia vir de uma cara que prefere XP e Windows Server 2003....


» DOOM () em 24/06 13:21

Respondendo aos dois comentários:
1 - Isso significa que a SD não irá distribuir .deb, .rpm e etc?
Não, significa somente que damos preferência ao código fonte. Quando só houver .deb, .rpm ou quaisquer outro tipo de distribuição, será colocado normalmente.
2 - Um comentário desse só poderia vir de uma cara que prefere XP e Windows Server 2003....
Tenho mais o que fazer do que ficar o dia todo atrás de bibliotecas complementares, compilar o kernel, e etc...


» Daniel Fonseca Alves () em 24/06 15:00

Pronto !!!! daqui a pouco aparece mais um flame. Sinceramente não seria melhor festejarmos a boa notícia ao invés de comentar sobre o melhor sistema operacional ? Eu uso Linux em casa, não troco por Windows e pronto. Cada caso é um caso. Quanto so senhor DOOM poderia ser mais polido na resposta, pois você esta abrindo uma seção sobre o Linux devido a pedidos dos seus visitantes, ou seja, começa a ganhar dinheiro com linuxistas.Mais respeito com a comunidade.


» liquidSLAVE () em 24/06 16:07

Bom , o lance é o seguinte , eu sempre tive o SuperDownloads como referência de site fiel ao mercado microsoft , sempre se referindo ao opensource e o freeware como se fossem a mesma coisa ... nunca deram importancia a qualquer outr sistema operacional.
Um outro ponto importante eram os artigos sobre as maravilhas do windows 2000 , em que algumas vezes o software livre era comparado com os proprietarios sem o mínimo critério .
Essa história de "tenho mais oque fazer" , "não uso mas não vou falar mal" pode ser bonitinho mas não funciona , se vcs querem uma seção linux digna
e com o apoio da comunidade acho que no mínimo vcs deveriam mudar essa postura ridícula de "é bom , mas eu não uso". Gente ! não dá para tratar o linux e o windows da mesma forma e só usando o linux vcs vão descobrir a melhor forma de oferecer
software para linux.

Acho que sem o apoio da comunidade linux essa iniciativa pode até mesmo ser uma anti-propaganda ao linux já que vcs liberam os fontes e metade dos usuários linux não sabem compilar um programa a partir do source .

Vocês vão precisar ora ou outra de um linuxer para
auxiliar na parte de avaliação dos softwares , vcs vão precisar fornecer aos usuários do site instruções mínimas para a compilação desses programas.

Se quiserem posso voluntáriamente ajudar , ai é com vcs

See Ya


» DOOM () em 24/06 16:41

Daniel:
Não disse em momento algum que o Windows é melhor que o Linux. Cada um utiliza o que for melhor e mais conveniente. O que eu quis dizer é que trampo manhã, tarde, noite e madrugada e, quando quero descansar, aciono um joguinho, como o Fifa 2003, o Quake ou o Age Of Empires, e não quero perder meu tempo caçando sdl, glut, paragui, oggvorb, e sei la mais o que. Quero apenas clicar no executável e jogar, o resto não me interessa. Eu prefiro esse conforto, e não preferí-lo não significa que estou faltando com o respeito à comunidade Linux. Na hora de clicar para realizar o download você quer que o link esteja funcionando, certo? Se eu não trabalhar para isso, não funciona. São quase 14.000 programas, e pouquíssimos desenvolvedores nos avisam quando houve alterações de versão, link, e etc. Dizer que o Linux ou o Windows são perfeitos é radicalismo e babaquice. Dizer que são ruins é mais radicalismo e babaquice ainda. Prova é que as maiores empresas do mercado, cujos profissionais de TI costumam ser os mais qualificados, utilizam ambos os sistemas operacionais. Eu respeito o Linux. E te peço que respeite a minha decisão de utilizar Windows.


» DOOM () em 24/06 16:50

liquidSLAVE:
Discordo quando diz que nos referimos a freeware e opensource como se fossem a mesma coisa. No Windows mesmo diferenciamos isso faz tempo, e já temos diversas distribuições opensource. Eu não uso o Linux, e a maioria dos integrantes do site também não. Esse foi um pedido feito pelos nossos visitantes e que atendemos sem problemas, mas não significa que estamos convertidos a linuxers por causa disso. Quando eu comentava em 2000 com o Alexei e o Daniel, fundadores do site, sobre lançar a sessão de Linux, eles alegavam que não era uma boa pq nenhum de nós era linuxer. Hoje, continuamos não sendo, mas estamos pelo menos tendo boa vontade. Entrei no forum de linux da info exame no dia do lançamento da sessão, tentando recrutar voluntários, mas não recebi uma única resposta. Se você está se oferecendo, ótimo, aceito a sua ajuda. Se você acha que metade dos usuários não sabem compilar o fonte, qual a distribuição mais adequada?


» Adriel Lyra () em 24/06 16:51

Acho que o SD vai continuar sendo só mais um site com downloads para Windows se mantiver essa postura. Penso ser indispensável separar os downloads por tipos de pacotes, sejam eles RPM DEB ou outro qualquer. Caso contrário, os usuário de Linux vão continuar buscando pacotes em sites como www.rpmfind.net , nos sites do debian (.deb), etc.
Eu, por exemplo, uso o MDK 9.1 (será que o pessoal do SD sabe o que é isso???) e pego meus pacotes no rpmfind.net, e vou continuar pegando lá. Quem perde é o SD que em brave vai perder seu titulo do IBest para outros sites que atenderem as necessidades de seus visitantes de forma simples e objetiva. Concordo que os fontes é a melhor forma de disponibilizar programas, afinal eles ainda não são programas, são códigos dos futuros programas a serem gerados.
É realmente lastimável que o SD não se preocupe em ter um linuxer em seus quadros para poder avaliar e disponibilizar os pacotes.
E cá entre nós, os pacotes para o linux, sejam em rpm ou deb são muuiiito mais fáceis de instalar que os .exe do windows que fica fazendo mil perguntas antes de se instalarem :-)
Como disse uso o MDK 9.1 e apenas digito urpmi nome_do_pacote e vapt pronto tudo instalado.... Será que isso é mais dificil que instalar algo num windows 2003 server ou XP???


» Adriel Lyra () em 24/06 16:57

Retificação: Concordo que os fontes NÃO é a melhor forma de disponibilizar programas, afinal eles ainda não são programas, são códigos dos futuros programas a serem gerados


» DOOM () em 24/06 16:58

liquidSLAVE:
Outra coisa: as matérias "Os segredos do Windows 2000" são escritas pelo Fabio Hara, grande amigo nosso, mas funcionário da Brás & Figueiredo, que se orgulha de ser sucessivamente eleita a Partner of the Year da Microsoft. É evidente que ele vai puxar sardinha pro lado dele. Em breve será lançada a sessão de matérias para Linux, e já estamos entrando em contato com feras, para garantir a qualidade do que será escrito sobre Linux.


» DOOM () em 24/06 17:02

Adriel Lyra:
Vocês tem muita ilusão do que é o Superdownloads. Estamos mais para sites amador do que para profissional. Não pegamos o dinheiro de Nasdaq. Muita gente trabalha ou trabalhou de graça para o site, ou contribui voluntariamente. Eu mesmo trampei 14 meses de graça antes de começar a receber algo. As matérias são todas nós quem escrevemos, ou amigos nossos, sem pagamento algum. Se não temos um linuxer entre nós é pq não podemos contratar um. Se pudéssemos, aliás, teríamos um monte. Isso me pouparia de ter que inserir e atualizar softwares para uma plataforma para a qual não estou acostumado.


» Daniel Fonseca Alves () em 24/06 17:03

Como foi dito DOOM, respeito sua decisão.O problema foi resumir a sua resposta a "tenho mais o que fazer", fica parecendo que os linuxistas perdem tempo com coisas inúteis.Sei que não foi sua intenção, mas é sempre bom um pouco de cuidado nas palavras.A pior da falhas é a de comunicação.Imagine alguém te dizendo "tenho mais o que fazer do que ficar jogando e atualizando site".De qualquer forma termino o assunto aqui dizendo que acredito na seriedade do seu trabalho e que a porta que se abriu no seu site será de grande valia para a comunidade.Votos para o futuro.


» adriel_lyra () em 24/06 17:06

Porque o SD não espelha os pacotes em rpm do rpmfind.net e os pacotes .deb do debian???
Assim, o usuário iria clicar no link e automaticamente seria levado a pagina do rpmfind ou do debian e baixaria os pacotes de lá...
Isso é so uma ideia, para começar a clarear....
Pode ser usada outra forma, mas já é um começo...
Há pouco tempo atrás estava pensando em criar algo como um "SD so para Linux" . CUIDADO: alguem pode desenvolver essa ideia e vc vão ficar pra tras....


» adriel_lyra () em 24/06 17:06

Porque o SD não espelha os pacotes em rpm do rpmfind.net e os pacotes .deb do debian???
Assim, o usuário iria clicar no link e automaticamente seria levado a pagina do rpmfind ou do debian e baixaria os pacotes de lá...
Isso é so uma ideia, para começar a clarear....
Pode ser usada outra forma, mas já é um começo...
Há pouco tempo atrás estava pensando em criar algo como um "SD so para Linux" . CUIDADO: alguem pode desenvolver essa ideia e vc vão ficar pra tras....


» adriel_lyra () em 24/06 17:07

Porque o SD não espelha os pacotes em rpm do rpmfind.net e os pacotes .deb do debian???
Assim, o usuário iria clicar no link e automaticamente seria levado a pagina do rpmfind ou do debian e baixaria os pacotes de lá...
Isso é so uma ideia, para começar a clarear....
Pode ser usada outra forma, mas já é um começo...
Há pouco tempo atrás estava pensando em criar algo como um "SD so para Linux" . CUIDADO: alguem pode desenvolver essa ideia e vc vão ficar pra tras....


» adriel_lyra () em 24/06 17:13

DOOM,

Acho que voluntariado é a palavra chave do mundo linux.
O que ocorreu é que voce procurou no lugar errado.
Procure nos foruns do Guia do Hardware (www.forumgdh.net) entre em contato com o Morimoto, ele pode até não ter tempo para ser um voluntario, mas anunciará no site dele e em pouco tempo aparecerá milhares de pessoas.....
Se quizer uma ajuda, meu e-mail ta no post, entra em contato comigo, não tenho todo o tempo do mundo disponível, mas o pouco que tenho posso contribuir:-)
Gostaria tambem de parabenizar o SD pela iniciativa, pois contribuirá muito com nossa comunidade,mas devemos estar atentos a criticas e sugestões, principalmente que, como vc mesmo disse, não usa linux, então não deve conhecer nossas necessidades. Visite os sites americanos que disponibilizam pacotes prontos para linux, talvez possa ajudar a formatar essa seção de linux do SD...
Valeu DOOM boa sorte e sucesso...


» DOOM () em 24/06 18:34

Agradecemos a sugestão de disponibilizar DEB e RPM no lugar dos fontes. Conversei com o resto da equipe e já estamos adotando esse procedimento nos novos programas a ser adicionados, e tb iremos revisar todos os softwares que já foram colocados. Estamos abertos a mais sugestões construtivas.


» DOOM () em 24/06 18:54

Criamos o e-mail linux@superdownloads para quem desejar fazer mais críticas construtivas, e estamos aguardando sugestões diversas, desde melhorias no próprio site até programas que vcs gostariam de ver no site. Aguardamos um feedback de todos para que possamos ser melhores, para vocês mesmos.


» DOOM () em 24/06 18:55

linux@superdownloads.com.br


» Alexandre Silvino () em 27/06 03:21

Doom,
Apenas uma explicação:
Qdo apenas destaquei seu comentário porque ele me pareceu um tanto qto preconceituoso em relação ao Linux. Quem sou eu pra querer "evangelizar" alguém. (Eu também tenho mais o que fazer...) Agora a concepção de que o usuário "trabalha" para o Linux é, no mínimo, errônea. Todos nós festejamos a idéia de uma seção p/ Linux no SD, e se isso acontece é porque existe uma comunidade importante e crescente que merece todo o respeito. Essas pessoas: programadores,entusiastas etc, têm sim o que fazer mas disponibilizam seu tempo livre para dar suporte ao Linux e diversos outros projetos pelo mundo. (Na esmagadora maioria das vezes, sem ganhar nada). Mas o resultado está aí pra todos verem, ou não foram os vistantes do site que votaram para a confecção de uma seção Linux?

Obs: Daniel e liquidSLAVE: ótimos comentários.


» Fabio Melatti () em 01/07 17:23

Vejam bem, tambem trabalho com o Doom no Superdownloads e sou usuario do linux, não me considero um linuxer expert, mas gosto desse sistema, e ja usava antes do lançamento da nova sessão, e gostaria de esclarecer alguns pontos que talvez o Doom nao tenha sabido explicar direito. Primeiro, o intuito dessa sessão é orientar e expor as opções de programas que existem para o linux, como não estamos focados em nenhuma distro especifica, optamos (e eu recomendei que fosse assim) por disponibilizar os codigos-fonte dos programas, assim poderia ser usado por qualquer distro existente ou que viesse a ser desenvolvida, até mesmo as "compatíveis" como as BSD da vida. Quanto àqueles que escolheram o linux como sistema operacional seria muito melhor se aprendessem a compilar um codigo-fonte, pois assim poderiam otimizar os programas para seu sistema. Mas tudo bem, mesmo para aqueles que nao querem por a mão na massa existem distros com sistemas de instalação automatizados, como o urpmi e apt-get, e é ai que entra outro conflito, se ja existem essas ferramentas, porque colocar os rpms e debs dos programas? Ai vcs respondem, "ah, mas as vezes não estao disponíveis nos repositorios", e eu respondo, é melhor dar uma procurada na internet ja que vc nao quer compilar o codigo-fonte, pois como vcs sabem, ou deveriam saber, os rpms e debs sao compilados em sistemas diferentes, e o melhor é vc pegar um que foi compilado em um sistema semelhante ao seu, pq as vezes tem os rpm no site do fabricante, mas sao rpms para red hat, mandrake, suse, etc. isso sem mencionar as versoes, pois pode ter rpm pro mandrake 9.1, 9.0, 8.2 e por ai vai. Entao não é muito mais facil aprender a compilar os codigos-fonte do que ficar pedindo tudo mastigado pros outros? e para no tambem, pois imaginem o trabalho que num da manter um programa atualizado com 10 links diferentes para distros diferentes, agora temos perto de 600 softs para linux, e quando estivermos com 13.000 como temos em windows? ficaria inviavel. E nada impede que quando vcs acharem um soft interessante visitem a pagina do desenvolvedor (q esta disponivel no SD) em busca do rpm ou deb de sua distribuição especifica, ou mesmo utilizem o urpmi ou apt-get,e caso nada disso resolva, vcs ainda podem recorrer ao google ;-) Ou se realmente querem se tornar linuxers, pelo amor de deus, aprendam a compilar os codigos-fonte, eles te dão muito mais liberdade, e liberdade não é a palavra chave no mundo Linux? Senao daqui a pouco vcs vao querer arquivos EXE para instalação, e voltamos ao mesmo ciclo da M$, se for assim, é melhor esquecermos tudo isso e voltar a usar o Windows.


» Fabio Melatti () em 01/07 18:11

E complementando, estamos sim pensando em novas formas para facilitar a vida dos iniciantes, disponibilizando os rpm e deb, e estamos sempre abertos para sugestoes de novos programas. E respeitamos bastante a comunidade, caso contrario não teriamos essa sessao, por isso eu e toda a equipe desejamos que o linux cresça e continue sendo uma plataforma respeitável, assim como nossa comunidade que tanto se esforçou para chegar até aqui.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.