Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

"Como Maio de 68 e Caetano Veloso, a GPL proíbe proibir"

Notícia publicada por brain em junho 23, 2003 12:41 PM | TrackBack


Luiz Gustavo (lgustavo@MyFreeBSD) disse: " Marcelo Branco, um dos membros da coordenação do Projeto Software Livre RS, defendeu, no FISL, a licença GPL em detrimento à BSD, Confira a comparação no MyFreeBSD - Ela (GPL) proíbe proibir, como Maio de 68 e Caetano Veloso. A criação volta para a comunidade. É obrigatoriamente compartilhada.
Já Carlos Santos, o conhecido Casantos, elaborou interessante texto de comparação das licenças. Este em favor da BSD. No artigo, Casantos busca desmistificar o tom filosófico da GPL. Confira-o também no MyFreeBSD."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Adilson OLiveira () em 23/06 16:49

Sobre a famosa discussão GPL x BSD, eu tenho uma opinião no mínimo contraditória: prefiro BSD, mas prefiro GPL :) Explico: se formos levar me consideração o princípio filosófico de software livre, a BSD é a mais explicitamente livre, deixando sobre a consciência do licenciado a escolha entre contribuir de volta ou não. O problema é que não vivemos em um mundo perfeito. A GPL ao menos obriga que as modificações feitas sejam devolvidas ao "pool" do conhecimento coletivo e faz com que as pessoas e empresas inescrupulosas não se sobressaiam da multidão sem esconder os ombros que as sustentam.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.