Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Análise do Red Hat 9.0 usando Ximian Desktop

Notícia publicada por brain em junho 23, 2003 12:34 PM | TrackBack


O César Romero (cesar@liws.com.br) mandou o link para a sua nova análise do Red Hat 9.0 usando Ximian Desktop.

menu do Ximian

A introdução diz que "procurando a melhor alternativa para desktop no linux, fizemos a avaliação desta combinação. O foco da avaliação é para típicos usuários do windows com pouco ou nenhum conhecimento de linux, que querem migrar para desktop linux." - mas o texto (e as imagens) são apropriados para a leitura até mesmo de usuários experientes buscando alternativas.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» linoxman () em 23/06 12:43

Aproveitando, alguem ja instalou o Ximian no Slackware ?
Estou curioso pra conhece-lo.

Abracos..


» liquidSLAVE () em 23/06 15:41

Me recuso a confiar numa resenha de um linux rodando
dentro de um emulador de pc , dentro de um treco que
finge que é um sistema operacional :P

See Ya


» RedCzar777 () em 23/06 15:42

Acho que o Ximian só pode ser instalado nas distribuições suportadas por ele, e o Slackware não é uma delas...

Gostei do artigo mas acho que o cara deu uma viajada nos testes com o Wine, não que não tenha ficado bom, mas as características do wine não tem muito a ver com o assunto principal.


» Alfa () em 24/06 08:28

Concordo plenamente!
É Ximian + Red Hat ou solução caseira para rodar tudo que, inclusive "a pia da cozinha" como foi dito uma vez em um artigo de compilação do MPlayer.
Falta de objetividade!
Dava quase três artigos distintos.
1. O uso do VMware 4.0
2. Red Hat 9 + Ximian Desktop 2
3. O uso do projeto Wine no Red Hat para rodar aplicações Windows
Agora, convenhamos: WinZip é bom, mas não precisava fazer aquilo.
[ ]s


» Tiago Cruz () em 24/06 08:42

Também acho que o Fileroller, o Ark e o Gnozip substituem com _perfeição_ o winzip, não precisava fazer tanta gambi, hehehehe :-)


» Cesar Romero () em 24/06 10:32

Concordo com as críticas sobre o meu artigo, mas só pra deixar claro pro leitores que:

1) O VMWare foi utilizado apenas para testes e não em máquina de produtividade, eu não iria formatar um HD de produção correndo o risco de não ficar bom. E terminando os testes, apenas apago o "Fake Linux".

2) O artigo foi escrito com o objetivo de "Alternativa de Desktop", então tudo que pode ser utilizado em desktop foi utilizado.

3) Tenho certesa que muitos de vocês gostam muitos dos aplicativos do Linux como Fileroller, o Ark e o Gnozip, eu particularmente uso e gosto do Fileroller. Mas eu estou utilizando isto num processo de migração de desktops de empresas, uma agora com mais de 70 micros, e todos estão acostumados com os aplicativos, então um dos pré-
requisitos estabelecidos pela empresa é: "Tentar utilizar a maior quantidade de aplicativos que possam rodar no linux, pois a empresa já tem uma cultura implantada, assim fica mais fácil que os usuários se acostumem com o novo ambiente e aos poucos vamos abandonando os aplicativos windows e utilizando somente o linux"

Vejam a maior parte de vocês que leram o artigo já conhecem bem linux e windows, mas quem nunca usou o linux, quer "descompactar" um arquivo vai procurar o ícone do winzip, ele não entende nada do que ta escrito em inglês, mas há anos usa o programa e sabe o ícone que tem que clicar pra descompactar, em um ambiente corporativo os gerentes querem isto.

Não escrevi este artigo com o objetivo de dizer que o winzip ou outro aplicativo do windows é melhor ou insubstituível, apenas quis mostrar que existem possibilidades que podem ser exploradas, vários aplicativos usados no windows podem ser utilizados sobre wine, eu mostrei os que tinha em mãos.

E é claro que dava pra escrever 3 artigos, até mais. Só que quando um usuário desconhecedor do ambiente linux quiser colocar tudo junto vai dizer: "Ninguém nunca usou estes programas juntos, não tem um documento que explique como fazer tudo junto?".


» Regis () em 24/06 11:39

Olha esse lance ai de que o usuario só conhece o icone e não quer nem saber o que está escrito, ele só quer clicar e fazer funcionar o programa, por incrivel q pareça é a mais pura verdade, vcs não acreditam no que acontece no dia a dia, quando o sistema é migrado de win para linux.Mesmo q seja em PTbr, os usuários em sua maior parte, são muito navalha, e não adianta explicar, mesmo pq eles nem lhe pedem explicação, eles sempre dizem q sabem, e depois de 3 dias se matando, rodeiam e dizem q o win é melhor é mais fácil, mas na verdade poucas pessoas estão abertas para aprender, digo isso por experiencia própria, eu já fui um dia do CONTRA. E tive essa mentalidade, hoje tento fazer um trabalho diferente,é duro mas um dia a gente chega lá.


» Marco André () em 24/06 12:46

Parabéns ao César pelo artigo! Além de bem escrito e ilustrado é preciso ter coragem para publicar um artigo para a comunidade. Você pode ser aplaudido ou levar uns tomates!

Depois de ler este artigo, estou pensando seriamente em colocar um computador com Linux na organização onde trabalho para ir testando nossos sistemas que ainda estão em Windows utilizando o Wine. A idéia é que aos poucos o pessoal comece a ver que eu utilizo um sistema "diferente" mas que faz tudo o que o Windows faz. No dia em que o usuário fizer tudo o que faz no windows numa máquina Linux sem perceber que está num sistema diferente, podemos migrar nosso desktops.


» RedCzar777 () em 24/06 19:53

Bom, como eu disse antes, o artigo ficou bom, é sério gostei mesmo, mas continuo achando que o wine poderia vir em um artigo diferente (o que pelo visto vc faria muito bem).


» Alfa () em 25/06 09:10

Para explicar melhor, pois acho que fui mal intendido.
O que a comunidade linux precisa é melhores explicações de como usar as ferramentas disponíveis.
Já a comunidade de usuários em geral, precisa de explicações de um bom desktop, como o Ximian, e suas ferramentas.
O que você fez, foi bom. Não estou fazendo flames. Mas, o Ximian, pode ser usado como um desktop corporativo, pois suas ferramentas são bem selecionadas. Tirar o "medo" do Linux é muito importante para o seu crescimento.
Sei que o seu cliente tem aplicações corporativas que rodam exclusivamente em M$ Windows. Também tenho clientes que tem aplicações em DOS, pior ainda, fechadas. Entendo a sua preocupação.
Quero deixar claro que estou do mesmo lado que você. Não sou do contra. E concordo, quanto mais artigos, bem feitos, melhor.
[ ]s


» Cesar Romero () em 25/06 10:42

Estou trabalhando em "debugar" 2 sistemas diferentes pra funcionar no linux com wine, quando concluir, coloco a experiência em um artigo exclusivo sobre wine, acho que vai contribuir muito. Na realidade estou me aprofundando na lista do wine e aprendendo como "debugar" melhor, pois a forma de obter as informações que são necessárias para um aplicativo funcionar é "meio na força", acho que vai demorar um pouco pra ficar pronto, mas com certeza vai exclarecer muitas dúvidas...

[]'s


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.