Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Análise do Win4Lin 5.0

Notícia publicada por brain em junho 20, 2003 12:38 PM | TrackBack


O Open for Business analisa o Win4Lin 5.0, ferramenta que permite rodar uma cópia do Windows sobre o Linux, como se fosse uma aplicação a mais. Segundo a análise, é mais rápido dar boot em uma cópia virtual do Windows 2000 e nela rodar o Word, do que carregar o OpenOffice. Claro que logo o OpenOffice vai resolver estas questões de desempenho, mas a análise vale a pena para aquelas pessoas que querem migrar para sistemas operacionais livres mas precisam dar suporte (temporário ou permanente) a aplicações nativas de outros sistemas.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Cesar Romero () em 20/06 13:27

Quanto a questão do desempenho do OpenOffice, espero que seja resolvida em breve mesmo, pois um ano se passou e eles estão se preocupando com novas funcionalidades, macros, .pdf, integração com portateis, etc. o que deixa o OO ainda mais lento. Se funcionasse rapidinho, carregando documentos Word e Excel, seria mais usado do que é hoje, mesmo com menos funcionalidades. Atualmente eu utilizo o WordViewer, ExcelViewer, PowerPointerViewer com Wine, para visualizar documentos, e só quando realmente preciso editar que uso o OO.

Torço muito para que este problema se resolva o quanto antes..

[]'s


» decko () em 20/06 13:34

Engraçado. O negocio deve ser muito rapido mesmo. Pq lá em casa o OO demora no maximo 10 a 20 segundos para abrir... Eu não acho isso uma longa espera...
E sim, houve um aumento de desempenho da 1.0.1 para a 1.0.3, consideravel até...


» Augusto Campos () em 20/06 14:18

decko, talvez tenha escapado na sua leitura do artigo, mas o autor fala que a operação via win4lin (boot do SO virtual e carga do aplicativo) leva 12 segundos, e via OpenOffice nativo (só a carga do aplicativo) leva 16 segundos, na máquina dele.

Mas como o OO é software livre e vem sendo ativamente desenvolvido pela comunidade, creio que logo ele ultrapassa ;-)


» liquidSLAVE () em 20/06 14:31

A diferença do OO/Star Office para o MS-Office é que o OO/Star Office foi concebido , ou seja , imaginado pensado e desenvolvido , para funcionar em redes ! Para quem nunca fez o teste , rode um Open Office em um servidor , e então nos clientes rode o Open Office a partir do server (exportando o X) .
Não tem nada de mais nisso , mas ele vai demorar 3 ou 4 segundos para subir ! E se vc tiver uma rede com 10 micros não muda nada , e ele sempre compartilha a memória e todos sobem rápido e tem um gasto adcional de memória = a 3 ou 4 % para cada cliente , é mole ?
Essa é uma das vantagens do OO sobre o MS-Office , vc pode ter 486s na sua rede e eles vão funfar como os amd XP .
Agora se vc quer algo rápido para uma estação isolada , realmente o Open Office pode não ser uma
boa alternativa ... e mais uma vez o linux da show no corporativo ... e o desktop sobra.

Bom sendo assim , quem não gosta de coisas pesadas
vai ter problemas no futuro , pois essa é uma tendência quase irreversível do mercado . O que torna o Open Office e o Star Office pesados são uma série de APIS Java incluidas no código , mas são essas as responsáveis por essas maravilhas em rede , e como o java está em evidência no mercado (e como nunca) muitos outros aplicativos também seguiram essa trilha hehehe

PS : O Gnome e o KDE também são pesados , e mais uma vez por serem projetados para uso em rede , e terem a facilidade em compartilhar memória...

Pensem nisso

See Ya


» Luciano Giordani Bassani () em 20/06 14:54

Quanto a isso, durante o FISL eu vi um palestrante falar (não lembro bem quem foi, mas acho que foi o Miguel Icaza), que o OpenOffice estava sofrendo bastante alterações no seu "miolo", que iria melhorar muito em termos de performance, sendo que inclusive seria adotado o GTK+, ao contrário de sua biblioteca proprietária, e isso daria muito mais integração com o GNOME2... Isso estaria previsto para ser implantado na versão 1.2 do OpenOffice.

Resumindo, para quem usa o GNOME2, o OpenOffice vai evoluir significativamente dentro dos próximos meses. Mas para quem usa o KDE3, esta melhora não será tão significativa, já que será necessário carregar as bibliotecas do QT3 e GTK+ ao mesmo tempo.


» NONO () em 21/06 15:38

OO eh mto lento... muito mesmo... Ta igual ao Godzilla, ops... é mozilla. ah, tudo bem... os dois sao monstros pesadoes mesmo.


» physis () em 23/06 10:12

Também tenho evitado o open office - esperar "10 a 20s" em um XP2000+ c/ 256MB (sendo 180MB Livres) é sim MUITO lento.
Tenho utilizado o KWord para editar alguns textos, e ele possui um excelente desempenho, principalmente rodando dentro do KDE


» Daniel Fonseca Alves () em 23/06 10:56

Quanto a questão de lentidão do OpenOffice consegui melhorar bastante instalando somente o Writer e o Calc. Não é a melhor opção mas ajuda.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.