Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

HP cria uma divisão Linux

Notícia publicada por brain em junho 17, 2003 11:51 AM | TrackBack


Esta notícia do ZDNet UK conta que a HP criou uma divisão Linux, parte do seu grupo de servidores corporativos e armazenamento. A medida reflete a importância que o Linux vem tomando junto às operações da HP.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 17/06 13:11

Muito Bom! A HP está entrando na nova onda.Estas empresas(HP,IBM e etc) estão enxergando que não se pode depender de Sistema Operacional Fechado para disponibilizar seus produtos. A liberdade é importante para os negócios.


» MediaSonic () em 17/06 13:31

Que excelente notícia! Deste jeito o Linux estará com toda força dentro das companhias num piscar de olhos! :-)

Depois dessa, só a SCO sair da UnitedLinux ;-)


» Marcus Grando () em 17/06 14:04

E já não saiu? acho que já em...


» Manoel Pinho () em 17/06 14:09

Espero que a HP tenha coragem dessa vez de enfrentar as pressões da M$. Ela ensaiou há pouco tempo com aquele caso da venda de notebooks com linux para a Tailândia, se não me engano.

Quero ver se ela vai oferecer também desktops e notebooks com linux também no mercado americano e brasileiro...

E vamos ver se acaba essa onda de winprinters e dispositivos sem suporte a linux...


» Manoel Pinho () em 17/06 14:11

Esqueci... Notem que eles estão falando somente de servidores corporativos. Quero ver é se apóiam o linux no desktop com ações concretas como as que falei acima.


» Augusto Campos () em 17/06 14:26

Po, Manoel Pinho

Embora realmente seja muito desejável que eles apoiem o Linux no desktop, como você falou, eu acho que é hora de ficarmos *felizes* porque eles tiveram esta iniciativa na área de servidores e de storage, e não de ficarmos agitados porque hoje eles não anunciaram nada na área de desktop. Sim, eles tem winprinters. Mas por outro lado eles oferecem drivers oficiais (e abertos) de vários outros modelos de suas impressoras. Eles empregaram e mantiveram o Bruce Perens lá durante um bom tempo, atuando em prol do software livre.

Não é que eu ache que esta empresa seja perfeita, santa, acima de qualquer crítica ou a salvadora do software livre. Só quis colocar as coisas em perspectiva - a notícia é boa, e não ruim :-)

Abraços
Augusto


» Manoel Pinho () em 17/06 20:17

Ô Augusto, me desculpe se o que escrevi estava meio agreassivo. Tinha lido a notícia da SCO anteriormente e confesso que ando de saco cheio com esses "apoios" das grandes empresas americanas ao Linux. Uma ora apóiam, outra hora fazem de tudo para prejudicar o linux e os softwares livres.

A HP é uma boa empresa no sentido técnico e realmente eles têm tudo para dar certo nesse apoio. Linux em servidores já é uma realidade há muito tempo e ninguém duvida disso, nem a M$. Portanto, qualquer empresa dizer que apóia o linux lançando servidores não significa apoio ao linux, e sim uma questão de mercado mesmo.

O que fico chateado é com esse poder de pressão indireta da M$ sobre os fabricantes de hardware e software americanos. Nenhuma empresa parece querer contrariá-la ou faz jogo duplo. Parece morador de favela em relação ao chefe do tráfico...


» Marcos Alexandre () em 18/06 22:58

O Linux ainda está engatinhando no desktop corporativo. Se a HP trabalhasse nos drivers das suas impressoras, seria um passo muito, muito grande pro Linux.

Voces já repararam que as empresas que mais investem no Software Livre são as empresas de hardware? Uma vez vi um comentário sobre isso. O cara disse que é porque essas empresas de hardware (IBM, HP, ...) hoje são muito dependentes das empresas de software, e isso afeta suas receitas.

Bom, outra coisa que eu queria muito ver para Linux é um servidor de janelas moderno, com suporte forte a 3D. O X11 hoje é usado para muita coisa de que ele não foi projetado.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.