Notícia publicada por brain em junho 17, 2003 11:39 AM
| TrackBack
Como previsto, a batalha SCO x IBM teve uma série de novos lances ontem e hoje. É uma notícia longa, mas merece atenção.
A história começa com a SCO anunciando que a licença da IBM comercializar o AIX estava revogada a partir de ontem.
A resposta da IBM? Uma declaração de apenas três parágrafos, lida pelo seu diretor de relações com a mídia (esperavam um pronunciamento do CEO ou CIO? A IBM está dando uma idéia bastante clara de que tem mais a fazer do que tratar de ações judiciais frívolas). A declaração critica a postura da SCO, informa que a licença da IBM é perpétua e irrevogável, que vai continuar comercializando o AIX e que tudo isso vai acabar se resolvendo nos tribunais.
A SCO, após este balde de água fria, esclareceu um pouco as suas acusações e aproveitou para triplicar a indenização: agora, ao invés de US$ 1bi, ela quer US$ 3bi da IBM. Em resumo, ela diz que ao permitir que o Linux tivesse suporte a SMP, a IBM cometeu uma ilegalidade (contra as regulamentações norte-americanas de exportação - porque o Linux pode ser obtido por cidadãos de Cuba, da Síria e de outros países para os quais empresas americanas não podem exportar) e assim violou seu contrato, e que a IBM inseriu no kernel (série 2.5) do Linux uma característica que pertence à SCO: o read-copy update.
O Slashdot comenta que não há ainda uma posição sobre por que a SCO se acha dona do read-copy update, já que esta tecnologia foi criada pela Sequent no começo da década passada - mas a resposta é simples: a Sequent tinha a licença do Unix, e a SCO pensa que tudo incorporado ao Unix por licenciados é propriedade intelectual dela. Mas acontece que a IBM também tem uma patente da tecnologia Read-copy update registrada na década de 80 - antes da Sequent. E agora?
Para mim também não está claro qual seria o relacionamento entre a IBM e o suporte a SMP no kernel do Linux, pois este suporte é bem anterior ao envolvimento da IBM no software livre - foi desenvolvido pelo Alan Cox, em um equipamento especificamente doado pela Caldera (que depois comprou a SCO e mudou seu nome para... SCO) para este fim!
Comentários em off (exemplo)) indicam que empresas de software dos EUA começam a tentar cortar seus laços com a SCO, especialmente depois que seu CEO declarou que vê os contratos como uma base para ações judiciais. Parece que ela não tem mesmo muita coisa a perder, e a arriscada guerra nos tribunais é sua estratégia de saída de cena.
Que bicho irritante!!!! Está na hora de acabar de vez com a SCO!!!!
Futura finada SCO... E eu que gostava do UnixWare... É, fazer o que.
Não creio que a SCO saia viva da história, no final acabará sendo incorporada à uma gigante.
A SCO está se queixando de código inserido no kernel 2.5 ??!! Mas nenhuma distribuição usa esta versão instável ainda !
O linux já suporta SMP há muito tempo, e sem precisar da droga de código deles.
Agora, cá para nós, esse sistema legal americano é uma piada ! Deixam alguém ficar difamando os outros antes do julgamento e não dá em nada. São uns bárbaros mesmo...
Nao eh possivel que todos realmente acreditem que isso envolve apenas uma briga por dinheiro e copyrigths entre duas empresas de grande porte... ... - -'
Na minha concepcao existe mesmo eh uma grande SABOTAGEM DE BAIXO NIVEL surgindo, demasiadamente ATRASADA, em cima de nossa comunidade.
Empresa (ateh entaum respeitavel pela minha pessoa) vendo que perdeu uma enorme oportunidade simplesmente dando de costas ao desenvolvimento do gnu-linux, agora fica chorando uma miseria de 3 bilhoes que nao chega a pagar TODOS os desenvolvedores que se viciaram em cafe contribuindo ao sistema.
Ja que eles tomaram esse rumo, pq nao acabar com a licenca GPL e TODOS exigirem seus respectivos 3 bilhoes + apoio financeiro do governo americano? E aproveitando o BARCO, processa-la por tentativa de privar todo um desenvolvimento/conhecimento de um sistema que envolveu o intelecto e a boa vontade de muitos espalhados pelo mundo.
Chegar ao ponto de: - Aumentar a indenizacao pq Gnu-LInux foi passado com suporte a SMP a "CUBA";
- Aproveitar-se de leis-falhas Norte-Americanas que NAO TEM COMO serem aplicadas a questoes IDEOLIGICAS
.. eh falta de respeito demais. ... ...Alias! Eh falta de senso de ridiculo!
Absurdo dos Absurdos.. "viagens das viagens"... que todos queimem no inferno do capitalismo e sucumbam a licensa GPL
_|oo|
Daniel Carneiro do Nascimento
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.