Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Gnome e OpenOffice

Notícia publicada por brain em junho 2, 2003 11:29 AM | TrackBack


Caio Begotti (caio1982@gmx.net) disse: " Conversando (de forma sadia) com um amigo sobre KDE vs. GNOME, ele me mostrou uns slides do pessoal da Ximian, demonstrando a integração que estão fazendo do OOo com o GNOME e confesso que achei muito interessante, apesar de não gostar nada do GNOME. Parece que as mudanças deles farão parte do OOo 1.2 ou algo do tipo. Se souberem de algo, avisem. Eu sempre achei que o KDE/GNOME deveriam matar seus mini-offices e trabalharem em conjunto pra integrar o OOo. "

Eu gosto do KDE e do GNOME, e acho ótimo que existam múltiplas opções de suítes Office, cada uma com um foco e uma filosofia. Acho ótimo também que a Ximian tenha escolhido uma delas e esteja trabalhando seriamente na integração dela ao seu ambiente. Embora possa existir maior carência de recursos quando há vários projetos "concorrentes", acho que a saída não é pregar a "morte" de alguns deles, mas sim torcer para uma integração e convergência no futuro.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcos de Souza (mds) () em 02/06 11:49

Olha.. sinceramente não sei até qual ponto este vasto número de opções para diversas tarefas é interessante...! Muitas vezes torna-se confuso optar por uma ferramente simplesmente pelo fato de existirem muitas outras similares!! :P


» Samuel Abreu () em 02/06 13:17

É uma ótima noticia, apesar de não usar o gnome e não gostar muito do open office (É um ótimo projeto, mas MUITOO pesado) eu uso bastante o Koffice... Altamente leve e a integração com o kde completa bastante, para mim que uso o básico o koffice é excelente, já em k6 2 500 uso o xfce com o abiword... bala!


» Tiago Cruz () em 02/06 13:25

Na boa: Simplesmente demais!!!! =o)

Nossa, só o fato de tirar aquele SplashScreen chato já está de ótimo tamanho!!! Diminundo o tempo dele então, noooosaaa!!!!

Então... alguém sabe quando/onde isso estará disponível??? (desculpe, apenas bati os olhos nos slides...)

Obrigado


» Augusto Campos () em 02/06 13:25

Marcos de Souza: Em outras palavras você acha que é preferível não ter escolha?


» AngusYoung () em 02/06 14:06

Muito interessante a integração que a Ximian está fazendo. IMHO uma maior integração dos "offices" com o Gnome/KDE é indispensável se quisermos que o Linux ganhe mais espaço entre os desktops.
Uma das partes que eu achei *muito* interessante, foi a parte relacionada ao suporte a fontes ...


» Thomas () em 02/06 14:12

Eu não gostei da idéia de colocar como padrão os formatos da MS.
Assim não acabaremos com o hábito de chamar planilhas de Excel e documentos de Word.


» Tiago Cruz () em 02/06 14:13

E o suporte a arquivos da rede tb, já que no Windows não é possível fazer-lo sem mapear :-(


» Cesar Cardoso () em 02/06 15:44

Estes slides estão rolando há mais de 2 meses: http://www.gnomedesktop.org/article.php?sid=1021

No entanto, eles continuam legais pra caramba, só espero que a Ximian esteja seguindo o release de lançamentos do OpenOffice.org ;-)


» Alexandre Figueiredo () em 02/06 16:13

Muito interessante essa integração.
Se a turma do OO.org o fizesse cada vez mais integrado com os principais desktops, melhor seria a migração dos usuários finais que ainda estão presos a M$.
O que ela ainda tem de bom, realmente é/era o M$office. Nessa plataforma (Win), não tem como barrar o prórpio fornecedor. Por isso, se a Ximian pretende fazer isso, a KDE deve fazer o mesmo. Acho que isso não vale apenas para o pacote de produtividade, mas o browser e o Instant Message também deve interagir com o S.O. O tal drag´n´drop veio para ficar e aumentar a produtividade.
Finalmente, acho que os desafios a serem transpassados ainda é a integração (OO.org x S.O.) , a velocidade e a compatibilidade com o M$Office. Fora isso, só temos a ganhar. Ponto para a Ximian, ponto para a comunidade open source.
[ ]s
Alexandre Figueiredo


» Caio Begotti () em 03/06 01:32

Oi Augusto e todos :)

Na verdade eu que deixei de me explicar.

O que eu quis dizer com "matar seus mini-offices" foi que: "deveriam adotar o OOo de forma completamente integrada e com preferência, por ser algo maduro e já aceito abertamente em todas as rodinhas de pessoas, enquanto seus mini-offices existiriam e teriam desenvolvimento ativo, mas não como preferência máxima do desktop" :D

Ufa, era isso... em tempo, eu uso Kword/Gnumeric e ter escolhas é fundamental, senão nem usaríamos Linux, né? ;)

Sobre a lerdeza e blablabla sobre o OOo ser bom ou não. Parece-me que o pessoal do Gnome/Debian tem até um quickstarter pro OOo. No Windows, até onde pude ver, o OOo é tão ou mais rápido que a última versão do MS Office. O pessoal do OOo.br faz um ótimo trabalho, e quanto maior o uso, mais gente mexendo no projeto... o que à medio prazo significa um software melhor, mais integrado com o sistema/desktop e "fácil de usar".

Talvez o OOo passe hoje pelo mesmo processo que o Mozilla passou até algum tempo atrás. Um misto de descrença e até preconceito. No fim, o Mozilla trinfou.

São só meus 2 centavos ;)


» Tiago Cruz () em 03/06 07:53

O problema é que quse ninguém usa a ultima versão do M$ Office :)

Se o OO fosse tão leve quanto o M$ Office 97 (tá bom vai, 95 é pedir muito :) imagina o sucesso que ia fazer?

Aqui temos uma porrada de processadores com 100-400 MHz, já tentaram abrir o OO nele?

Dá até dó, hehehehe...


» Alfa () em 03/06 09:06

Taí, se o GNOME 2.2 e o OO.org fossem tão rápidos quanto o Win98SE e o M$O97 na minha máquina que é um Celeron 550 Mhz com 64 Mb RAM, eu instalava a tordo e a direito.


» Tiago Cruz () em 03/06 09:43

Alfa: Ganhou de mim ainda: K6-2 500 Mhz :-/


» chucky-o () em 03/06 10:48

Há! Pentium 120, 64MB...
Agora eu quero ver... :-)


» Knuckles () em 03/06 15:22

Eu gosto o OOo. Meu comp é por enquanto um k6-2 450 com 196 de ram... to tentando troca hehehe


» Jump () em 07/10 14:53

Alguem sabe aonde eu encontro Gnome para Debian, não achei uma distribuição de fonte segura. Favor me passar o endereço.T+


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.