Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Nem toda universidade resiste ao software livre ;-)

Notícia publicada por brain em junho 2, 2003 11:23 AM | TrackBack


Na verdade boa parte delas está sintonizada na nova onda - o fato é que as exceções acabam chamando muita atenção. Mas o relato que o Marcos de Souza (mds) mandou sobre a XI Escola de Informática da SBC, evento no qual ele esteve presente, mostra que os exemplos de apoio ao Linux são cada vez mais frequentes e veementes. Leia abaixo o texto do Marcos.

Marcos de Souza (mds) disse: " Esse final de semana (29 a 31 de maio) aconteceu a XI Escola de Informática da SBC em
Lages - Santa Catarina. Apesar de nenhum dos tópicos das palestras ter relação direta com Linux, ele foi muito bem falado e comentado durante esse evento. O professor Marinho, da Unisinos, cujo foi responsável pela palestra sobre Java como Ferramente para Programação paralela e Distribuida, foi um dos palestrantes que mais tocou no assunto Gnu/Linux.
A partir do momento da palestra dele, as coisas começaram a ficar mais 'quentes', digamos assim. Ele criticou o Windows seguidamente, o que trouxe muita impolgação para o público. Uma de suas críticas foi em relação a funcionalidade dos dois sistemas operacionais e a capacidade que o Windows tem para deixar os usuários na mão na hora em que mais precisam. Em certos
momentos, quando se fazia necessária como exemplo a listagem de sistemas operacionais, ele listava o Linux, BeOS, BSDs e por fim, sempre dizia: a, tem o Windows também! :D
Um dos pontos mais chamativos da palestra do professor Marinho, foi um slide (o último de sua apresentação) agradecendo a toda a comunidade Open Source por eles poderem proporcionar aos usuários uma forma eficiencete e barata de criar projetos de ótima qualidade. Também havia uma recomendação: não use windows :).
Outro crítico, não tanto quanto o anterior, foi o professor Anderson, que em dado momento de sua aprensentação sobre Reflexão Computacional, comparou  os travamentos do Windows com o seu tema.
Além destes dois professores, outros deram pequenas brexas em suas apresentações para divulgar o Linux para o pessoal e ajudar a convencê-los de que é uma escolha muito melhor do que o 'concorrente M$'.
No primeiro dia da ERI 2003, a IBM (uma das patrocinadoras do evento) também teve seu tempo disponível para apresentar propostas e produtos aos usuários. Os temas mais discutidos na palestra da IBM foram Linux e quais as formas de entrar para a IBM.                  
Por ser uma palestra de informática em geral, fiquei feliz de ver o quanto os professores (a maioria Doutores) estão incentivando o uso do gnu/Linux - Software Livre."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» xis () em 02/06 15:36

Interessante mesmo seria se mais administradores (Reitores, Pró-reitores) das universidades abrissem os olhos para o SAGU http://sagu.codigolivre.org.br/ , sistema de gestão de código aberto para Instituições de Ensino.
Fiquei abismado com a grana que a ESPM do Rio gastou para informatizar a relação escola-aluno.. algo em torno de R$ 1,5 milhão http://www.aprendervirtual.com/tecnologia_na_educacao/2003_05_02_softwares_de_gestao_academica.htm
Com essa grana daria para desenvolver um sw próprio, adequado à realidade da Instituição, gerando, além de economia, conhecimento. Bastaria pegar a base do SAGU e adaptá-lo.
Mas esse é um mercado milhonário, que o digam a Cadsoft, RM, Techne e outras, e os "tomadores de decisão" nem sempre são os mais bem-informados em relação às opções do mercado, livres ou proprietárias.


» Marcos de Souza (mds) () em 02/06 15:44

realmente... está na hora de dar um update nos "tomadores de decisão"... alguns ainda vivem numa "rua sem becos..." .. não enxergam que existêm substitutos para os M$ que custam NULL :D

hahaha =)


» MediaSonic () em 02/06 17:42

Sinceramente, o Windows 2000 é decente sim. Os travamentos eram comuns no Windows 9x/ME, inclusive não os acho usaveis, entretanto o Windows 2000 impõe um novo nivel de respeito.


» Daniel () em 02/06 21:19

Naum sei quanto as outras universidades federais, mas aqui na ufmg existe um movimento pró software livre por parte dos departamento de forma que é muito dificil chegar aos últimos períodos do curso sem um conhecimento razoavel de linux.


» Manoel Pinho () em 02/06 22:34

No IME (Instituto Militar de Engenharia) estamos conscientizando os professores, funcionários e alunos para a importância do software livre e do linux. Eu mesmo faço parte do time de evangelização :-)

Na UFRJ o linux também é muito usado, pelo menos na Engenharia Elétrica. Não sei dizer dos outros departamentos.

Uma coisa curiosa que tenho visto em várias Universidades é que, em geral, o uso do linux começou antes nos cursos de Engenharia Elétrica, Física e Matemática e não nos cursos de Informática, como seria o mais óbvio.


» Marcos de Souza (mds) () em 03/06 10:31

Aqui na FURB / Blumenau, esse ano começou fortemente uma campanha pró software livre.! O OpenOffice já é ferramente indispensável nos PCs.

Esses dias perguntei pro Pr. Dias (professor de programação) porque que eles pagam tanto dinheiro pra borland pra poder usar o Pascal 7 e as outras ferramentas... Ele me respondeu que a FURB já está tentando migrar seus ambientes de desenvolvimento para Linux.. e então, eu sugeri pra ele que pelo menos parassem de pagar pelo pascal 7 hehehe e usassem o fpc, ou algum outro compilador pra Linux!

Nos próximos anos de faculdade, com certeza, a FURB estará adotando uma postura mais concreta e forte em relação ao Software Livre :)


» Marcos de Souza (mds) () em 03/06 10:34

Esqueci de mensionar no comentário anterior que os alunos da FURB já estão sendo preparados para migrarem para Linux. Esse sábado, começa o curso de Linux Básico, o qual o projeto acredito está patrocinando para os alunos da Universidade. :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.