Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mozilla abandona o desejo de possuir o nome FireBird

Notícia publicada por brain em maio 14, 2003 10:27 AM | TrackBack


todorov (renato.apocrifo@uol.com.br disse: "É, pelo jeito a Mozilla.org caiu do cavalo. A pressão foi tanta em cima da nova decisão da empresa de mudar o nome do browser/cliente de email que eles tiveram que voltar atrás. Firebird vai continuar sendo apenas o nome do SGBD [descendente livre do Borland Interbase e sem relação com o projeto Mozilla] e o browser vai continuar se chamando Mozilla."

Eu não acho que dê para caracterizar como uma queda do cavalo o fato de a organização "ver a luz" - ela corrigiu seu erro, e aí todo mundo saiu ganhando ;-) Por mais que nenhuma lei a obrigasse a não ter um nome similar ou igual ao de outro projeto de software livre, acho que a política de boa vizinhança deve imperar entre todos os que lutam por um mesmo ideal, sem disputas colaterais.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» arnaldo () em 14/05 10:49

Já é um pé no saco ter que explicar aos clientes que mozilla é a mesma coisa que internet explorer ( tem a mesma função) seria duplo pé no saco ter que explicar a mudança de nome


» gbitten () em 14/05 11:07

Esclarecendo, o projeto "Mozilla Firebird Browser" vai continuar um bom tempo contendo a palavra e pomo da discórdia "Firebird". Somente durante o ciclo de desenvolvimento da versão 1.5 do Mozilla (que ainda nem começou) o "Mozilla Firebird Browser" se tornará "Mozilla Browser". De qualquer maneira acho que foi uma decisão sensata.

Mais informações obtidas nesta carta de Mitchell Baker para os líderes do FirebirdSQL:
http://www.mozillazine.org/articles/article3165.html


» todorov () em 14/05 11:54

Segundo a noticia do ZD Net eles vão continuar usando o nome "internamente", ou seja, apenas entre os desenvolvedores. O marketing vai continuar trabalhando em cima do nome Mozilla e todos ficam contentes. Parece que o representante das 2 organizações já trocaram cartinhas e fizeram as pazes..


» Paco () em 14/05 14:43

Eu tenho sugestao de um nome para eles: Pratolla


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.