Leve, fácil de usar e relativamente barato. Assim é o Eee PC, ultraportátil da Asus que se tornou sucesso de vendas nos Estados Unidos. O micro avaliado, com 4 GB de memória, foi comprado no Brasil e fez parte de um lote reduzido, trazido do mercado americano e que chegou para algumas revendas a tempo para o Natal (e eu dei sorte de achar!). Falando inglês e com poucos aplicativos educacionais, o Eee PC pode desapontar quem pretende adotá-lo em sala de aula. Nas empresas, contudo, o aparelho de menos de 1 kg pode substituir com vantagens alguns notebooks da categoria peso-pesado.
O Eee PC é um daqueles produtos que dá satisfação imediata, algo raro em informática. Bastou tirá-lo da caixa, encaixar a bateria e apertar o On para funcionar. Em três minutos já estava surfando na web e checando e-mails por uma rede sem fio. E o fato de usar Linux não atrapalha quem passou a vida acostumado ao Windows. Sua interface, construída com ícones grandes e organizada por fichas, é tranqüila de usar.
Por fora, o Eee PC tem bom acabamento e parece completo e cabe fácil em uma bolsa de mulher (querida, leve o eeePC com a minha carteira na sua bolsa, por favor?). Isso tem um preço: as teclas, de tão pequenas, exigem certa adaptação.