Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Zero Hora: Sem esquecer a militância, comunidade mostrou resultados durante o fisl7.0

Escapando da tradição de a imprensa local ignorar ou dedicar pouca importância aos eventos de software livre realizados em sua região, o jornal Zero Hora - o de maior circulação em Porto Alegre, terra do FISL - publicou hoje em seu caderno semanal de informática uma série de notícias sobre o que rolou no FISL.

A cobertura começa com o momento mais comentado no evento, na tarde de sexta, e segue por um conjunto de matérias menores e boxes. Veja o início da reportagem principal: “Um exemplo da diversidade do 7º Fórum Internacional Software Livre (fisl7.0), realizado por quatro dias da semana passada em Porto Alegre, se revelou também uma saia justa. Sob risadas dos presentes, um pingüim até tentou roubar a cena como mestre de cerimônias no encerramento, sábado, mas o assunto do evento foi mesmo uma inesperada participação no dia anterior - seguida da performance de um dos principais ícones da comunidade de software livre: o norte-americano Richard Stallman.

Na sexta, a Infomedia, uma das patrocinadoras do fisl7.0, convidou Roberto Prado, gerente de estratégia de mercado da Microsoft Brasil, para discutir interoperabilidade. Uma tentativa da Microsoft, considerada inimiga dos propósitos do fisl, de se aproximar da comunidade de software livre? Talvez só o próximo fórum poderá dizer. Quem apareceu no estande da Infomedia foi Stallman. No dia da Inconfidência Mineira (21 de abril), ele protestou contra a presença da Microsoft com o slogan "Liberdade ainda que tardia", em latim.

O fórum não foi puramente militante. Quem circulou pelo Centro de Eventos da Fiergs viu muitas alternativas capitaneadas por jovens produtivos e, sobretudo, divertindo-se muito com a causa. E viu também um público cada vez mais diversificado: de hippies a engravatados.
” Veja o texto completo em Evento - Alternativos e produtivos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de eusdasd
A reportagem parece ser: A reportagem parece ser interessante.

Mas veja o trecho abaixo:

O fórum não foi puramente militante. Quem circulou pelo Centro de Eventos da Fiergs viu muitas alternativas capitaneadas por jovens produtivos e, sobretudo, divertindo-se muito com a causa.

Aí eles deixaram escapar a tradicional posição de extrema direita que esse jornal sempre teve, embora jurem de pés juntos que são imparciais.

Enfim, ao menos cobriram o FISL. É um começo.
Comentário de Dm7
Não vou dizer que gostei do: Não vou dizer que gostei do termo "militância"... isso pode passar uma impressão um tanto desfocada...
Comentário de brain
militância: eu acho que é possível ser militante sem ser militonto :)
Comentário de Imperador
Isso mesmo: "A reportagem parece ser interessante.

Mas veja o trecho abaixo:

O fórum não foi puramente militante. Quem circulou pelo Centro de Eventos da Fiergs viu muitas alternativas capitaneadas por jovens produtivos e, sobretudo, divertindo-se muito com a causa."

Eu iria comentar algo no mesmo sentido. O texto, como está escrito, leva a entender que o Software Livre tem uma parte de militância, ideológica, e outra parte produtiva. Talvez, uma mudança e escolha de termos poderia expressar melhor que o Software Livre é militante e produtivo. Pra mim, mesmo que alguém se sobressaia mais por ser militante, outro por ser produtivo (que é natural), acho que essas duas faces estão tão intrinsecamente ligadas, que só pelo fato de produzir um Software Livre já se está sendo militante.

Não sei se expressem bem, talvez também não tenha escolhido os melhores termos.

Vlw.

____________________________________
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adriano
Comentário de Tony
Uma boa observação dos Fatos: Acredito que a reporter teve um bom "olho clínico" ao diagnosticar a chamada militância. Particularmente, eu também detecto cada vez mais sinais de que os organizadores do FISL estão focando o lado ideológico e político em detrimento ao lado científico e técnológico.

Se não vejamos: o que é que figurinhas como BNegão e a ex-VJ Soninha (alguém lembra por que ela saiu da MTV Brasil???) entendem de licenças de software ou mesmo de software livre?? A resposta é: não muito, pra dizer o mínimo... No entanto estavam lá como celebridades. E dando palestra... Isso sem falar na quantidade enorme de políticos e funcionários públicos que não estariam usando nenhuma tecnologia livre se não fosse por ordem superior ou mera redução de custos. E estas pessoas também estavam lá posando de líderes inovadores, dando palestra...

Mais ainda: por que o pouco espaço concedido aos grupos de usuários? por que tão poucas palestras sobre as tecnologias open-source (primas-irmãs, por assim dizer como o OpenBSD)? Numéricamente comparando com outras, inclusive de cunho ideológico, as tecnologias open-source foram inexpressivas.

Aliás, falando nisso: Por que Theo de Raadt não veio mais ao fisl??? Não posso acusar os organizadores do fisl, mas a primeira vista o que parece é que eles não tem o menor interesse em divulgar outras idéias que não sejam as do software livre propriamente dito. Isto não é militância por parte deles???

De fato, concordo com os comentários anteriores que o fato de desenvolver e usar software livre já configura uma espécie de "militância" (odeio essa palavra!). Os grupos de usuários tem um papel fundamental aqui e é graças a eles principalmente que se atingiu o nível de projeção atual em que se encontra o software livre. Contudo, vejo como um "mal necessário" a politicagem e o marketing ideológico que estão infectando a organização do FISL, uma vez que sem estas "celebridades" provávelmente um jornal como a Zero Hora não nos daria atenção, como não vinha dando no passado. E que bom que este jornal fez isso de maneira profissional e não "militante" tendo identificado muito bem este cenário.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004