Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ZDNet: Fim do suporte ao Win98 pode impulsionar desktop Linux

Termina hoje o suporte da Microsoft ao Windows 98. Inicialmente, o suporte terminaria em 2004, mas a empresa decidiu extendê-lo (já devido ao avanço do Linux, acredita-se). Agora parece não haver volta: não haverá mais atualizações de segurança, e os principais prejudicados por isso, segundo a ZDNet, serão as escolas e usuários domésticos. A Microsoft encoraja os usuários do Win98 a migrarem para o Windows XP mas, segundo alguns, é uma oportunidade para o avanço do Linux no desktop.” A nota foi enviada por Teo Victor (teovrsΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
só na Austrália: meu amigo, é bem mais simples pensar que vão migrar do 98 direto pro Vista. Não é por outra razão que a M$ tirou suporte senão fazer esses molengas comprarem hardware mais novo e já equipado com Vista. Bem à tempo de evitar a enxurrada de problemas que a falta de atualizações vai causar...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
A decisão da MS já era: A decisão da MS já era acertada, só não fez antes porque a MS ainda tinha muitos adoradores para ele, teve gente que até defendiam com unhas e dentes a segurança dele, pode ?

Acho que o mercado de win9x vai se segmentar, uns vão para o XP/2000 (duvido que vão para o vista a não ser que a MS sabote o XP) e outros -poucos é verdade- comandados por técnicos e programadores vão para o linux.

Quando eu digo a MS sabotar o XP eu quero dizer, tornar o XP menos atraente. Por exemplo, ela pode se quiser forçar os recursos atuais(IE) de web sejam apenas eficazes no Vista, tornar o Vista melhor pirateável, enfim munição para a MS não falta.
Comentário de edards
Win98:
Acho dificil usuários do Win98 migrarem para o Vista, frente ao hardware que ele exige, o XP já fica lento em algumas máquinas que tentei o up para esta versão.
Tenho varios clientes que ainda rodam Win98 (e acreditem Win95!!!) e com essa estou dando o seguinte argumento:
- Ou investe em hardware para manter a plataforma MS, ou implementamos o Linux mantendo as maquinas atuais.Sem uma das duas alternativas vou recomendar outro profissional para suporte pois windows XP ou Vista em PIII com 128 de ram vai dar tanta chamada extra que vamos romper de qualquer forma. :-)

Dois já estão estudando se implementam o pinguim.

Resumindo, vai impulsionar o Linux sim, eu agarantio! hehehe
____________________
Edards - Athlon 64 3400+
Kurumin 6.0 / Ubuntu 6.06

Comentário de nemesis
é tão difícil imaginar?: "Bem, acho que está na hora de um computador novo, após quase 10 anos..."

e adivinha o que virá dentro do computador novo?...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Joao Paulo
Ou desktop BSD...: http://www.fug.com.br/content/view/97/9/

talvez nao no brasil ainda, mas la fora, quem sabe
Comentário de jefferson wagner dessordi
fim do win98: Bem, eu decidi que a melhor solução era migrar meu Pentium III para o Linux. Mas descobri que há outros truques que o pessoal está usando para dificultar essa migração, e que talvez o pessoal usuário do Linux nem imagine:
Alguém já tentou baixar um CD de instalação do Ubuntu e gravá-lo a partir de uma máquina XP? Fiz isso e obtive um CD de instalaçã (imagem ISO) que, ao iniciar a instalação 100% Linux (Fedora)abre abre uma tela em, pasmem, MS-DOS(!) de uma tal de Caldera. Essa máquina não entra na rede enquanto eu não conseguir as atualizações para o Fedora. E programas Linux e/ou atualizações baixadas via MS vêm com esse "adicional". Quantos não estarão tentando instalar o Linux e desistindo ao encontrar esse tipo de problema?
Jefferson
Comentário de Manoel Pinho
win98: Quem ainda usa windows 98:

1) tem uma máquina MUITO velha, que não consegurá rodar bem nem uma versão mais nova do windows ou uma versão recente do linux em modo gráfico. Nesse caso o máximo que ele vai poder fazer é usar como terminal burro se quiser rodar programas modernos num linux.

2) usa-o porque ainda roda um aplicativo antigo MS-DOS ou windows 3.x, que roda melhor nas versões antigas do windows do que em qualquer mais recente. É o caso de muitas máquinas em pequenas lojas e empresas. Nesse caso ele não vai mudar mesmo para nenhum outro windows e nem para o linux.

3) tem um periférico antigo que não tem drivers para windows baseados em NT.

4) é tão ignorante em informática que só achou as versões mais novas do windows mais pesadas e "complicadas". Esse não vai mesmo mudar para o linux por motivos óbvios.

5) já pagou por ele e preza o seu dinheiro para não pagar por um upgrade desnecessário do windows e que traz poucas vantagens. É o caso de muitas empresas, especialmente nos países mais desenvolvidos.

6) é masoquista e não vai mudar mesmo, a não ser que sofra uma lobotomia ou tratamento psiquiátrico.


Um malware eficiente como um Sasser que atacasse especificamente essas versões de windows que estão perdendo as atualizações seria uma motivação muito maior para que as pessoas pensassem em migrar para o linux. E mesmo assim não afetaria muitas dessas máquinas que não estão ligadas na rede ou na internet.

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de leonardo_lopes
Eu mesmo sou uma prova de: Eu mesmo sou uma prova de que o Linux não tem como substituir o Windows 98. Fui instalar o Linux em uma máquina que roda windows 98 para um colega, mesmo com a debian sarge, a maquina ficou muito mais lenta que com windows.

Infelizmente o X não nos ajuda nessas horas :(

*Eu não consegui nem rodar o OpenOffice.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Connochaetes Taurinus
Cara, já baixei isos de: Cara, já baixei isos de linux e gravei no Windows XP e não tive problemas. Que eu saiba, não há conspiração da Microsoft nesse sentido, de redirecionar os pedidos de downloas de isos linux para downloads de isos do DR-DOS.

O "MS-DOS" que abre é o DR-DOS da Caldera, que pertence à SCO e certamente é ele que está instalado no micro. Aliás, o DR-DOS nem é mais Caldera, hoje é comercializado pela DeviceLogics. Pergunto-me se baixastes a iso correta.
Comentário de teovictor
O problema talvez fosse o: O problema talvez fosse o KDE ou uma versão recente do Gnome, não o X em si. Fluxbox ou XFCE são bem leves, tanto quanto a ultrapassada interface gráfica do 98.
Comentário de Ark
98 mais funcional: Mas nesse caso o Win98 é mais funcional e user friendly que estas interfaces.
Comentário de Copernico Vespucio
customize! Ou volte no tempo...: A opção ideal é customizar na sua máquina mesmo a distro usando um desktop mais leve, retirando todo e qualquer pacote do KDE (um único pacote do KDE carregado na memória costuma carregar outros em cascata) e adicionar os programas mais simples possíveis para as tarefas necessárias (de preferência que usem o GTK ou outra biblioteca de widgets ainda mais leve).

Outra solução seria usar uma versão anterior desses desktops, assim como uma versão de Kernel "daquela época" (de preferência pequena o suficiente para vc. compilá-lo na maquininha sem dar crash nela). Lembro que em 1999 tínhamos em uma empresa que eu trabalhava um Red Hat rodando KDE em um K6-II de 32Mb de RAM e rodava com decência.

Sim, essa segunda opção resulta em um SO Linux mais feio, mais tacanho, inseguro e sem suporte a muitas coisas. Mas é mesmo assim melhor que o 98 em todos esses quesitos.
Comentário de Super Man
Seu Imbecil: Tenta rodar o MS Office 2003 nesse windows 98 ou ve se o Win98 tem todos os recursos que voce instalou com o Debian. Tu deve ser um IMBECIL, com retardamento mental, pois com o Debian BEM INSTALADO (nao instalado por um idiota) voce consegue rodar ate num 486.
Vai estudar um pouco e deixa de falar merda, cagar pela boca.

Super Man tentando salvar o mundo dos idiotas
Comentário de nemesis
tem certeza quanto ao: tem certeza quanto ao XFCE?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Kriptonita nele: Em primeiro lugar mais educação. Vai tomar um suco de kriptonita para ver se acalma...

Eu defendo o linux e uso ele desde 1997. Uso inclusive em algumas máquinas paleozóicas no trabalho. Sei muito bem instalar um Debian, Slackware, Gentoo, Fluxbox, Icewm, etc e ajeitá-los para uso em máquinas antigas mas reconheço que não existem milagres em certos casos.

Quem usa windows 98 ainda e em máquinas pré-históricas como 486s não roda M$ Office 2003. No máximo um M$ Office 97 e olhe lá.

Não adianta nada colocar um Debian como você falou em um 486 com 32MB ou 64MB de RAM, hd de 4GB no máximo (que são lentos para diabo), ajeitá-lo todo para ficar magro e depois o usuário querer rodar o Broffice nele. Não venha me dizer que fica rápido que não fica. Para isso eu simplesmente uso a máquina como um terminal e aí o cara pode rodar o que quiser com um bom desempenho.

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de darkxnes
Usuarios M$: Enquanto houver orfãos de Cerebro (Usuarios) a Micro$oft irá dominar.

Usuario não pensa só usa, esses adoradores de ícones. Se pensassem não se chamariam usuarios e sim PENSARIOS. Idi........
Comentário de bebeto_maya
__O XFCE, a partir da: __O XFCE, a partir da migração para a base GTK2 ficou bastante pesado...Mas com a versão 4.4 em vias de ser lançada...Tendo já um beta no Xubuntu...Muita coisa melhorou: ìcones no desktop, um gerenciador de arquivos decente, chamado thunar...Além de uma grande leveza na execução.

__Mas eu penso que um dos grandes problemas do GTK2 é o uso intensivo do processador para renderizar as janelas, tudo é muito lerdo se você tem um processador com menos de 300MHz. Que são máquinas que rodam o Windows 98 perfeitamente...Ao contrário do QT, que demora pra abrir, mas depois dispara no desempenho.

__Uma dica que dou é tentar o Zappwm, um desktop customizado por mim, para usuários do Slackware e Kurumin...Ele é bastante leve. e tem suporte a customização da área de trabalho...Consegui rodá-lo até num Pentium 166Mhz.

http://zappwm.codigolivre.org.br

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de bebeto_maya
Não culpe os ignorantes!: __Não convém culpar usuários e sim técnicos, estes sabem que não presta, mas são tão acomodados que incentivam os usuários a ficarem no lixo que tanto gostam....É a burrice magistral! E eu poderia citar alguns nomes aqui, que vocês conhecem na mídia. Mas não vou fazê-lo por motivos éticos.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de curioso
XFCE: Quanto a leveza, pra esse tipo de hardware (P166 ~ PII300MHz|32 ~ 64MB|Vídeo PCI ou integrado) ainda acho muito. Mas em máquinas um pouco mais modernas (principalmente com 96MB+ de ram e vídeo AGP) acredito que compense. Aqui em casa o Desktop com 02 áreas de trabalho + wallpaper + sensores/applets (monit. sistema + rede + mixer + relógio + upd. manager) consomem cerca de 30MB de Ram (o sistema consome 58MB na tela de boas vindas do GDM).
Comentário de leonardo_lopes
Só por motivo de: Só por motivo de clarificação, eu usei o XFCE 4

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de leonardo_lopes
Eu poderia colocar uma: Eu poderia colocar uma distribuição de 1999, sem problemas, só que existiam 2 requisitos para essa máquina, um cliente MSN com suporte a WebCam e um office compatível com o 97. O primeiro foi o Mercury, a pesar de não livre, foi o melhor que eu achei, já ficou muito lento por usar java... aí desisti quando imaginei como ficaria o OOo2 (ninguém é louco de usar o OOo1)

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de leonardo_lopes
Eu poderia colocar uma: Eu poderia colocar uma distribuição de 1999, sem problemas, só que existiam 2 requisitos para essa máquina, um cliente MSN com suporte a WebCam e um office compatível com o 97. O primeiro foi o Mercury, a pesar de não livre, foi o melhor que eu achei, já ficou muito lento por usar java... aí desisti quando imaginei como ficaria o OOo2 (ninguém é louco de usar o OOo1)

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Belesk
win 98: Concordo plenamente com o bebeto_maya, estes técnicos só sabem no máximo pedir um upgrade do equipamento, sem visualizarem as possibilidades destes mesmos equipamentos, um exemplo disto sou eu mesmo, tenho um K6-II, que já consegui resuscitar umas duas vezes, e apesar de algumas peças pifadas, rodam beleza o Kurumin, com o KDE, GIMP, INKSCAPE e o BROFFICE, satisfatoriamente...

Comentário de Leidson Campos
Fim do Win98: Que viagem hein manow, nunca vi isso !

Leidson
PlanetaMessenger.org
Comentário de sergiotucano
Outra Vez: Mais uma vez uma boa oportunidade para o GNU pegar mais um pouco do mercado doméstico.

Praticamente todas as escolas públicas que têm um laboratório de informática usam o Win98 como Desktop e agora que ele não tem mais atualizações eis uma oportunidade boa para que seja inserido nestes estabelecimentos desktops Linux.

O problema é : Será que as atualizações influenciam tanto em um Sistema Operacional ao ponde deste não ser mais usado?

Eu creio que não, são poucas as pessoas que atualizam com regularidade seus Sistemas Operacionais, Tanto fechado quanto aberto.

Se o Suse, que uso aqui no trabalho, encerrace suas atualizações on-line eu não deixaria de utiliza-lo, com certeza e creio que grande parte dos usuários que utilizam Win98 também não se importarão.

Eu utilizava o 98Me apenas para poder ter meus simuladores de voo rodando bem porque vários deles não tinham compatibilidade boa com o XP, recentemente tive problemas no meu PC e tive que formata-lo agora estou com dual boot, Kalango e XP.

Oportunidade sempre há e quem trabalha com GNU tem que saber enchergar essas oportunidades para conseguir inserir de alguma forma o desktop GNU no mercado.

FALOW !

http://sergiotucano.blogspot.com
http://www.desktoplivre.org.br
Comentário de Helvécio
O que substitui o Win98: Já tentei substituir o win98 em máquinas Pentium 166 com 32MB, 64MB e até 128MB de memória. Não consegui resultados convincente. A máquina se arrastava.

Não creio que o linux vai substituir esses micros com win98, sem que haja um incentivo/pressão neste sentido.

É hora dos responsáveis pelo marketing das distribuições linux entrarem em ação e apresentarem o linux como solução (inclusive lançando configurações/opções mais enxutas).

A Comunidade Linux deveria participar apresentando soluções 'magras' para maquinas antigas. Apresentando ambientes como WindowMaker, fluxbox, etc...

A oportunidade está passando na nossa frente. Ou pongamos no bonde ou ficamos pra trás.

Abraços
Helvécio
Comentário de Carlos Vitoriano
Memória RAM: Galera, se as máquinas antigas tiverem memória RAM do tipo acima de 100MB, já roda muita coisa.
Meu server é um Pentium 166 com aproximadamente 120MB de RAM (é tanto pente EDO e DIM que a bios nem conta direito, mas nem me lembro pois tem tanto tempo que ele tá sem monitor e não faz reboot....)

Quando eu espeto o Monitor rodo Fluxbox, GAIM e FireFox...
O problema é ter que usar um programa de cada vez e não todos de uma vez....

Esses dias mesmo eu ressucitei (Me sentindo um Messias ;) ) um monte de PC velho mas funcionando e deixando eles preparados para a Internet e edição de texto.
Quando sair esses editores do Google, e mais coisas que rodam na WEB, ficará mais fácil ainda....

Todo mundo só usa Windows pois roda os programas que eles necessitam, eles nem querem saber se é XP, ME, 98, 95 ou o matusalem 3.11 (Eu vi um desses em uma locadora de DVD funfando beleza!). O que eles querem é trabalhar e só!
Comentário de leonardo_lopes
Na verdade, esses editores: Na verdade, esses editores web não vão ficar tão mais rápidos assim... Pois vale lembrar que os xHTML, JavaScript e um monte de outras coisas são processadas localmente... por isso, melhor é montar um mini-clustes, um servidor ltsp... coisas do gênero e rodar uma aplicação como o abiword (com mais recursos que os editores web).

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Motta_tb
q distro tu instalou nesse: q distro tu instalou nesse 166?

eu tenho 1 aqui com 40mb e nao sei qual instalar...
Comentário de jefferson wagner dessordi
isos: Olá,

Desculpe não ter respondido antes, eu me desliguei o do assunto e encontrei esta resposta somente hoje. Realmente, o que aparece é esse DOS da Caldera, e a instalação trava de qualquer maneira. Por coincidência, esta semana eu entrei em contato com um especialista em linux para levar a máquina e e tentar descobrir o que está errado.

Muito grato,

Jefferson
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004