Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ZDNet: "Por que a Microsoft não vai lançar um ataque contra o Linux"


“Todo este debate sobre o acordo entre a Novell e a Microsoft tem levado a opiniões extremas em todas as direções da bússola, e esta publicada hoje pela ZDNet é mais uma delas, tomando como certo que a Microsoft quer apenas participar ou manipular do mercado associado ao Linux e ao código aberto, e não atacar ou mesmo tentar extinguir o Linux, como acredita o pessoal do extremo oposto.

Mas a virtude e a verdade costumam estar mais próximas do ponto de equilíbrio, e não dos extremos. Então vale a pena dar uma olhada no ponto de vista do John Carrol na ZDNet, e ver as 3 razões principais pelas quais ele acredita que a Microsoft não vai iniciar um ataque jurídico contra o Linux.

Para resumir, coloco abaixo um extrato dos pontos identificados por ele em sua argumentação:

1. Patentes cortam dos 2 lados: a MS não é a única a ter armas para usar nesta batalha, e as empresas que estão do lado do Linux estão prontas a defendê-lo com seus próprios arsenais de patentes. E ninguém no mercado tem mais patentes que a IBM...

2. Reação negativa de longo prazo: depois de muito tempo, começou a haver uma participação maior das posições moderadas e pragmáticas nas comunidades associadas ao código aberto. Um ataque agora iria certamente levar estas pessoas para os extremos, eliminando as posições intermediárias.

3. Leis e regulamentos: um ataque monopolístico da Microsoft contra o Linux usando seu arsenal de patentes certamente iria ser visto com atenção pelos europeus que estão decidindo o que fazer com sua própria legislação de patentes de software, além de ser uma posição de risco também na legislação dos EUA.

O autor do artigo resume seus argumentos assim: o acordo com a Novell colocou a Microsoft em posição de vantagem nos mercados que interessam a ela. Iniciar um ataque baseado em patentes seria pior do que anular esta vantagem: iria transformá-la em desvantagem. Portanto, não acontecerá.

Eu também acho que não acontecerá, mas não sei se concordo com todo o raciocínio do John Carrol. Estou esperando para ver os próximos capítulos.”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Fábio Alberti
Falta de estratégia específica.: Acredito que o Linux em si sofre com a falta de estratégia específica. A Novell percebeu isso e tomou a dianteira..
Em meu blog escrevi minha opinião sobre tal assunto,
http://alberti.no-ip.org/index.php?item_selc=48


Comentário de Douglas Augusto
O kernel e sua estratégia evolutiva:
Acredito que o Linux em si sofre com a falta de estratégia específica.


"Linux is evolution, not intelligent design." --Linus Torvalds¹.

Comentário de Dm7
Não é o contrário?: Não seria o caso da Microsoft estar querendo "equilibrar a balança"? Quero dizer, ao invés dela atacar o Linux, com isso ela não está na verdade se salvaguardando contra o avanço do Linux?? Ou é pura viagem mesmo??
Comentário de CWagner
Bem colocado, Douglas.: Bem colocado, Douglas.

Esse final de semana eu instalei o Ubuntu no notebook Athlon 64 HP de um amigo e enquanto eu instalava o Automatix, atualizava o sistema, enquanto ia explicando a ele o que eu estava fazendo, ele me veio com aquela pérola: "é por isso que o Linux nunca vai ganhar o mercado". Até explicar que em cabeça de cavalo não tem chifre e que quem tem que se preocupar em ganhar mercado são as empresas, não necessariamente as distros, e certamente não o Linux.]

Não sei se ele entendeu, mas sinceramente não estou preocupado com isso no momento, mesmo porque ele conversou comigo ainda há pouco pelo GAIM, estava tentando instalar o plugin para flash e abriu o vcn para eu poder prestar "manutenção" remota, tudo isso depois de entender que depois de usar o pppoeconfig para poder usar a conexão via TV a CABO, não teria que reconfigurar toda vez que quisesse, bastando para isso utilizar os comandos pon/poff.

Sei que ainda vou ter dificuldades em explicar isso às pessoas, mas é complicado para muitos desvincular um programa de qualidade de programa caro. Fazê-los entender que nem todo mundo procura exterminar seus concorrentes, na sua busca pela qualidade do código. Por favor, agradeço, caso alguém possa dar umas dicas de como fazer os outros entenderem que Linux != M$, Linus != Bill Gates, Distro != Produtora de Software, etc...

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004