Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

YouOS - Sistema Operacional baseado na Internet

O YouOs é um Sistema Operacional feito para rodar no navegador, criado por quatro estudantes de Ciências da Computação do MIT em 2005. O sistema suporta mais de 150 aplicações feitas pelos usuários.” A nota foi enviada por Nelson Saraiva (nsaraivaΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de philippe
impressionante: estou postando de dentro do YouOS e realente é muito poderoso.
parece ser feito en java. e é bem agil por sinal.
Comentário de Douglas Augusto
Linux Terminal Server:
estou postando de dentro do YouOS e realente é muito poderoso.


E eu estou postando remotamente --em tela cheia-- atrás de um servidor via protocolo NX[1] (terminal server). É muito mais poderoso porque tenho em mãos todos os aplicativos (e interface) de uma distribuição GNU/Linux qualquer --no caso o ambiente é um KDE rodando sob o SUSE.

A idéia é antiga, e particularmente acredito que soluções como esta do YouOS não são as mais adequadas. Coisas como VNC/NX são mais simples e eficientes, pois aproveitam todo o legado (SO, aplicativos, servidor X, etc.), preocupando-se apenas com a transmissão remota dos dados.

A NoMachine também permite que você faça um testdrive do NX (sem necessidade de cadastro):

http://www.nomachine.com/testdrive.php

parece ser feito en java. e é bem agil por sinal


Não, ele utiliza AJAX[2]. O que parece limitar o uso aos navegadores IE/Firefox.

1. http://www.nomachine.com
2. http://www.youos.com/html/static/manifesto/what.html

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de bebeto_maya
Terminal Service é melhor!: __Olha, sei que dá muito trabalho desenvolver um sistema como este, mas do ponto de vista funcional e prático é um zero a esquerda, lógico, que do ponto de vista experimental é ótimo, pois mostra o poder do AJAX, e as possibilidades. Mas muito mais pratico é um Terminal Server, além de mais rápido também...Visto que o mesmo permite utilizar recursos funcionais de um navegador moderno e de uma suíte como o OpenOffice...

__Uma boa idéia, seria um Terminal Service, com a possibilidade de se usar um disco virtual, para que você pudesse salvar seus arquivos e realizar seus trabalhos de qualquer lugar do mundo...Algo dividido com o Quota. Acho muito mais prático.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Rafael Arcanjo
YouOS: Muito interessante mesmo o conceito.
Tinha feito um post no meu blog sobre

segue pra quem tiver interesse

http://www.arcanjo.org/blog/?p=20
Comentário de lucmult
Funcionou no Epiphany: Eu estou postando do youOS através do Epiphany.

Na minha máquina é um pouco lento o youOS, mas é bem interessante, principalmente onde tem-se o acesso a internet bloqueado, se tiver acesso ao youos.com você pode acessar praticamente qualquer site. :D

Até mais,

Luciano Pacheco
http://lucmult.blogspot.com
Comentário de Nadal
Advogado do diabo: Desculpem-me a ignorância, mas qual a utilidade de um sistema operacional remoto acessível através da internet? Não vejo nenhuma vantagem em relação a um sistema local portátil (um livecd ou algo tipo um Damn Small Linux-embedded).

Nadal
Comentário de Padre Quevedo
Esto no passa de enganason, puro charlatanismo...: SO web no ecziste!!
Comentário de nemesis
epiphany usa o mesmo engine: epiphany usa o mesmo engine Gecko do Mozilla Firefox.

mas creio que KHTML do Konqueror e Apple Safaria, assim como o Opera, tmb se saem bem com Ajax.

ora, se os desenvolvedores conseguem fazer a velharia do IE rodar aplicações como GMail, Digg e outras, pq não conseguiriam com engines modernos...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de spook
E o EyeOS e outros?: Também não entendo como o Opera e Konqueror não é capaz de rodar algumas aplicações em Ajax enquanto o IE consegue.

Vi esta notícia em vários lugares... só não entendi por que tanta badalação. O EyeOS é bem mais elegante, só que não tão completo, e funciona no Opera (o YouOS não abre com o Opera, e com o Konqueror fica eternamente carregando).
Comentário de Copernico Vespucio
Grande Idéia, Excelente implementação: Me parece uma das idéias mais originais em Web que eu tenho visto ultimamente. Não que A.S.Ps sejam uma idéia nova, ou terminais Web (acho que todo mundo aqui já usou Webmin). Mas a forma como o serviço é implementado e oferecido é bastante original.

Não, sistemas como o youOS não substituem seu SO local.

Sim, ele é muito superior a qualquer forma de terminal service, devido à sua praticidade e usabilidade.

Aparentemente, ele foi escrito para suportar aplicações web em qualquer linguagem ou tecnologia suportada pelo servidor em questão (ou outros): Java, PHP, .NET, etc. Isso porque ele aparenta suportar HTTP para troca de dados entre aplicações.

Será q o produto é de código aberto?
Comentário de Copernico Vespucio
Firefox: O Firefox abre o youOS na boa...

Aplicações em AJAX dependem da implementação de uma série de recursos JavaScript (melhor chamar de ECMA-Script) para permitir a criação de requisições HTTP assíncronas e o trabalho com árvore DOM. Caso um determinado browser não implemente esses recursos, ou o faça de forma diferente do esperado pela aplicação servidora, o AJAX pode não funcionar ou oferecer funcionalidade parcial.

Acredito que em pouco tempo o Opera deve corrigir o problema. O Konqueror eu não sei se foi projetado para este tipo de uso "pesado": Ele sempre me pareceu uma alternativa leve do próprio toolkit gráfico para abrir páginas e sites html simples e oferecer alguma pré-visualização.

Alguém já testou com o Náutilus? Sabem se funciona?

[]s
Comentário de spook
Konqueror == Opera ?: O Firefox sempre abre... O Opera até hoje não suporta completamente o GMail, acho difícil corrigirem algo, até porque não sei de quem é a culpa. Ironicamente, o Safari roda perfeitamente o GMail, e utiliza o KHTML como motor, só que o Konqueror não consegue por padrão (a tela fica travada), mas se identificar ele como Firefox, consegue (mas não mostra a lista usuários no chat ao lado). Já tentei me identificar como Safari pelo Konqueror, também não tive susesso. O Calendar do Google abre com o Opera e fica usável, com pequenos problemas, o Konqueror não abre quase nada e fica inutilizável, pelo menos identificado como Firefox.

O Konqueror (ou KHTML) não acho que esteja tão atrás do Opera na questão de compatibilidade com programas Ajax, aliás, o Konqueror evoluiu muito nos últimos tempos, sendo o 1º navegador a passar no teste do ACID2.
Comentário de Copernico Vespucio
DHTML, FF, KHTML e Opera: Esse lance da identificação do browser parece ter a ver com a configuração do servidor do outro lado, mais que com a aplicação web em si...

O Gmail usa quantidades generosas de DHTML, além do próprio AJAX em si. Realmente não roda 100% em todo lugar.

Em DHTML, tanto o Konqueror quanto o Opera têm de evoluir bastante...

Aproveito para passar minha experiência com o FF:


Maldita política de cache! Essa mania do raposa de manter tudo cacheado faz com que seja alocada uma quantidade nababesca de recursos do sistema em pouco tempo de utilização de aplicações como essa. Tanto no Win quanto no Linux mesmo q c feche o FF o processo continua lá, com todo o cache gravado (esperando a próxima execução)...

Acontece o mesmo com applets. O safado não libera a memória usada mesmo depois dele ter sido desativado.

Quando é que vão arrumar isso? Isso não é feature, é bug!!!

Comentário de srighi
Código Fonte: O eyeOS tem disponível o fonte pra se instalar localmente, em uma rede privada, por exemplo, mas parece que o YouOS não tem, o que é uma pena.
Comentário de iamah
Me parece um aglomerado de: Me parece um aglomerado de serviços já disponíveis na web... Não gostei muito não, usei por 5 minutos e pronto...
Comentário de rodrigo b
não é verdade. tentei: não é verdade. tentei entrar no orkut por ele e nao consegui pq o servidor ta bloqueando aqui no trabalho.
Comentário de Copernico Vespucio
estranho: Tem certeza?

O servidor aqui da rede do meu trabalho está bloqueado para o Orkut e eu consigo acessar dentro do YouOS.

Talvez o seu caso seja o seguinte:

A comunicação entre a sua máquina e o YouOS, através do seu proxy, não é encriptada, ou seja, passa pela rede em texto plano (o youOS não é https depois da autenticação)

Se a sua rede tem um proxy inteligente do tipo Squid, por exemplo, ele não só bloqueia o host como também investiga todo o texto que trafega na rede procurando pelas palavras proibidas de sua lista. Se encontrar qualquer conteúdo coincidente, ele bloqueia o site.

Pode ser o que está acontecendo com vc.
Comentário de Copernico Vespucio
não apenas: Não é apenas um conjunto de serviços, pq vc. pode instalar programas nele e até mesmo desenvolver seus próprios programas...

Vc. chegou a instalar os emuladores de NES e Mac antigo? São muito interessantes.
Comentário de Gustavo Bittencourt
RE: Funcionou no Epiphany:
Na minha máquina é um pouco lento o youOS, mas é bem interessante, principalmente onde tem-se o acesso a internet bloqueado, se tiver acesso ao youos.com você pode acessar praticamente qualquer site.

Não, não pode. Quando você está usando o tal do YouBrowser (ARGH), o que você vê é apenas um frame no do seu navegador, seja ele Firefox, IE ou Epiphany. Portanto, quando você acessa um site atravéz do YouOS, está na verdade acessando o site diretamente.
Comentário de evandrofisico
Conceito errado: Não pensem nos web "oses" da vida como desktops, ou coo sistemas operacionais. Pensem neles como plataformas para a criacao de apliativos web onde coisas como terminais não possuem velocidades aceitáveis, como sistemas para controle de estoque via WEB e etc. Se é pra substituir uma aplicacão que roda na minha máquina (tipo o browser), não faz sentdo, mas para permitir que pessoas com sistemas operacionais/browsers diferentes possam acessar conjuntos aplicacões de forma mais simples (além de facilitar a cria?ão destas, expondo uma "API") a ídeia é tão boa que um monte de gente tá usando e fazendo (eu mesmo por exemplo)
Comentário de Adrian
Conceito: Para mim, essa é mais uma demonstração do conceito de aplicação 100% web...

O q eu vejo no futuro é um SO magro em nossas máquinas, gravado numa ROM (sim, só para leitura, vc não vai pode mexer nele), carregando todas as aplicações via web (e pagando por elas...).
Comentário de Copernico Vespucio
Incorreto:
Ao utilizar o "browser" do YouOS, sua requisição é enviada para o site do sistema deles, não como requisição, mas como parâmetro. O servidor do YouOS faz a requisição ao site fornecido, recupera o conteúdo e o envia para a janela do "navegador" YouBrowser via AJAX.

No fim das contas, ele está implementando um tunelamento através desse servidor.

Como resultado, o IP do Orkut está bloqueado aqui na empresa (por regra de firewall, não por proxy), mas o YouBrowser consegue acessar o site.

[]s
Comentário de Copernico Vespucio
não substitui...: A.S.Ps simplesmente não substituem aplicações locais.

Em nossa história, já migramos do esquema Terminal burro <-> Mainframe faz tempo. O que a técnica propõe não é um retorno às mesmas técnicas.

Existem dois contras contra a abordagem de transformar desktops em terminais "burros":

1- Uma A.S.P nunca terá a mesma usabilidade de uma aplicação local, menos porque os browsers se limitam ao "menor denominador comum" e mais por causa da latência da rede. Apenas quando a rede for tão ou mais rápida que a minha RAM ou o meu disco os ASPs terão condições de concorrer com desktops em usabilidade.

2- Milhões de clientes burros acessando um mesmo servidor sobrecarregam o mesmo. O provedor tem todo o TCO (custo de propriedade) do processamento, ao carregar os clientes "em suas costas". A boa prática nesse caso é manter no cliente o processamento da camada de interface e aplicação, que lhe compete e deixar para o servidor apenas o que lhe é devido.
Isso não significa que não veremos ASPs bem sucedidos (como os da Google). Significa que os ASPs jamais serão tão complexos quanto as aplicações locais (ou seja, esqueça a idéia de um Adobe Photoshop pela internet, ao menos por enquanto).

Na verdade, a verdadeira onda do futuro é uma arquitetura na qual as diferenças entre cliente e servidor se dissolvem, numa grande rede distribuída. Vc. procurará seu computador para atender às suas necessidades, sem se importar de onde vem o serviço (se ele faz isso localmente ou não). Tecnologias como Object-Spaces e JXTA são arautos desse futuro.
Comentário de nemesis
e, por consequência, logo o: e, por consequência, logo o youos estará bloqueado, assim que for descoberta a mamata... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
:-))): É por isso que o código-fonte liberado seria tão agradável... :P

Ter um túnel sem ter de programar e manter por vc. mesmo é muito interessante. :-D
Comentário de Gustavo Bittencourt
RE: Incorreto: Incorreto está você. Se você usar o Firefox, clique com o botão esquerdo do mouse sobre a área de navegação do YouBrowser e no menu de contexto clique em "Este frame > Abrir em nova janela". Vai abrir diretamente a página acessada pelo YouBrowser, sem nenhum tunelamento.
Comentário de Ednei Pacheco
Sem contar...: Sem contar que ainda teremos de usar um outro sistema para acessá-lo, não? &;-
D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Copernico Vespucio
aparência X funcionalidade: Não creio que esteja.

Nem precisa fazer esse malabarismo todo. :) Algumas vezes, um bug no you browser abre a página no raio da tab sem querer...

O que aparece no cliente pode não exibir o que está acontecendo no background.

Faça uma experiência. Vc. tem um firewall na sua máquina? Use-o então para bloquear acesso a um host qualquer, na porta da Web, porta 80. Bloqueie esse host, não o YouOS.

Tente acessar o host diretamente no seu browser local. Se tudo deu certo, vc. não conseguirá.

Agora entre no YouOS. Abra o YouBrowser e tente acessar esse host através dele.

Se o YouBrowser também não conseguir acessar o host "proibido", aí eu acredito em você.
Comentário de Copernico Vespucio
exato, mas há alguns confortos: Exatamente, é esse o ponto.

No entanto, uma vantagem (é mais um conforto) é manter seu trabalho realizado nele acessível a partir de qualquer computador.

O YouOS é mais para trabalhos de escritório e gerenciamento pessoal, mas a mesma idéia pode ajudar em outros campos. Se o seu provedor de conteúdo - aquele que hospeda seu site, sistema web ou blog - oferecessem uma interface como essa, tornaria a administração do seu conteúdo muito mais fácil pra você.
Comentário de vmedina
Aqui bloqueou: Também pensei nisso. :P

Esses Web "OSs" não são nada mais, nada menos que uma nova interface para uma intranet, que visa simular um desktop normal usando os recursos de um desktop normal. Sinceramente, não me pareceu tão empolgante como alguns acham.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Copernico Vespucio
puf!!!: Oras... Que puxa, fui traído...

Se bloqueou, é sinal q não faz tunneling. Pra mim tava bloqueado e qdo eu usei o troço ele acessava. Deve ter sido algum engano.

Ainda há esperança: Se alguém em algum lugar implementar o serviço de tunneling (tô sem tempo e sem servidor :P) dá pra chamar o serviço de dentro do treco fazendo um frontend javascript e mandando para lá. Ele é, ao menos, uma boa interface gráfica implementando AJAX.

Melhor seria mesmo um Webmin da vida, como uma interface gráfica como essa em algum servidor de grande porte. Seria uma implementação legal para a idéia.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004