“Uma solução simples e gratuita para a filtragem de conteúdo ao alcance de escolas, telecentros, pequenas empresas e até usuários domésticos, pois não exige muita qualificação técnica para implantar, é o ScrubIt, parecido com o OpenDNS mas com espectro mais amplo. Enquanto o OpenDNS visa bloquear sites de phishing o ScribIt também não gosta de sites pornográficos. Não é preciso instalar nada, basta configurar o DNS com os endereços dos servidores do ScrubIt: 67.138.54.100 e 207.225.209.66.
A idéia independe do sistema operacional porém pode ser combinada, nos *BSD e Linux, com o DNSMasq para se ter um melhor desempenho com resolução em cache local.
Existem outros projetos que também oferecem elementos simples para agregar maior segurança na navegação pela Internet. Exemplos: usando o arquivo de hosts (www.mvps.org/winhelp2002/hosts.htm), a configuração automática do proxy do navegador como No-Ads (www.schooner.com/~loverso/no-ads) ou barrando, pura e simplesmente, algumas maçãs podres (www.spamhaus.org/drop/drop.lasso) da Internet, conforme sugestão recente do Sans Institute.”
[]s,