Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Xara para Linux não está morto, apenas hibernando, dizem seus desenvolvedores


“A empresa Xara, desenvolvedora do XaraLX, afirma que o projeto open-source de edição vetorial não morreu, embora seu desenvolvimento esteja lento.”


Enviado por Fábio Emilio Costa (fabiocosta0305Θgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de fabriciomoeller
Prioridades: A última notícia que tive é que a prioridade é a versão para o Windows Vista, até porque é a versão comercial deles. Depois retomariam o desenvolvimento para Linux, até porque na minha opinião o Linux divulgou bastante a ferramenta e ele tem interesse nisso.
Comentário de silveira
Que coincidência: Muita coincidência. Ontem mesmo eu estava experimentando outras ferramentas de vetorização e instalei o Xara XL no Ubuntu.
Achei bem interessante, baixei os exemplos dele, muito surpreendente. Venho usando muito o Inkscape mas quero experiementar outros programas. O Sodipodi eu me desanimei.
Então eu fui justamente nos fóruns do Xara XL para ver como as coisas iam, e havia questionamentos se o projeto havia parada, porque havia um mês sem atualizações no CVS, e foi justamente essa a justificativa que eles deram. Se dedicando a versão comercial deles.
Fui ver a diferença entre a versão do Xara para Linux e o Xara comercial para windows, é mínima, coisas muito sem importância.
Eu espero que o projeto começe a agregar desenvolvedores e passe a não depender exclusivamente dos desenvolvedores da empresa.

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
http://silveira.wordpress.com
Comentário de fabio.mazzarino
Usando profissionalmente aqui: Utilizo o Xara Xtreme para Linux profissionalmente. E acho que satisfaz as necessidades.

Claro que o Corel e o Illustrator são melhores, mas o Xara não fica muito atrás não.

Na parte de criação ele fornece um pouco mais que o básico, mas o suficiente para qualquer um com um pouco de criatividade fazer bons trabalhos.

O que ele deixa muito a desejar é na hora da exportação, tanto pra pdf, como para gif, png e jpg, perde-se muita qualidade. E corre-se o risco de terminar o trabalho e não conseguir levar na gráfica para imprimir.

De qq forma é muito bom e eu recomendo. Fico esperando ansioso o lançamento da próxima versão.
Comentário de ufa
Opa!: "Though almost all of Xara LX has been released under the GPL, one key library remains closed. Outside contributors say the cdraw library -- which is currently available in binary form only - is the linchpin. Without it the remaining Xara LX code does not function, and open source developers are reluctant to commit their time."

Quem iria gastar tempo programando para um projeto que não é totalmente livre, e mais, não funciona sem a biblioteca proprietária?


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004