Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Wubi: uma forma interessante para o usuário Windows fazer um best drive do Linux

O Lifehacker apresenta o Wubi, um instalador de Linux com uma especialidade incomum: instalar o Ubuntu completo em um arquivo gravado em uma partição Windows pré-existente, e torná-lo bootável pelo gerenciador de boot do próprio Windows - permitindo assim que usuários de Windows curiosos sobre o Linux possam testar o sistema sem reparticionamento e sem ter de abrir mão do desempenho, como fariam no caso dos testes baseados em Live CDs.



Após instalar o Ubuntu pelo Wubi, a cada vez que o computador for reiniciado o usuário terá opção de dar boot pelo Linux, mesmo sem ter partições dedicadas para isto, e sem usar virtualização. O Wubi, que é um software livre, é integrado à arquitetura do Windows, permitindo até mesmo a operação de uninstall.

Segundo o FAQ do Wubi, o sistema é instalado em um arquivo comum do Windows (mais especificamente, c:\wubi\disks\system.virtual.disk), que é visto pelo próprio Ubuntu como se fosse um HD virtual - permitindo inclusive gravação de arquivos, instalação de pacotes, etc.

Saiba mais (cutlersoftware.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de anakinpendragon
O Mandriva, a muitos anos: O Mandriva, a muitos anos atrás ( Era Mandrake) tinha uma solução semelhante. O desempenho era sofrivel para o hardware da época. Espero que essa solução seja mais viavel, senão compensa mais, se for apenas para teste o usuario usar um live cd, ou chamar um técnico capacitdo para instalar o Linux em uma segunda partição.
Comentário de tiagocruz
Eu cheguei a usar isso ae...: Cara... eu cheguei a usar, era algo como Lin4Win... o parâmetro que você passava para o instalador do Mandrake 7.2 se instalar em um arquivo na partição FAT... hahahaha.... bons tempos, e desempenho sofrível _com certeza_ :-)

Espero que melhore mesmo com os hardwares atuais... ;)

--
everlinux.com
Comentário de Seu nome
UMSDOS: Quase tão velho como o próprio linux

http://www.linuxdocs.org/HOWTOs/UMSDOS-HOWTO.html


Comentário de Emerson Alexandre
coLinux: Eu instalei o Ubuntu dentro do Windows usando o coLinux junto com o freeNX.
Uso quando preciso acessar a internet via bluetoth do Treo 650, pois só consegui isto via windows, via linux ainda não, então acesso pelo windows e compartilho a conexão com o Ubuntu no coLinux.

--
-----------------------------------------
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente

Comentário de Ricardo_NY
Coincidencia.: Estou baixando essa versao agora mesmo. Ja tentei instalar uma vez mas algo deu errado. Vamos ver se desta vez vai!!!
Comentário de Ricardo_NY
Instalei e pede username e password: E eu nao tinha escolhido nenhum username nem password? O que fazer?
Comentário de ERNEXT
NOME UBUNTU: NOME UBUNTU
SENHA UBUNTU
Comentário de abj
Funciona muito bem!: Tenho o wubi (Ubuntu 7.04) instalado no meu notebook e funciona perfeitamente. É rápido, fácil de instalar e remover se necessário. Wireless funciona. Acho que essa iniciativa tem grandes chances.

T+
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004