Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

World of Warcraft no Linux: updates do Cedega não são mais o que costumavam ser?

O Jem Report cobre a situação recente das atualizações do Cedega, produto da Transgaming (baseado no Wine) que permite rodar no Linux diversos jogos feitos para Windows, como o popular MMORPG World of Warcraft. Segundo o artigo, as atualizações periódicas no software do jogo freqüentemente tornam-no incompatível com o Cedega, mas os usuários assinantes do serviço de atualização estão acostumados a receber atualizações do próprio Cedega, produzidas rapidamente para que possam continuar a usar o jogo que os levou a investir no serviço em si - não me parece um modelo muito sólido, mas consta que há boa quantidade de consumidores neste plano, que custa US$ 5,50 mensais.



Mas com o patch 2.2.0 do World of Warcraft, lançado há cerca de 2 semanas, segundo o artigo, tudo mudou. O patch quebrou o suporte ao jogo no Cedega, a Transgaming não lançou uma atualização imediata, não respondeu a questões sobre isso nos seus fóruns, e nem mesmo às tentativas de contato da imprensa a respeito. A situação mudou logo após a publicação da nota no Jem Report, com respostas da empresa começando a surgir nos fóruns, mas sem uma solução para o problema em si.

Existem várias razões possíveis, mas o autor da notícia oferece uma em especial: a de que a empresa esteja mais preocupada em atender aos seus clientes na plataforma Cider (que roda no Mac), ou esteja com poucos recursos para dedicar aos usuários do Cedega porque os está concentrando em atender a seus novos contratos com a Electronic Arts e com a CCP.

Esta análise dos motivos não passa de especulação, e usuários que rodam aplicações em plataformas para as quais não elas não são oficialmente suportadas sabem com o que estão lidando, especialmente se estas aplicações são atualizadas periodicamente e de forma compulsória. Mesmo assim, a informação deve ser considerada por aqueles que pensam em recorrer a este tipo de serviço.

Saiba mais (thejemreport.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de albrecht
Hum..: Eu assinei o cedega por 3 meses e jogo o WoW tranquilamente nele.
Mas parece que falta alguma coisa, está um pouco parada as atualizações... de qualquer maneira da para jogar "bem" as novas versões do WoW...
--------------------------------------------------------
Pih is All!
Comentário de Victor Schulz
Pessoalmente testei o Cedega: Pessoalmente testei o Cedega há um tempo atrás, mas com os jogos que queria jogar no Linux acabei indo de Wine mesmo. Os caras estão fazendo um ótimo trabalho por lá, enquanto as gambiarras que o Cedega faz para rodar os jogos acabam dando mais dor de cabeça que facilidades ao usuário final.
Comentário de Paulo Pontes
Atualmente o wow é o único: Atualmente o wow é o único motivo que mantém o windows na minha máquina.

O Cedega foca seus esforços nos sintomas e não na causa raiz, por isso nunca vai ser estável de verdade.
Comentário de Bruno Laturner
somewhere over the rainbow...: Quem sabe a Blizzard decidiu fazer uma versão pra linux e pediu pra Cedega parar com o trabalho dela...

Podemos sonhar.
Comentário de Pinguim Psicopata
WINE: Enquanto isso, consigo rodar meu WoW 2.2.3 no WINE 0.9.46. Funciona super bem. Distro? Mandriva, openSUSE, Ubuntu, Arch, basta escolher o sabor favorito. Testei com todas essas aí.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004