“O Wine-Doors é o que se pode chamar de Gerenciador de Pacotes Windows no Linux.
Quem usa Windows não está muito acostumado com o sitema de instalacão/remocão de programas do Linux, o que chamamos com propriedade de Gerenciamento de Pacotes. O Wine-Doors é uma interface gráfica que permite instalar aplicacões feitas para Windows em um sistema Linux. Ele usa o já conhecido Wine para instalar os programas que são obtidos automaticamente pela internet de um repositório pré-configurado no programa. É muito semelhante ao que acontece no apt-get, ao melhor estilo do Adicionar/Remover e Synaptic (ambos front-end do APT-GET) que obtém um pacote da internet e chama o dpkg (wine, neste caso) para instalar o programa.”
Não recomendo a instalação e o uso do WineDoors porque ele instala muitos programas do Windows que não podem ser instalados off-box ... nesses dias de conflito da comunidade por causa das patentes de software, não é recomendável ...
Por outro lado, o wine oferece nativamente uma ótima opção de configuração, o winecfg, que inclui também a configuração de temas para o sistema. E para a desinstalação de programas, podemos usar o wine uninstaller, chamado via linha de comandos, que possui a mesma eficiência do "Adcionar e Remover Programas" do Windows XP.