Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Wine-Doors: Instalando facilmente aplicativos do Windows no Linux


“O Wine-Doors é o que se pode chamar de Gerenciador de Pacotes Windows no Linux.

Quem usa Windows não está muito acostumado com o sitema de instalacão/remocão de programas do Linux, o que chamamos com propriedade de Gerenciamento de Pacotes. O Wine-Doors é uma interface gráfica que permite instalar aplicacões feitas para Windows em um sistema Linux. Ele usa o já conhecido Wine para instalar os programas que são obtidos automaticamente pela internet de um repositório pré-configurado no programa. É muito semelhante ao que acontece no apt-get, ao melhor estilo do ‘Adicionar/Remover…’ e Synaptic (ambos front-end do APT-GET) que obtém um pacote da internet e chama o dpkg (wine, neste caso) para instalar o programa.”


Enviado por Rafael Proença (cypherbiosΘgmail·com) - referência (cypherbios.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de 7933-0
Não recomendo: Não recomendo a instalação e o uso do WineDoors porque ele instala muitos programas do Windows que não podem ser instalados off-box a não ser que o usuário tenha uma licença válida de um dos sistemas operacionais da Microsoft. Como exemplo, o WineDoors oferece a opção de instalar o DirectX9, o IE6, VisualBasic 6 runtime, etc, o que, nesess dias de conflito da comunidade por causa das patentes de software, não é recomendável que nenhum usuário GNU/Linux tenha esses programas nos seus sistemas.

Por outro lado, o wine oferece nativamente uma ótima opção de configuração, o winecfg, que inclui também a configuração de temas para o sistema. E para a desinstalação de programas, podemos usar o wine uninstaller, chamado via linha de comandos, que possui a mesma eficiência do "Adcionar e Remover Programas" do Windows XP.
Comentário de emanuelsan
DirectX, IE6, etc.:
Não recomendo a instalação e o uso do WineDoors porque ele instala muitos programas do Windows que não podem ser instalados off-box ... nesses dias de conflito da comunidade por causa das patentes de software, não é recomendável ...


Ué! O que têm haver a instalação de programas windows com patentes de software incidindo sobre programas Linux? O DirectX9, o IE6, etc são programas feitos pela M$ e podem usar qq patente da M$, eles apenas estão rodando no Linux, qual o problema? Só vejo problema da licença para um usuário poder rodá-los legalmente.

E o que temos nós aqui do Brasil com patentes que só valem nos states (se é que valem algo)?


Comentário de Fred Banionis
Tão fácil que eu nem: Tão fácil que eu nem consegui instalá-lo ainda.
Mesmo completando todas as dependências ele ainda insiste em não abrir.
Comentário de Connochaetes Taurinus
O que o 7933-0 está: O que o 7933-0 está afirmando é: "não use Windows pirata", no que está correto; e que, moralmente falando, não é correto usar softwares que beneficiam-se de patentes enquanto questionamos essa prática nefasta.
Comentário de emanuelsan
Acho que o IE6, DirectX são: Acho que o IE6, DirectX são gratuitos resta ver se têm alguma cláusula restritiva. Mas se o cara têm o windows legal na máquina, acho que tá resolvido. Mesmo que a restrição seja bem específica, tipo, não pode ser usado em outro software que não seja A ou B. Esse tipo de coisa costuma ser visto como cláusula abusiva e não vale nada.

Na verdade a posição que se apresenta é que o software livre não infringe patente nenhuma, que as alegadas patentes da M$ são fumaça e não valem nada, ou pq é uma coisa roubada, os caras patentearam algo que já existia e não foram eles que criaram (os caras copiam tudo) ou uma coisa nada haver, tipo duplo-clique, e até o caso de um recurso obscuro e facilmente substituível, mas eles não dizem qual é.

Quanto as patentes, se existir, não valem nada fora dos states, e só por curiosidade me diga quais?

Comentário de 7933-0
São gratuitos, mas isso não quer dizer para qualquer um...: Tanto o IE6, DirectX, entre outros, não são gratuitos no sentido amplo da palavra. Como você mesmo falou, só podem ser utilizados por quem tem Windows "genuíno". E, para evitar problemas esse programa não deveria colocar esses programas disponíveis automaticamente sem um aviso ou restrição prévia.

Um exemplo de erro que o programa comete: ele coloca a disposição do usuário a fonte Tahoma, como se ela fosse parte do pacote "webcore fonts" da Microsoft que foi disponilizado na web há alguns anos. Todas as demais fontes-padrão do Windows, Arial, Times.. foram liberadas pela Microsoft, mas não a Tahoma. Além do mais, as fontes são disponibilizadas fora do formato ".exe", ou seja, sem o instalador, o que é uma clara violação da EULA das "webcore fonts", que só permite que as fontes sejam disponibilizadas com o instalador oficial da Microsoft.

A situação é diferente quando usados o apt-get solicitamos a instalação das fontes da Microsoft (msttcorefonts): primeiro ele baixa o arquivo cabextract, depois baixa todas as fontes com o formato, Arial.exe, por exemplo, e sõ então extrai as mesmas usando o cabextract, respeitando os ditames da EULA da Microsoft.


Comentário de hardware
Nao gostei do Wine: Descidido a abandonar o Ruindows de vez - ainda uso o XP profissionalmente - para tanto precisava que o Dreamweaver e o Photoshop rodassem redondo no Linux. Instalei o Wine no Ubuntu 7.04 (que foi instalado em um computador Athlon XP 1.7GHZ, 512MB de RAM, HD de 80GB e placa de video nVidia TNT2 de 32MB), porém minha decepção foi muito grande. Depois de instalar o IE6 e outro arquivo pedido (nao lembro mais qual), consegui rodar o Winrar (pra teste), porém o Dreamweaver simplesmente nao abriu! Como na empresa onde trabalho temos licenca do Dreamweaver e todo meu desenvolvimento é feito em cima dele (OK, já testei o Kompozer e o Quanta e não é a mesma coisa), achei que o Wine seria a solucao, porém nao funcionou. Pensei que o Wine funcionasse redondo, mas nao pareceu ser o caso.
Comentário de ThigU
Existe uma pergunta!: Ao iniciar pela primeira vez o Wine-Doors, existe uma caixa para que o usuário marque caso possua uma licença original de uso do Windows! O que indica que "apenas" usuários com a tal licença podem utilizar os softwares com restrições da Microsoft. É quase como o aviso sobre patentes que exibido ao iniciar o Automatix, onde a equipe se isenta sobre qualquer violação que o usuário venha a cometer ao utilizar os softwares lá disponíveis.

--
http://localdomain.wordpress.com
Comentário de CWagner
Tente o Codeweavers: Tente o Codeweavers CrossOffice. Tem em algum dos repositórios do Ubuntu para teste de 30 dias, acho.

Veja se funciona, em caso positivo a tua empresa pode adquirir uma licença do mesmo. Em caso negativo creio que a solução seria continuar com o Windows ou quem sabe utilizar o eclipse com plugins para desenvolvimento web. Ainda não vi, mas parece que tem quem goste muito.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004