Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Propaganda da MS afirma que TCO não deve mais ser resumido em números

Um conhecido meu me emprestou uma revista cujo nome é InformationWeek (nº 157), e para espanto meu, na contra-capa tem uma propaganda da Microsoft - aquela antiga que diz os motivos que levaram a empresa Y a optar pelos seus produtos - dizendo que a TV Cultura migrou do Sistema linux para Windows por que o Linux era totalmente vulnerável, sem o menor controle.   Segundo a área de TI da empresa, 'O Custo total de propriedade existe sim, mas não pode ser resumido em números. Afinal, como medir o custo da falta de segurança em uma rede corporativa? O sistema Linux era totalmente vulnerável, sem o menor controle. Praticamente, partimos do zero. com 1500 funcionários, tínhamos o desafio de implementar um servidor de rede e e-mail com segurança e baixo TCO. Por isso escolhemos a plataforma Microsoft'. Se fosse uma empresa privada, tudo bem, que façam o que bem entendam mas usando recursos públicos, mais ainda do governo do Estado de São Paulo.” A nota foi enviada por Roger de Almeida (rogerdealmeidaΘyahoo·com·br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Job
Simples de Entender: O atual governo Paulista é do PSDB.
O mesmo que comprou uma solução da MS para compras do governo (sem licitação) sendo que a empresa MS nem faz este tipo de sistema. Utilizando como argumento o notório saber da MS, visto que foi decidido usar a plataforma Windows, também sem questionamentos.

as justificativas para tais decisões podem ser encontradas em pequenos países do caribe.


Comentário de Fábio Martins
Acho patético esse: Acho patético esse argumento. Pelo menos o do TCO já não é o único.
E o cara vem me dizer que o sistema era totalmente vulnerável. Todo mundo sabe dos esforços do Governo de São Paulo em introduzir a Microsoft como co-irmã em parcerias de software.
Tenho até vergonha de lembrar que o governo do Rio de Janeiro está indo pelo mesmo caminho. Imagina como deveria estar a estrutura lá na TV Cultura.. qual deveria ser a versão do kernel.. será que tinha alguma estrutura de servidor por acaso?
Onde vamos parar.....
Comentário de bebeto_maya
Desqualificação Humana: __Você tem um sistema que é excelente, mas que tem uma curva de aprendizagem maior, e um pessoal de TI desqualificado e sem treinamento, fora isso um endosso total da Prefeitura para produtos de uma dada empresa...O resultado só poderia ser catastrófico...

__Agora afirmar que o Linux é totalmente vulnerável e fechar os olhos para os mais de 100 mil vírus do WIndows é falta de vergonha na cara mesmo, desculpem a franqueza.

__O Piter Punk já definiu isso, segundo ele, todo mundo acha normal computador travar, ter vírus, engasgar, ser lento, ter spyware...Porque a própria cultura predatória da Microsoft acostumou as pessoas a isso...É como gripe e catapora, é normal...No entanto no primeiro percalço com Linux, a resposta é: O sistema não presta!

__Quando se usa esses termos é impossível fazer algo de qualidade mesmo...Simplesmente porque esse objetivo não existe.

__A Cultura, mais uma vez, mostra que além da queda da programação, está sofrendo uma queda ¨Cultural" também...Lamentável, principalmente porque trata-se da "TV Oficial", da maioria das Universidades públicas...E usar termos perjorativos e falaciosos contra uma tecnologia Universitária é um sinal dos tempos, que mostra a quantas anda nossas instituições educacionais.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de procedha
leiam a matéria na: leiam a matéria na microsoft....
www.microsoft.com/brasil/fatos/casestudies/peanchieta.mspx
Comentário de vmedina
Breve no palácio do planalto...: ... se nós deixarmos.

Mais uma vez nós vemos o que o pessoal da direita faz quando pensa em Software.

Por isso, pensem bem em quem votar na época de eleições.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de kenoma
Windows x Adm Pública: Olá !

Essa notícia nos estarrece e envergonha, mostra o caráter e a ética de determinados administradores públicos. Sinicamente fingem estar ao lado dos interesses dos cidadãos, mas agem na direção oposta. Seria muito interessante saber o que esse indivíduo tem a dizer do porque a cada dia as Universidades Públidas e Centros de Pesquisa do país e do mundo estão migrando completamente suas plataformas para o software livre, algumas até já desenvolvem distribuições próprias como é o caso da Unicamp que tem o Tutoo. Em seguida gostaria de saber porque a rede de supermercados "Pão de Açúcar" passou a usar o Linux. Acho que ele terá dificuldade de responder.

Agora eu pergunto: Será que a adoção do Windows, em se tratando de Brasil e de Políticos, não se deve uma mão dupla, ou melhor, será que rola um caixa 2 ?
Comentário de Lipse
Não sei se vocês lembram,: Não sei se vocês lembram, mas a Microsoft já deu dores de cabeça para a prefeitura de São Paulo com um dos seus sistemas falhos.

O problema foi com um sistema de GPS pra controle dos ônibus que a Microsoft atrasou e fez algo falho.

Lembro que na época citaram um sistema idêntico, mais barato e que funcionava já algum tempo em outro estado do Sul (não lembro qual) com perfeição. Detalhe, este era feito por uma empresa brasileira.

Vejam:

http://www.underlinux.com.br/content/view/4782/70/

http://www.underlinux.com.br/content/view/4785/70/

Nem sei em que ficou.

Filipe Batista (Lipse)
Jabber ID: lipse@jabber.org
Comentário de cafecraft
Aff, Tv não Cultura!...: Aff, Tv não Cultura!...
Comentário de jchaves13
Tudo farinha do mesmo saco...: Da matéria indicada pelo Lipse:
"Ainda de acordo com a secretaria, a Microsoft foi contratada em setembro de 2003 - ainda na gestão Marta Suplicy (PT) - para desenvolver o software capaz de realizar esse tipo de monitoramento. No entanto, dos cinco módulos do software, quatro não são confiáveis e apresentam problemas de transmissão e informações fora de precisão."

Comentário de james_sem senha
Depende de quem montou a rede...: Não esqueçam que a segurança de uma rede é diretamente proporcional a capacidade de quem montou. Numa rede com 1500 pessoas é provavel que tenham muitos compartihamentos e se não forem tomados os devidos cuidados certamente haverá muitas falhas de segurança. Por outro lado se a MS utilizou este exemplo certamente o trabalho foi feito por pessoal especializado. Bom, resumindo, além de software de qualidade é necessário ter pessoal especializado (tanto para implantação como manutenção). Caso contrario qualquer sistema vira uma peneira em matéria de segurança. Não sei se foi esse o caso, mas já vi acontecer de uma rede Linux ser exemplo de bom funcionamento e ao trocar o time de administradores cair tudo, desempenho, usabilidade, segurança, etc.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004