Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

CES: Windows Media Player no Linux


“Ainda não é no desktop, mas nos celulares da Motorola com Linux. Os modelos que usam o sistema operacional do pinguim terão o Windows Media Player para gerenciar músicas que poderaõ ser sincronizadas com computadores com o Windows XP e Vista. Detalhe, não funcionará com PCs com Linux!

"Um dos destaques entre os novos celulares que a Motorola está anunciando na CES é o Motorizr Z6, desenvolvido para uso intensivo de aplicações de música. O aparelho, que deve chegar ao mercado americano até junho, traz uma inusitada combinação de tecnologias. O sistema operacional fica por conta do Java Linux. Quem comanda a parte de música, por sua vez, é o Windows Media Player da Microsoft. A transferência de músicas entre o PC e o celular é bastante simples: basta arrastar e soltar as faixas para o software para Motorola. Mas um detalhe: só se o usuário estiver usando Windows XP ou Vista. Com software livre, nada feito."”


Enviado por hardware (mark13Θmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de emanuelsan
Limitações:
Será que essas empresas (e pessoas) não vão aprender!?!? Se vc está à meio passo de ficar livre, ao invés de completá-lo, ficam arranjando amarrações desnecessárias! (leia-se DRM, leia-se "windows only compatible")

Os caras podiam ter pensado: "o mundo é multifacetado, vamos ficar com tecnologias open e vamos ser acessíveis por todos, e m qualquer lugar a qualquer tempo".

Podiam tá competindo no mundo Mac com o novo iPhone, onde a Apple deve reinar sozinha e crescer e ganhar nome no campo de celulares, se engalfinhando no mercado Windows, e tendo o crescente mercado linux como campo virgem para sair na frente.

Ao invés disso, ficam querendo impor limitações na possível base de clientes, isso logo quando o linux tá começando a ficar mais forte no desktop! Contracenso.

Devíamos fazer um site BoicoteAoDRM.com para instruir os incaltos a não darem dinheiro para essas tecnologias amarradoras. Dando corda para depois ficarem enrolados.

Espero que esse DRM naufrague levando o Vista à reboque, ou vice-versa. Para o bem de todos nós pobres usuários, que gostamos de computadores, linux, internet, vídeos, músicas e liberdade.

A Nokia tá fazendo melhor.


Comentário de Fred Banionis
Ridículo: Não gosto da Motorola, e isso não é de hoje. Nunca achei seus aparelhos atraentes, nem em visual nem em perforomance, não faço a menor idéia de como um telefone sem nenhuma funcionalidade real e tão feio quanto o maldito V3 pode vender tanto, e agora a Motorola me supreende de novo.
De que adianta um software GPL rodando por baixo, se o que aparece ao usuário final é uma porrada de programas proprietários cheios de restrições de uso? Por que não portar o amarok pra uma versão móvel? Se o amarok é capaz de gerenciar até iPods, um telefone celular seria brincadeira de criança.
A verdade é que eu nunca vou entender o que se passa na cabeça da equipe motorola e de seus fanboys.
Comentário de bode
As vezes o Linux é sendo: As vezes o Linux é sendo usado feito uma prostituta... Lamentável.
Comentário de wagnerluis1982
E tem vezes que a prostituta: E tem vezes que a prostituta é mais bem tratada.
Comentário de manoel_lobo
Recentemente assisti o: Recentemente assisti o documentário "Revolution OS", Bruce Perens fala que a licença não visa discriminar o usuário ou propósito da utilização do software.

A Motorola está utilizando Linux nos seus celulares, mas não está investindo na usabilidade do mesmo, deixando a parte interativa para com o usuário, à cargo da M$.

O lado bom, é que o celular roda Linux, e este não deverá ser notado, de tão competente que é.

O lado ruim, é a falta de investimento na usabilidade, e a não-utilização de um player livre no equipamento.

Modéstias à parte, a M$ se curvou e portou seu brinquedinho para o Linux, mesmo que não seja para rodar em PCs.

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse

Comentário de hardware
Vamos com calma: Falando da parte do design, o V3 quando lançado a mais de 3 anos inovou e isso não pode ser negado. O aparelho era sofisticado para a época e continua sendo um dos mais finos do mercado. Não à toa vendeu mais de 20 milhoes de unidade no mundo, o que não é pouco (no Brasil são 100 milhões de celulares). Quanto a politica de software da empresa, não podemos deixar de lembrar que tanto Motorola quanto Microsoft são empresas americnas, e nada melhor - para eles - do que levarem seu modo imperialista do capitalismo para o resto do mundo. Mesmo que o Linux esteja sendo usado somente como 'pano de fundo', é gratificante saber que tais companias já estão se curvando diante do inevit´vel, o dominio do sistema do pinguim nos próximos anos.
Comentário de brunnolgp
Lembrando que...: ... a Motorola está usando Linux nos seus celulares porque é a melhor opção tecnológica para ela, em momento algum eu vi ela divulgar que estaria incentivando ou utilizando software livre. Temos que aprender a separar as coisas, a Motorola usa linux porque ele é uma alternativa barata e até melhor ao Windows Mobile ou Symbian. Simples.

Nessa situação tem as pessoas que ficam feliz por ela estar utilizando Linux, e as insatisfeitas por ela não estar comprometida com software livre e ainda por cima utilizar DRM.

Claro que eu adoraria poder comprar um celular com software livre, e que a fabricante incentivasse o mesmo e não utilizasse coisas "malígnas" como DRM, mas não deixo de ficar feliz em saber que pelo menos uma dessas coisas já aconteceu.

Acredito que é uma questão de tempo para que outras empresas, como a Nokia com o Maemo, consigam finalmente algo deixe todo mundo feliz e livre.

-
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você.

Comentário de manoelpinho
Não tem exatamente a ver: Não tem exatamente a ver com a matéria mas essa página mostra uma comparação a base de screenshots entre o Mythtv e o Windows Media Center, que é a versão especial do Windows para ser colocada em equipamentos eletrônicos domésticos para gravação e reprodução de vídeo, áudio e imagens

http://tvease.net/wiki/index.php?title=Mythtv_vs_windows

Dá para ver que o linux pode sim ser usado e com vantagens para aplicações multimedia e que já existem softwares livres inclusive melhores que o Windows Media e outros proprietários. O mplayer, o vlc e o xine, por exemplo, para mim são muito melhores do que o Windows Media Player. Mas logicamente para tocar legalmente os formatos M$ e arquivos com DRM seria necessário de qualquer jeito licenciar bibliotecas da M$. Talvez por isso a Motorola tenha optado pelo Windows Media Player.

----------------------------------------------
Usuário Linux #100343

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004