Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Web Performance: navegador Safari fica em primeiro em teste de velocidade

O mecanismo de renderização de páginas do Safari é o WebKit, de código aberto (LGPL) e baseado no KHTML, do Konqueror (navegador do KDE). Ele também usa código aberto baseado no KJS (KDE JavaScript engine).



Segue a notícia do IDGNow:


O browser Safari, da Apple, é mais rápido do que os rivais Internet Explorer, da Microsoft, e Firefox, da Mozilla, revela um teste feito pela empresa Web Performance Inc., de Durham, na Carolina do Norte (EUA).

Michael Czeiszperger, gerente geral da Web Performance, resolveu usar seu tempo livre para comprovar uma afirmação da Apple, feita em junho, de que seu browser era o mais veloz do mercado. Usou seu tempo livre e algumas ferramentas para medir a velocidade de atualização de páginas nas versões para o sistema operacional Windows, dor browsers IE7, Safari e Firefox 2.

Cada navegador foi direcionado aos 16 sites mais visitados da rede, segundo o ranking do Alexa, no final de agosto. Após um período de dois dias, com múltiplos testes rodando ao mesmo tempo, foi feita uma média do tempo em que cada browser levava para carregar as páginas.

Em todas as situações, segundo Czeiszperger, a versão beta do Safari 3 para Windows foi a mais rápida em termos de carregamento de páginas.

Ao avaliar o tempo de atualização dos sites armazenados em cache e não carregados de um servidor local, entretanto, a diferença entre Safari e IE, e Safari e Firefox foram mínimas, segundo o comparativo.

Já o carregamento de uma página pela primeira vez, o Safari foi em média 1,1 segundo mais rápido do que o IE7 e 1,4 segundo mais veloz do que o Firefox. "Em uma conexão típica de 'alta velocidade', este aumento de performance costuma ser notado", afirma Czeiszperger.


Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Celso
Porque não comparam com o: Porque não comparam com o Opera tb?
Comentário de hamacker
ou então o: ou então o epiphany.
Estranhamente epiphany e firefox tem o mesmo render 'gecko', mas eu tenho a sensação de que o epiphany é mais rapido.
Comentário de liquuid
Safari == Konqueror com uma roupa diferente: Era o esperado, sempre achei o konqueror mais rápido que a concorrência num ambiente linux, principalmente nos últimos releases.
Mas não dá pra comparar epiphany com safari a não ser que ele tenha um porte nativo para o windows ou o safari tenha um porte nativo para o linux.

--
http://www.liquuid.net
Comentário de EdCrypt
Epiphany: Quanto a renderizar as paginas, não imagino por que as velocidades poderiam ser diferentes, já que, como você meso mencionou, ambos usam Gecko. Mas quanto ao aplicativo em si, faz sentido: a intrface do Epiphany é GTK e a do Firefox é XUL. Claro, não tenho nenum dado de benchmark pra poder afirmar nada.
Mas foi interessante você tocar no assunto, já que há m branch experimental do Epiphany usando Webkit.

Comentário de Gabriel Duarte
só falta pra Linux: Agora eles tem que fazer uma versao pra Linux, nada mais justo, afinal, o Konqueror é nitivamente do Linux...


Comentário de brain
Webkit é software livre: Você mesmo pode fazer, se desejar! Eles disponibilizam o código do Webkit (http://webkit.org/). Já há projetos portando para navegadores com versão nativa para Linux.

Quanto à afirmação de que o Konqueror é nativo para Linux, certamente ele tem versão nativa para Linux, mas me parece que a orientação do projeto KDE como um todo não é ser caracterizado como nativo para Linux, ou pelo menos não isoladamente.
Comentário de terramel
Kazehakazi: Ou com o Kazehakazi, alguém já testou? Acho que é esse o nome? Ele é o navegador que vem por padrão no Fluxbuntu ;D È rapidinho..

http://terramel.wordpress.com
Comentário de Glauco
Opera: Concordo que o Opera deveria estar nesse teste, na minha opnião pessoal ele é o mais rapido entre os navegadres citados (e o mais seguro tambem, minha opinião)
Comentário de Roger de Almeida
O Konqueror seria um ótimo: O Konqueror seria um ótimo navegador se a máquina javascript e o CSS não incompatíveis com uma série de coisas, enfim, chato de programar.

Se ao menos o time do KDE o modificasse para que fosse compatível com o Firefox, daria aos usuários uma ótima opção para navegar, pois, muita gente usa o konqueror mas em determinadas páginas, tem que trocar para o Firefox.

Roger()
Linux User# 350389

Comentário de EthraZa
Konqueror 4: A verSào 4 do KDE está chegando no final desse ano, junto com o KDE 4. E acredito que no primeiro semestre do ano que vem ja tenha uma versão nativa do Konqueror 4 para rWindows, graças ao novo QT.
Comentário de EthraZa
Quiz dizer Konqueror 4! :D: Quiz dizer Konqueror 4! :D
Comentário de Roger de Almeida
OK. Mas o que te isso a ver: OK. Mas o que te isso a ver com o fato do Konqueror executar um motor compatível com o do Firefox? Não há necessidade de usar o QT e nem ser compilado para a plataforma windows para que seja compatível.

Roger()
Linux User# 350389

Comentário de Douglas Augusto
O Konqueror seria um ótimo: O Konqueror seria um ótimo navegador se a máquina javascript e o CSS não incompatíveis com uma série de coisas, enfim, chato de programar.

Mas são incompatíveis segundo as especificações W3C?

Se ao menos o time do KDE o modificasse para que fosse compatível com o Firefox

Embora o Firefox aproxima-se bem dos padrões definidos pelo W3C, não é um referencial exato[1]. O Konqueror--e qualquer outro navegador--deveria ser compatível com as especificações do W3C.

1. http://www.webdevout.net/browser-support
Comentário de thotypous
Pelo menos há um tempo: Pelo menos há um tempo atrás, o Konqueror estava mais próximo das especificações W3C que o Mozilla.
Comentário de Willian Josefi
concordo!: Concordo com você.
Mas podiam esperar também para testar com a nova versão 9.5 já que o renderizador foi melhorado.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004