Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opinião do Leitor: Web 2.0, você acredita e defende o termo?


“Ontem acordei de mau humor como sempre. Saí de casa e passei na banca de jornal para comprar alguma coisa para ler (sim, eu ainda tenho este hábito antigo). Comprei uma destas revistas de informática de "referência". Como era de se esperar, mais uma vez fui invadido pelo termo Web 2.0, em roga em todos os cantos possíveis e imaginários da mídia dita "especializada". É batata: toda vez que leio algo sobre a "novidade" da Web 2.0 me sinto um pouco mais burro. Vocês não se sentem assim também?

Mas neste dia resolvi que não ficaria de boca fechada. Resolvi organizar num único texto algumas críticas ao termo e a hype envolvendo a Web 2.0. Texto pronto, gostaria de compartilhá-los com a comunidade, afinal o modelo de desenvolvimento de software livre tem sido usado, vejam vocês, pelos marketeiros da Web 2.0 como exemplo da "revolucionária" Web 2.0! Vocês concordam?”


Enviado por Alex Hubner (alexΘhubner·org·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de BlaBlaBla
Parabéns.: Finalmente alguém foi capaz de escrever tudo o que eu imaginava dizer mas não sabia como.

Excelente texto.
Comentário de xultz
Difícil ler o texto inteiro: Difícil ler o texto inteiro porque falta um pouco de objetividade, mas de um modo geral é muito natural ao ser humano querer nome a tudo. Se as pessoas começarem a amarrar os sapatos com um laço diferente do que é usado hoje por 99,9% das pessoas, logo vão dar um nome a isso.
A Web 2.0 não é novidade, o Ajax é um agrupado de tecnologias que juntas ganharam este nome. Se pensar dessa forma bruta, nada disso faz sentido, ou é mesmo um hype.
O lance é que atualmente a maioria dos sites que possuem alguma utilidade precisam ser "Web 2.0". Por exemplo, eu estava há alguns minutos fazendo compras no submarino.com.br, e me surgiu uma dúvida. Cliquei no botão de ajuda, abriu uma janela onde tirei a dúvida por chat com um atendente. Sem precisar de nenhum plugin especial para isso. Isso espanta alguém hoje em dia? Não, isso é um "must have". Há poucos anos atrás, a melhor opção seria ligar para um 0800, navegar no maldito menu da URA, até falar com um atendente.
Se pensar, há poucos anos atrás o que o usuário comum enxergava que era a Web? Um monte de páginas, com pouca funcionalidade. Hoje, quando se pensa em site (e não homepage), sempre se imagina que ele deve conter mais funcionalidade, parecendo mais um software do que um texto formatado com links.
O grande lance é que as pessoas que não estão diariamente em contato com isso, só conseguem se tocar do que é se der um nome a isso, senão é abstrato demais. Tão abstrato como foi quando minha mãe me perguntou pela primeira vez para que servia a Internet.
Comentário de BebeJupiteriano
Web 2.0 sucks. IMHO,: Web 2.0 sucks. IMHO, programar em ajax é muito painful, mas em situações como a do submarino, compensa. Quero ver daqui alguns anos, vão existir tantas tralhas em cima do html, css, javascript, xml etc... que será necessário criar uma nova web, nova de verdade, para integrar 10% do que temos hoje e jogar fora os 90%. Imaginem, um googlemaps feito todo em python, por ex, seria a volta da alegria na programação.
Comentário de brandizzi
Não sei para que tanto ódio...: Cara, em 2001 os cools adoravam falar da blogosfera... mas hoje, se você chega num blog deles, eles rechaçam o termo. Mesma coisa com Web 2.0. Apesar de eu preferir pessoalmente um HTMLzão limpinho, com um CSS básico e *nenhum* JavaScript (não falo nem de programação, mas da lentidão), eu adoro usar o GMail e o Google Calendar.

Se existe um conjunto de idéias básico por trás do del.icio.us, do GMail, do technorati... qual o problema em dar um nome? Nego agora ser do contra mesmo...

Uma pessoa que desgosta de algo só porque se tornou popular não é confiável...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programm

Comentário de Deborah Prates
Não é bem assim: Não há problema algum em dar nome. O problema está em dizer que este conjunto de idéias é novo e revolucionário, quando não é. Acho que é exatamente essa a questão da birra das pessoas com a web 2.0. O povo adora marquetar e exagerar tudo, e isso pode ser ruim para a indústria, da mesma maneira que foi na época da bolha, guardadas as devidas proporções. Precisa criticar sim. Não porque é popular, mas porque tem muita gente agindo e falando sem pensar. Além do mais, é sempre bom dar um banho de água fria nestes marqueteiros.

--
Deborah Prates
Comentário de Deborah Prates
Muito bom!: O texto é longo, mas se também é curto demais corre o risco de não ter embasamento ou uma argumentação bem construída. Preferível pecar pelo excesso numa questão tão controversa quanto a web 2.0. Achei muito bom a argumentação do Alex. Vale a pena ler com calma e refletir sim, além de guardar o texto para referenciar em discussoes futuras.

-- Deborah Prates
Comentário de semnome
Não li o texto inteiro: Não li o texto inteiro porque estava muito longo, mas vou deixar minha opnião.

Com o termo web2.0 em si eu não concordo porque continuamos acessando as páginas através de um navegador utilizando http, puxando página em (x)html e usando técnologias como javascript.. nada de novo até ai, a única coisa que se popularizou é o uso do objeto xmlhttprequest pra criar as páginas interativas (Ajax) que vemos. Isso certamente trás grandes novidades mas não acredito que a modificação seja tão grande pra chamarmos de web 2.0.


Comentário de xultz
O interessante que a briga: O interessante que a briga é somente com o termo, porque não existe um produto chamado Web 2.0 ou Ajax.
O exagero só aparece para quem é do meio. Para quem só sabe de internet usar o browser para acessar páginas, isso é uma novidade sim.
Quem desenvolve sites dinâmicos deve ficar feliz com essa divulgação toda, porque mais clientes devem aparecer.
Comentário de Me
No máximo "Web 1.0 build 2": No máximo "Web 1.0 build 2"
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004