Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Voz no GoogleTalk em Linux? Sem problema.

Queria conversar (por voz) com seus amigos que usam GoogleTalk e não conseguia porque não estava no Windows? Seus problemas acabaram! A equipe de VoIP do INdT acabou de lançar mais um release do seu projeto Tapioca que agora conta com suporte integral a todas as funcionalidades do Google Talk. O Tapioca vai além, ele também é um framework para desenvolvimento de aplicações com suporte a VoIP que pode adicionar esse tipo de funcionalidade em qualquer aplicação. Na página do projeto você vai encontrar instruções de como instalá-lo no Ubuntu Breezy (por enquanto só tem pacotes para ele) usando o APT.” A nota foi enviada por Osvaldo Santana Neto (osantanaΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Koolosh
Egika: Agora com o gnome 2.14 vem o Egika (antigo gnomemeeting), ele tem suporte a SIP que é usado pelo google talk.

Ekiga

O GNOME 2.14 também inclui o Ekiga, uma nova versão
do cliente de telefonia via software do GNOME antigamente conhecido
como GnomeMeeting. Com o Ekiga, os usuários poderão
fazer chamadas de vídeo e áudio pela Internet,
utilizando protocolo padrão de mercado SIP. SIP é
também utilizado pelo Google Talk, além de software
conhecidos de PBX como o Asterisk.


Comentário de Cadu
SIP: SIP é só um protocolo de inicialização de sessão, e não de transporte de mídia.

Não sei qual é o protocolo que o GoogleTalk usa para transporte de mídia, mas para suportar totalmente o GoogleTalk, a aplicação precisa suportar tanto o protocolo SIP (para estabelecer a comunicação entre as duas pontas) e o protocolo de transporte de mídia (g711 é um exemplo de transporte de áudio).

(E parece que o gaim tá ficando prá trás... :()
Comentário de Patola
Parabéns...: ...à equipe do Instituto Nokia de Tecnologia (aquele mesmo que fica em Pernambuco e emprega alguns ex-conectivos) pela realização!
Comentário de nemesis
maravilha!: e ainda mais outro nome criativo no software livre contra o lugar-comum dos softwares comerciais... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de wanderson C
Google talk: O Google se beneficia de codigo aberto. So nao concordo em disponibilizar as suas aplicacoes primeiramente ou apenas para windows. Temos que dar um jeito nisso. Ter que usar aplicacoes atraves wine?
Comentário de Tiago Cruz
Debian: Alguma previsão para pacotes debian?

LinuxRapido.org
Comentário de Andre Moreira Magalhaes
Debian: Atualmente existem pacotes debs somente para o ubuntu breezy e temos planos de lancar para o dapper, mas se vc quiser vc pode baixar os sources dos pacotes e recompilar para debian. Caso tenha interesse em fazer isso, poderiamos disponibiza-los no nosso repositorio.

Grato
Andrunko


Comentário de Andre Moreira Magalhaes
Ekiga: Na verdade o Google Talk nao usa o protocolo SIP para inicializacao de sessao, e sim o protocolo XMPP/Jabber. Jah para transporte ele usa o protocolo RTP. Isso quer dizer que o Ekiga nao pode se conectar com o GTalk ainda, e nao sei se eles tem planos para adicionar esse tipo de suporte. Por outro lado, Tapioca nao eh soh mais um software de VoIP e sim um framework, onde aplicacoes podem usa-lo para construir softwares de VoIP e IM, q eh o caso do Tapiocaui. Soh pra adicionar, o framework jah possui suporte para os protocolos SIP e XMPP, e suporte para outros protocolos esta em nossos planos.

Grato
Andrunko
Comentário de Ricardo Carvalho
Oras, AnySoft Virus Protectio: Oras, AnySoft Virus Protection System Pro é um nome bem original :)
Comentário de Matheus Villela
Na verdade o google se benefi: Na verdade o google se beneficiou de *protocolos* abertos na criação do google talk e não necessariamente de código aberto(que, por sinal, não significa código livre).
Comentário de Paulo Dias
Kopete 0.12 Beta 1: Bom, não precisamos chegar a tanto, o kopete 0.12 beta 1 (kopete.kde.org) tb suporta o voip do googletalk nesta versão, além do netmeeting e do msn voice (do msn 6 pra cima), alem de ser multi cliente IM. muito mais facil e suporta quase tudo que possam vir a precisar, inclusive, usando o plugin do gnomemeeting, vcs podem substituir o executavel pelo ekiga (www.ekiga.net) que funciona na boa.

Paulo Dias
http://padocavirtual.blogspot.com
Comentário de acidbase
Google Talk *não* usa SIP: Paulo,

Só precisa ficar claro que o Google Talk não utiliza a família de protocolos SIP muito utilizado por softwares de VoIP como o Asterisk. O GTalk usa a família de protocolos XMPP que foi desenvolvida pelo pessoal do Jabber (http://www.google.com/talk/developer.html#realtime). O Tapioca trabalha tanto com a família SIP quanto com a família XMPP de protocolos.

Até onde eu pude ver por aí o Ekiga, por enquanto, só trabalha com protocolo SIP e não com o XMPP, logo, ele não conseguiria estabelecer comunicação de áudio com o Google Talk.

Na página do Kopete consta que eles desenvolveram um suporte experimental para essa funcionalidade na versão Beta que você fez referência.

Resumindo: você falou de um cara que, até onde pude perceber, não funcionaria para comunicação de áudio com o Google Talk e de um outro que ainda não foi lançado.

No mais preciso dizer que o Tapioca não é só uma aplicação para Chat e VoIP como essas que você enumerou. O Tapioca é um conjunto de bibliotecas (não gosto da palavra framework) que permite o desenvolvimento de aplicações com suporte a VoIP e Chat (jogos, por exemplo) que vem acompanhado de uma aplicação modelo (tapiocaui) que é um cliente dessas bibliotecas.
--
Osvaldo Santana Neto (aCiDBaSe)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004