“O Project Gutenberg (PG), a mais antiga biblioteca digital do Mundo, está apostando no idioma Português. Depois de sermos a primeira Língua a traduzir o seu site oficial, temos agora metas ousadas: produzir 50 obras em Português em 2007 e, em 2017, ocuparmos a 3ª posição.
Só serão publicadas as obras que os voluntários produzirem, se estes as produzirem. Brasileiros e portugueses deverão encontrar edições anteriores a 1923 de autores falecidos há mais de 70 anos. Mais pormenores aqui.
Os milhares de livros-e disponibilizados no PG são produzidos por voluntários de todo o Globo, sós ou no sítio-parceiro de revisão colaborativa Distributed Proofreaders em www.pgdp.net . Neste, cada um pode rever uma página de cada vez, tantas quantas desejar. Todos podem ajudar.
Uma vez produzidas, as obras podem ser livremente descarregadas, distribuídas, partilhadas e lidas em qualquer computador sem quaisquer restrições. Pretendemos incrementar os autores brasileiros, africanos e portugueses, aumentando as taxas de produção de livros electrónicos e a literacia no Mundo de Expressão Portuguesa.
A mobilização de toda a Comunidade falante do Português é fundamental, pois dela depende a valorização da sua Cultura na mais internacional e pioneira biblioteca digital.”