Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Você já preencheu o questionário FlossWorld?

O Presidente do ITI, Renato Martini, em um gesto pessoal de consideração pela comunidade livre nacional pelo qual agradeço em nome de todos nós, enviou ontem um e-mail para o BR-Linux informando sobre participação do ITI no questionário FLOSSWorld. O presidente do ITI tem um relacionamento com a comunidade de código aberto nacional de de uma forma que o distingue de diversas outras autoridades federais da área: além do envolvimento profissional e acadêmico com o tema, ele é autor de um livro sobre segurança em ambientes Linux e de outro sobre aplicação da criptografia à cidadania digital, fortemente calcado no GnuPG. Além disso, é leitor do BR-Linux, e de vez em quando até comenta por aqui.

Já mencionamos algumas vezes aqui no BR-Linux o questionário FlossWorld, mas a importância dos seus objetivos justifica uma nova menção. E uma circunstância especial merece ser divulgada: além de o ITI ter se envolvido diretamente nesta relevante pesquisa mundial sobre o ecossistema livre e de código aberto, ele está mandando uma mensagem clara da natureza de seu posicionamento em relação à comunidade. Segue o texto completo da nota oficial.


O projeto FLOSSworld disponibilizou questionário pelo site http://www.flossworld.org destinado a colher subsídios sobre questãos relacionadas ao software livre na região. A comunidade de software livre, entendida como pessoas envolvidas na desenvolvimento e uso do software livre e software de código aberto, é um dos segmentos que está sendo pesquisado.

A pesquisa já foi realizada na Europa Ocidental, América do Norte e Japão e tem por o objetivo analisar o impacto da adoção de soluções em código aberto na sociedade, governos e mercados.

No Brasil, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) ficou responsável pelo segmento governo, a Unicamp pelo segmento acadêmico e a sociedade civil será sondada pela Argentina, que tem seu ponto de apoio nas organizações não-governamentais Usuaria e Via Libre. Com a pesquisa espera-se obter uma visão mais aprofundada sobre o software livre, suas crenças e seu funcionamento no âmbito internacional.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato Martini, o Instituto já identificou os órgãos governamentais que podem contribuir com a questão e as pessoas já começaram a ser contactadas para preencher os questionários do segmento governo.

FLOSSworld (Free and Open Source Software World) é um projeto científico financiando pela Comissão Européia e conduzido pela Universidade de Maastricht e diversos parceiros, incluindo a Unicamp e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) no Brasil. O objetivo do projeto é construir parceria e pormover a cooperação internacional e de código aberto entre o bloco Europeu e o Brasil, Argentina, Bulgária, China, Croácia, Índia, Malásia e África do Sul.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de xultz
Quem for responder, prepare: Quem for responder, prepare um saco de paciência porque o questionário é enorme.
Comentário de Henrique Vicente.
oba :): adoro coisa grande assim (claro, depende de quem vem) :P
Comentário de Henrique Vicente.
oba :): adoro coisa grande assim (claro, depende de de quem vem) :P
Comentário de Atuante as terças
Enorme! São 53 perguntas!: Enorme! São 53 perguntas! Pra que hein?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004