Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

VMWare abre código do VMware Tools


“A empresa VMWare, anunciou que liberou o código de uma boa parte do VMWare Tools usando a licença GPLv2. O pacote VMWare Tools inclui uma série de componentes que aprimoram o desempenho e a experiência do usuário nas máquinas virtuais. A empresa disponibilizou documentação para facilitar a inclusão em distribuições de sistemas operacionais livres, e manifestou interesse em que surjam interessados em portar o sistema para outros hypervisors ou sistemas operacionais. Mais informações no site do projeto.”


Enviado por Renan Rangel (renanΘbr-net·org) - referência (br-net.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de emanuelsan
Rolo compressor: Tô achando que o Software Livre é um rolo compressor, ou fica do nosso lado ou vira pó. Vide exemplos recentes da ATi, QNX e este da VMWare.

Comentário de timm
Ah: Não viaja...

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Vicente Sloboda
Vmware tools: A Vmware está começando a ter competição a altura. Quem viu a versão 4 do XenSource sabe do que eu estou falando. O XenExpress que eu testei tem performace muito melhor que o Vmware Server e a versão Enterprise tem o equivalente ao VMotion da Vmware. O mundo da virtualização vai pegar fogo...

Provavelmente a VMware está querendo agregar mais valor ao seu produto nas costas da comunidade de software livre. Exemplo: Não porte do VMware Tools para BSD...
Comentário de timm
Onde trabalho, nosso: Onde trabalho, nosso DataCenter é todo em cima de VMWare ESX Server, rodando os mais variados sistemas operacionais. E não faz diferença o VMWare ser livre ou não, lá.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Roger de Almeida
Essa foi muito boa!!Mas que: Essa foi muito boa!!

Mas que está havendo uma mudança de paradigma e muito rápida, ahh isso está.

O maior impedimento ainda é o usuário que edita texto, pois há uma troca muito grande de arquivos .doc. Enquanto esse .doc não for desvendado, a pedra continuará no caminho.

Mas voltando ao assunto, o que a VMWARE está fazendo é aproveitar a mão de obra para acelerar e melhorar os seus produtos, e prestar serviços a grandes corporações. De qualquer forma, todos ganham com isso.

Podem anotar isso: Acharam o filão de como ganhar dinheiro com software livre.

Roger()
Linux User# 350389

Comentário de tenchi
Livre por ideologia?: Talvez ele queiram, assim como todas as empresas que liberam o código de seus produtos, que a qualidade destes aumente. Só isso. Com uma comunidade de programadores trabalhando na melhoria do código, a empresa só tem a ganhar, pois seu produto principal continuará lhe dando lucro. E estes programadores (provavelmente de outras empresas, que dependam do produto vmware) também ganharão com isso. Talvez aí no próprio datacenter de onde você trabalha as mudanças serão notadas. ;-)



"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de emanuelsan
Em termos de estratégia de: Em termos de estratégia de disseminação do produto deles pode haver muitos motivos, eu pensei nestes:

1 - melhorar a integração com o linux aumentando a performance tanto como host como guest.
2 - aumentar uso de produtos VMware, disponibilizandos gratuitamente (vide VMware Player e VMware Server)
3 - combater avanço dos competidores livres (leia-se XenSource) que têm essas estrátegias, mas não têm um nome forte, tradicional e reconhecido pelo mercado.
4 - combater avanço de competidores comerciais (leia-se M$) que têm dificuldades de adotar as estratégias 1 e 2.

Veja que a M$ está tb investindo na estratégia 1, pois seu acordo com a Novell prevê que o Suse deve rodar melhor no produto de virtualização dela.

A VMware, é o competidor a ser batido, então têm que ser ágil e agressivo para não sucumbir antes estas ameaças. Eu, por exemplo, gostaria de estar usando Xen, mas até hoje só consegui usando um CD de demonstração. Ao passo que achei bem mais fácil colocar um VMserver para rodar.

Sendo que vejo 3 problemas com o VMware:

1 - para ter mais performance um guest deveria ter o VMware tools instalado, pode ser complicado instalar isso em diversas distribuições
2 - toda vez que há uma atualização de kernel deve-se rodar um script que recompila um módulo para o kernel novo, sendo que as versões muito novas de kernel ainda não são suportadas pela VMware
3 - um linux guest não têm acesso aos recursos 3D do host

No momento meu VMware Server (que é gratuito) está fora pq ainda não tive tempo de "patcheá-lo" para que rode no meu Fedora 7. Sendo que tive o mesmo problema com o Fedora 6 (que não é um problema do Fedora em si, mas de compatibilidade do software da VMware com as versões de kernel novas). Esse tipo de problema seria definitivamente resolvido se o módulo estivesse integrado ao kernel.

Note que a VMware, por esta e outras notícias, está ativamente resolvendo os problemas 1 e 2.

Não vi nenhuma notícia na área do problema 3, com certeza não é prioridade (modo gráfico não rima com servidor), mas um produto com embalagem chamativa tende a vender mais que um outro que não tenha, quem sabe eles não pensem nisso tb, um cara que virtualiza ambientes num desktop possivelmente quer ver aplicações gráficas de desktop nos guests, se há placa 3D no host pq os guests não podem usá-las plenamente?

Comentário de Márcio H. Ferreira
Brincadeira essa moderação: Brincadeira essa moderação negativa...

Xilique ufanista fanboy pode, o outro cara falar uma coisa sensata não pode....

Se o comentário fosse dizendo que a Sun ou a Microsoft é um rolo compressor, aí os xiliques iam ser ainda piores...

Fanboy é chato, viu, seja de onde for...
Comentário de emanuelsan
Faltaram os argumentos:

"o outro cara falar uma coisa sensata não pode"


O Timm respondeu ao meu comentário de uma forma jocosa mas não deu nenhum contra-argumento ou contra-exemplo (em tempo, eu não moderei ele). E acho que vc vai ser moderado por chamar os outros de fanboy (se lhe moderarem eu não tenho nada com isso).

Veja um resumo das notícias: QNX libera código, ATi libera documentação, SUN libera Java, DELL vende Notebooks com Linux e libera todos os drivers para que tudo funcione, BB migra para Linux, IBM ajuda OOo... compra de licenças M$ pela Receita foi suspensa, M$ perde na ISO, por conta de seu meio-aberto OOXML, mesmo com movimentações escusas por baixo do pano.

Aonde vc está vendo avanços dos que são contra o SL?

Sun abre kernel, QNX abre kernel. São concorrentes do Linux, mas estão ficando do nosso lado (SL).

Quem não cooperava agora está ativamente cooperando. Quem é contra perde espaço e muda de idéia.

Há pouco tempo atrás... ATi disse que não daria suporte ao desenvolvimento de drivers para Linux, daí muita gente já se moveu para boicotar e fazer propaganda contra. Será que a AMD ia perder vendas só pq o XGL não roda legal numa ATi? E a DELL ia deixar de vender notebooks por conta da ATi? Como ela ficaria diante de outros concorrentes que usassem outras placas de vídeo?

Agora a pouco... ATi libera documentação.

Há um tempo atrás... Xen vêm no Fedora, RedHat pretende distribuir Xen com RH 5, Novell coopera com M$ no ramo de virtualização... Será que a VMware ia ficar sentada esperando??

Agora... VMWare diz que Linux é a plataforma ideal para rodar seu produto, VMware libera código, Novell introduz no kernel melhorias para se comunicar com VMware...

E então? Somos ou não um rolo compressor? Se vc não concorda mande seus argumentos (e evite xingamentos).

Comentário de Copernico Vespucio
Oras...:

Podem anotar isso: Acharam o filão de como ganhar dinheiro com software livre.


Oras... Tem gente fazendo isso (ganhando dinheiro com o SL) faz tempo!

Por exemplo: a JBoss LCC já dava um bom lucro antes com seus produtos e por isso mesmo foi anexada pela Red Hat.

A grande mudança dos últimos dois anos é que muitas empresas que estavam "adormecidas" ou "sonolentas" para esse filão acordaram.

O FUD propagado por certas eMpresa$ de que o SL é anti-comercial (além de anti-americano e outros "anti"), que faz mal à saúde, leva programadores à miséria e separa casais cada dia fica mais e mais ridículo.

SL é sobre liberdade (para escolher qual o suporte mais competente) e transparência (além de colaboração, desenvolvimento rápido/consistente e outras vantagens menos óbvias), duas coisas que qualquer cliente (inteligente) na face da terra deseja. Se você vende uma coisa que as pessoas querem, elas compram. Simples assim! :)
Comentário de chapeu
A RedHat vai comprar a: A RedHat vai comprar a VMWARE..anotem aí!
Comentário de hamacker
"fanboy" ???: "fanboy" ???

os usuários do meiobit devem estar perdidos aqui no br-linux. É pura trollagem, eles não argumentos, só são contras porque "contra" é bom, vide CONTRA-filé, CONTRAcenar, o império CONTRA-ataca,...

http://hamacker.wordpress.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004