Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Visualizando processos com o htop


“Acredito que a maioria das pessoas que utilizam algum *nix, em algum momento, já usaram o comando top para visualizar os processos do sistema, bem como outras informações (uso de processador, memória, swap, load average, uptime, etc).

O htop é uma ferramenta semelhante ao top, mas tem algumas diferenças que o tornam mais fácil de usar. A interface permite que atalhos simples possam ser usados como F3 para buscar, F7 e F8 para alterar a prioridade do processo, F9 para terminar um processo. Também é possível rolar a tela horizontalmente e verticalmente, podendo ver todos os processos e sua linha de comando completa.

Uma das vantagens é que você não precisa memorizar os atalhos. Os mais usados estão na parte inferior da janela e são ativados pelas teclas de função (F*) e os outros são explicados de forma simples na manpage. Por exemplo, você pode apertar F9 com um processo selecionado e escolher o tipo de sinal que será enviado (SIGTERM, SIGKILL, etc...). Pressionando a tecla "u" (a mesma no top), é possível filtrar os processos por usuário (não é necessário digitar o nome, somente escolher na lista). Pressionando a tecla F5, você ativa a visualização em modo árvore.

Outra vantagem sobre o top, é que o htop possui suporte ao mouse. Na interface gráfica, rodando no gnome-terminal funcionou sem problemas. A customização da interface dele é bem fácil, podendo alterar várias colunas, barras, e contadores que são usados (tudo isso através de um menu, pressionando a tecla F2).

Fica então a dica para quem utiliza bastante o top, talvez o htop seja uma alternativa melhor à ele (ou não, se você estiver acostumado com o top).”


Enviado por Renan Rangel (renanΘbr-net·org) - referência (br-net.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de timm
Uso o HTOP já há algum: Uso o HTOP já há algum tempo, e ele é de fato excelente. Vale a pena conferir.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de welrbraga
Também faz algum tempo que: Também faz algum tempo que instalei o htop nos meus servidores e o uso para monitorar/gerenciar processos. Ele dá um banho no velho top.

--
Welington R. Braga - http://www.welrbraga.eti.br
User Linux: #253605
GTK+BR - http://gtk-br.codigolivre.org.br
Teclado BR-Nativo (Apoie, use!) http://www.tecladobrasileiro.com.br

Comentário de EthraZa
Tb tem o nmon: Uso o htop a anos ja... destroi o top em funcionalidades!
Recentemente descobri o nmon, da IBM, não é tão bonitinho quanto o htop mas mostra informação pra caramba, é show... ja instalei em todos os meus servidores também! :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004