“Acredito que a maioria das pessoas que utilizam algum *nix, em algum momento, já usaram o comando top para visualizar os processos do sistema, bem como outras informações (uso de processador, memória, swap, load average, uptime, etc).
O htop é uma ferramenta semelhante ao top, mas tem algumas diferenças que o tornam mais fácil de usar. A interface permite que atalhos simples possam ser usados como F3 para buscar, F7 e F8 para alterar a prioridade do processo, F9 para terminar um processo. Também é possível rolar a tela horizontalmente e verticalmente, podendo ver todos os processos e sua linha de comando completa.
Uma das vantagens é que você não precisa memorizar os atalhos. Os mais usados estão na parte inferior da janela e são ativados pelas teclas de função (F*) e os outros são explicados de forma simples na manpage. Por exemplo, você pode apertar F9 com um processo selecionado e escolher o tipo de sinal que será enviado (SIGTERM, SIGKILL, etc...). Pressionando a tecla "u" (a mesma no top), é possível filtrar os processos por usuário (não é necessário digitar o nome, somente escolher na lista). Pressionando a tecla F5, você ativa a visualização em modo árvore.
Outra vantagem sobre o top, é que o htop possui suporte ao mouse. Na interface gráfica, rodando no gnome-terminal funcionou sem problemas. A customização da interface dele é bem fácil, podendo alterar várias colunas, barras, e contadores que são usados (tudo isso através de um menu, pressionando a tecla F2).
Fica então a dica para quem utiliza bastante o top, talvez o htop seja uma alternativa melhor à ele (ou não, se você estiver acostumado com o top).”
----------------
Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com