Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Visita do Papa Bento XVI: Aparecida terá rede sem fio com acesso livre

O papa Bento XVI é o líder da denominação religiosa mais comum no Brasil, a igreja Católica Apostólica Romana, e visitará o país nos próximos dias. Em uma amostra clara de como as comunicações e relatos instantâneos tornaram-se importantes para a divulgação e mesmo para a organização de grandes eventos públicos - inclusive de natureza religiosa, foi divulgado hoje que romeiros e jornalistas portadores de notebooks e PDAs com suporte a Wi-Fi poderão se conectar à Internet livremente durante a visita de Bento XVI a Aparecida do Norte, e já a partir de hoje, 8 de maio.

A expectativa é de que a rede seja usada mais por jornalistas envolvidos na cobertura do papa do que pela comunidade, mas o recurso estará disponível igualmente para todos.

O projeto, chamado Aparecida Digital, está dividido em duas fases. Inicialmente, será inaugurada na manhã de terça-feira (8 de maio), a rede sem fio na região da atual Basílica de Aparecida e no centro velho, onde fica a antiga igreja.

"Até 240 pessoas poderão se conectar gratuita e simultaneamente à rede sem fio durante a visita do Papa", explicou Carlos Alberto de Almeida, diretor executivo de planejamento do município. Seria pouco para um evento de informática, mas possivelmente é mais do que o necessário em uma celebração religiosa.

Vamos aguardar para ver como funcionará, e se a idéia do acesso liberado para os participantes será adotada por outros eventos públicos deste porte no futuro.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tenchi
Críticas, alienações, discussões e contradições: Incrível como fazem confusão por causa da visita do cara no Brasil.
Tanta coisa pra se preocupar, tanta área pra investir, e gastam milhões com algo tão estúpido. Sei que este não é o intuito da notícia, mas já que a mesma foi postada...
Todos sabemos (embora muitos não percebam) que a Igreja Católica sempre foi contra qualquer tecnologia que levasse informação às pessoas - diga-se de passagem, a não ser que fosse as informações que ela quisesse. Pois passaria a questionar tudo que ela dissesse (ou não, porque iria pra fogueira rapidinho... ;-))
Essa instituição é simplesmente a maior alienadora¹ do povo pobre brasileiro, e está na cara que o evento tem como objetivo encobrir alguma coisa que está por vir (em épocas de emenda III, retirada dos direitos do trabalhador, aumentos de salário de deputados... ) - lembram-se da copa do mundo de 2002 (foi 2002 msm?), quando quase dobraram o preço do botijão de gás e ninguém percebeu, porque o time da Terra Brasilis estava fazendo GOOOL? Talvez eu esteja vendo conspirações demais nisso tudo (possibilidade não tão remota), mas....

Tá, esse comentário vai ser considerado, por muitos, como troll, e provavelmente será bloqueado. Mas fazer o q? Este é p preço da liberdade de expressão.

Mesmo assim, respeito o de vocês acreditarem no que quiserem, e sem mais confusões, pois já estou saindo da discussão principal.

"A maior hipocrisia da tolerância religiosa é dizer que respeita a religião do outro, pois sabe que no final deus é um só. Assim acaba-se ofendendo metade das religiões politeístas que existem".

Mas é como dizem. Religião é como futebol e distribuição linux. Não se discute. E muito menos no lugar errado.

¹: Palavra mais pronunciada pelos militantes políticos e críticos sociais de final de semana.

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Paulo Marcelo
Concordor e discordo !!: Concordor e discordo !! hehehe

So acho que vc pegou pessado no "estupido" ...
Democracia, muito mais de ser ato de livre explressão....é respeitar o proximo !

Mas tbem acho que a religiao, como tbem o futebol é uma arma nas mãos de corruptos !

Ki é legal ver o mundo tecnologico invadindo todas as areas da tecnologia he...

Alias....o dim dim gasto nisso é da igreja ?
Dane-se acho ki tem muita gente passando fome....e o papa veste roupa feita com linha de ouro e prata..... Seguindo o exemplo de Jesus, ne ?

Abrcs
Comentário de Victor
Segundo a Opus Dei (prelazia: Segundo a Opus Dei (prelazia pessoal do Papa), a internet é uma fonte de pecados e é proibida para seus membros(estudantes, universitários, profissionais etc)... O Papa apóia a Opus Dei... É só eu que vejo incoerências? Devo ser paranóico... só pode!
Ps.: trocando em muídos prelazia significa que a Opus Dei somente deve satisfação ao próprio Papa, ou seja, não fica sobre a autoridade dos bispos e cardeais.
Comentário de pm
Victor ... vc tem a fonte: Victor ... vc tem a fonte ?
Fiquei interessado !

flw
Comentário de pm
victor...acho ki vc falou: victor...acho ki vc falou bobagem....os caras tem um site
http://www.opusdei.org.br/

!!!
Comentário de concordo!
verdade.: concordo plenamente.
Comentário de Moisés (Barba)
The truth is out there!!: "Assustados com o crescimento vertiginoso dos Evangélicos, a Igreja Católica envia o Papa Bento XVI ao Brasil"

Só tenho uma coisa a dizer com relação a tudo isso: Comentário de Koolosh
a matéria errou o nome da cidade,: o correto é apenas Aparecida, e não Aparecida do Norte.
Comentário de MARCELO2007
Dízimo: Pois eu quero saber mesmo: com que dinheiro será paga esta farra? Com meus impostos? E com impostos de cidadãos homossexuais, que não podem ter união civil porque a Dona Igreja não deixa?
Comentário de pm
Mas as pessoas conhecem como: Mas as pessoas conhecem como Aparecida do Norte msm...

http://www.brasilviagem.com/hoteis/?CodCid=146

http://revistaturismo.cidadeinternet.com.br/passeios/aparecida.htm

so nao sei pq.....alias não li os sites....apenas peguei bo Google



Comentário de pm
http://www1.folha.uol.com.br/: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u91837.shtml

o dim dim não deve sair do bolso do governo !

Comentário de pm
Casamento na igreja é mto: Casamento na igreja é mto diferente de casamento civil...
Casamento civil entre gays deve ser reinvidicado com a sociedade e o governo !

Casamento na igreja é um ritual, onde o casal se compromete a continuar a obra de Deus ...gerando vida.... vamos nos informar antes de criticar .... Pra muitos não passa de um teatro !

A igreja catolica esta lutando para que os paises desenvolvidos perdoem as dividas dos paises pobres...pq ninguem comenta isso ?
E facil meter o pau nos outros !!!

O que me incommoda na igreja é a luxuria e a riqueza da mesma...contradizendo os ensinamentos do seu maior simbolo, Jesus !

Comentário de MARCELO2007
Igreja x cartório: A igreja faz um lobby muito forte para proibir a união civil, e impõe suas crenças até a quem nunca foi cristão.
Comentário de popolony2k
Não vou entrar na questão religiosa....: ....mas quando vc cita a intervenção para que os Países ricos perdoem as "dívidas" dos Países pobres, na verdade somos um bando de "manés" em aceitar a tal dívida que temos, pois a Espanha, Portugal, Inglaterra e mais recentemente Estados Unidos, vieram ao Brasil e pilharam nosso ouro, pedras preciosas, madeira nobre (como o pau-brasil) por 500 anos e nós é que estamos devendo a eles ??????

Hummmmmm...tem algo errado no reino da Dinamarca.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Terramel
Proibição de uniao civil gay: E a Igreja está certinha de ser contra... Não tenho nada contra homossexuais e tenho alguns amigos que são, mas a Igreja ve isso como uma anormalidade, e realmente é... O ato sexual é uma coisa que gera filhos... Relação entre duas pessoas do mesmo sexo NÃO gera filhos, isso então não pode ser normal!

A Igreja também e contra o aborto, e está absolutamente certa nisso... já viu fotos de aborto que horror?

A Igreja também já foi contra tecnologia e de certa forma não está totalmente errada. Tecnologia em maos erradas gera caos, guerras...

Claro que a Igreja está errada em querer proibir coisas como métodos anticoncepcionais ou falar que rock é coisa do capeta...

Mas a Igreja é uma Instituição HUMANA, e homem nenhum é perfeito... Assim como muitos homens, a Igreja também tem suas falhas e suas corrupções!

Ah sim, nao devemos esquecer o porque do Papa vir para cá. Parece que ele vai canonizar um padre brasileiro.....
Comentário de MARCELO2007
Igreja x cartório - de novo: Achar que união homossexual é uma "anormalidade" é direito seu e da sua seita obscurantista. Continuar sendo seu amigo ou não é direito dos seus tais "amigos gays". Também é direito da sua tradição medieval proibir o casamento *religioso*. O que se faz dentro das suas igrejas é problema de vocês, ninguém mais quer saber do que vocês vão fazer lá.

União civil é muito diferente. Não é objetivo de uma união civil gerar filhos. Tanto que os católicos casam-se duas vezes: no civil e no religioso. O casamento da igreja não vale nada perante a lei.

A união civil defende uma série de direitos que os homossexuais reivindicam com toda razão. E não se esqueça que eles também pagam impostos. A sociedade tem obrigação de contemplar e defender os direitos deles também.

Os gays jamais tentaram obrigar os católicos a adotar moral e comportamento gay. O *mínimo* que os católicos podem fazer é retribuir o respeito.
Comentário de lost
Relação entre duas pessoas: Relação entre duas pessoas do mesmo sexo NÃO gera filhos, isso então não pode ser normal!

Então um casal heterosexual em que um dos dois é infértil também não deve ter o direito se casar?

Afinal de contas eles não podem ter filhos e isso "não pode ser normal!".
Comentário de leleobhz
...: Mas que discussão mais infundada que um sujeito levantou ali. Primeira coisa: A Internet está ai e os caras sacaram isso, assim como a TV, e eles abriram um monte de canais religiosos (E você só pode vê-los). Mesma coisa com a Internet (Imagino o FW deles!). E lembrem-se de que o único motivo que faz a igreja ainda existir é o fato dos caras dentro da crença deles, ter motivo pra rebater tudo.

2) A IGREJA MANDA NO ESTADO. Vejam o projeto da proposta de casamento entre homossexuais. Se é uma anomalia ou não, vai da crença de cada um. Ninguém pode me impor uma visão. Mas o estado tem imposto de que não pode quebrar conceitos antigos de uma sociedade predominantemente religiosa. Religião parou de ser acreditar em Deus e passou a ser imposição de paradigmas. O estado tira o direito da liberdade das pessoas em troca de um paradigma que pode chocar alguém(ns).

Por estas e outras sou CONTRA a existência de igreja (exterminio mesmo), porque eles tiram nossa capacidade de pensar, manipulam as pessoas e acha que a vidinha medíocre de rezas e tudo quanto há é a melhor coisa do mundo e vai salvar após a morte.
Comentário de pm
sim: Sim.....se o casal, na hora da "entrevista" com o padre disser que algum dos dois é infertil, o padre não realizara o casamento !

Como julgar alguma coisa sem o conhecimento sobre o assunto ?

Se o mundo fosse menos ignorante e mais afim de procurar entender o porque das coisa.... as diferenças seriam um mero detalhe nas nossas vidas !


Comentário de pm
Concordo pelanamente com vc: Concordo pelanamente com vc !
Alias, o PSOL (acho que foi esse o partido) fez uma pesquisa sobre o pagamento ou não da divida externa....não deu em nda.....
ninguem tem interesse nisso... queremos um presente dos ceus !

Pq nunca mudanos o pais, sempre votando no mesmos politicos, temos medo de mudanca ?

Acho que ao contrario que a maioria deve pensar, acho que não deveriamos "brigar" com a Bolivia e sim unir-se a ela. Imagina a forca que a Amarica Latina teria ! O pau ia comer, mas não a vitoria sem suor e sangue...

Nosso presidente era d Esquerda ? Sindicatos ?

Mas so pra lembrar...não é so o Brasil que possui divida externa, a Africa , puta merda, um pais miseravel e massacrado por guerras civis e a aids, possuir divida externa é o absurdo dos absurdos... e a lista destes paises deve ser longa ....

e a igreja tenta lutar por isso.... mas tds so olham para os defeitos da mesma...


Comentário de tenchi
Pequena correção: Uma correção: África não é um país. Mas mesmo assim vc está certo, pois a maioria dos países africanos vivem na miséria. Ainda bem que eu vivo no Brasil (...).

Mas a história (e o Renato Russo) diz: "Lembre-se que deus está do lado de quem vai vencer (ou que já venceu)"

Putz... E a notícia ficou totalmente de lado. Imagine um milhão de pessoas no lugar, mas só 240 acessando a rede... Bem, presume-se que que o povo brasileiro seja bem pobre, digo, humilde.... Ou então eles irão proibir a entrada de qualquer pessoa com um laptop debaixo do braço ;-)
- Deus quis assim, meu filho.


Aiaiaiai....

--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Periophthalmus modestus
O ato sexual é uma coisa:
O ato sexual é uma coisa que gera filhos... Relação entre duas pessoas do mesmo sexo NÃO gera filhos, isso então não pode ser normal!



Defina 'anormal'? Animais podem ter relações homosexuais (já foi detectado em pingüins, mamíferos, primatas etc.)


A Igreja também e contra o aborto, e está absolutamente certa nisso... já viu fotos de aborto que horror?



Então aborto é errado porque a foto é 'um horror'? E os abortos que podem causar a morte da gestante e/ou a do bebê? O que é mais 'visualmente horrível' é o que realmente conta?


A Igreja também já foi contra tecnologia e de certa forma não está totalmente errada. Tecnologia em maos erradas gera caos, guerras...



Esse não é o motivo da Igreja ser contra avanços tecnológicos (ou então você pode me explicar o que descobrir que a Terra não é plana e nem que ela é o centro do universo faria nesse caso). Mas pra que temer coisas que geram guerras se a própria igreja foi responsável por duas das mais estúpidas (Cruzadas).


Claro que a Igreja está errada em querer proibir coisas como métodos anticoncepcionais ou falar que rock é coisa do capeta...



Então, pelas suas palavras, a relação homossexual é errada porque não visa a criação de filhos, mas o método concepcional visa fazer exatamente a mesma coisa. Desculpe-me, mas isso me parece totalmente inconsistente.
Comentário de Periophthalmus modestus
Desculpe, "método: Desculpe, "método anticonceptional", não concepcional. :)
Comentário de CWagner
Pois se a verba é pública: Pois se a verba é pública deveriam deixar a rede aberta depois da visita do Papa e ainda expandí-la para que cobrisse uma área maior, beneficiando escolas, bibliotecas, hospitais, e outras entidades públicas, sustentadas com nosso dinheiro.

Caso seja obra da Igreja, que sirva então como ponto de acesso para inclusão digital e educação de jovens e adultos, para eles mostrarem, nesse caso, que a tecnologia pode ser desvirtuada para o bem da população em geral, cristã, protestante, atéia, etc.

O fato de não acreditar em Deus, não faz com que ele não exista, e nem deve ser motivo para que ignoremos a miséria alheia.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de roberto
Que você queira até: Que você queira até desconfiar da impressa, ou de órgãos públicos por causa da ampla cobertura que estava sendo dada pelo visita do Papa Bento XVI ao país eu até entendo e não acho que isso seja impossível de ocorrer face a tantos escândalos políticos que ocorrem neste país. Agora se expressar de forma tão mal educada sobre a visita do papa dizendo que é algo de estúpido e querer fazer acreditar que a Igreja Católica é contra a tecnologia e a informação (pelo menos a boa informação) ainda a chamando de alienadora é no mínimo falta de conhecimento ( ou seria estupidez?). É por falta de conhecimento e por estupidez que vira e mexe os canais de informação (os quais deveriam informar e formar) como a Internet por exemplo lançam esta pérolas sobre a Igreja Católica dizendo que ela mandaria matar, ou que já matou muita gente torrada na fogueira. Recomendo buscar boas literaturas (e são bem poucas reconheço) a respeito da Igreja Católica, da sua história, do quanto ela contribui para o desenvolvimento intelectual dos povos, o quanto ela incentiva nas pesquisas científicas (desde que estas não desrespeitem a dignidade humana) e o quanto de mentira e calúnia se fala a respeito dela...
Vamos pensar sim, mas com coerência e boa vontade em aprender o que de bom existe para saber separa o joio do trigo...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004