Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Virtualizando aplicativos do Windows no desktop do Linux

O VentureCake traz a notícia sobre o novo recurso do Virtualbox: a virtualização da execução de aplicativos diretamente sobre o ambiente desktop do sistema hospedeiro. O recurso de "seamless virtualization" permite que quem prefere rodar ambientes livres possa ter acesso a algum eventual aplicativo para sistemas proprietários de que necessite, sem abrir um desktop à parte como é a solução mais comum quando se trata de virtualização.



A captura de tela acima mostra um aplicativo "for Windows" rodando virtualizado sobre o desktop GNOME. Note que o desktop completo do Windows não está sendo usado, e que uma barra do Windows foi posicionada logo acima da barra do GNOME.

O texto do VentureCake explica as vantagens e desvantagens da solução, e explica como fazer. O VirtualBox tem versão GPL, mas me parece que a solução apresentada no texto usa a versão de código fechado, gratuita para uso pessoal.

Saiba mais (venturecake.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wallacy
Gostei.. acabei de testar: Gostei.. acabei de testar (opensuse + kde), é uma grande pena que seja só uma "ilusão", pois a maquina virtual está lá, completinha rodando.... mesmo assim gostei muito...
Recursos assim eu vi no parallels...Quem sabe futuramente o virtualbox usando desse recurso + paravirtualização + wine (assim como o parallels) + um tipo de "boot lite" do windows para consumir pouca memória e processamento (sem carregar janelas, menus..), talvez de pra por um icone no desktop linux para um aplicativo windows... bem, o futuro a deus pertence, mais certamente esse é um grande passo para a integração de SO's....


----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de anakinpendragon
É um recurso meio: É um recurso meio gambiarra... mas as vezes boas ideias começam assim, mas para mim, para rodar aplicativos do Windows, pelo menos oque eu preciso começou a rodar a partir da penúltima versão do wine. Com a ultima versão do wine tenho muita esperança de que um dia não precise de windows para rodar aplicações propietarias desse O.S.
Comentário de viniciusfs
É interessante porque a: É interessante porque a aplicação roda no desktop Linux mas o peso todo de ter a máquina virtual com Windows rodando por baixo pra ter apenas uma aplicação no desktop Linux mata. Talvez seja melhor usar o dual-boot mesmo.
Comentário de alepaes
Não acho que a idéia seja essa: A meu ver, o recurso "seamless window" é apenas uma "anexação" da janela do VirtualBox a um dos desktops virtuais do ambiente gráfico.
É como se fosse um full-screen onde a barra do kde (por exemplo) ficasse ativa, mas o resto seria sobreposto pela VM.
Mas é interessante: se você mudar de desktop verá a máquina virtual rodando como se estivesse diretamente nela e não em uma janela (ou ocupando totalmente a página de vídeo como em full-screen).

No mais, o VirtualBox impressiona cada dia mais. Recomendo a todo mundo.

Alexandre de Arruda Paes
Comentário de nemesis
"Talvez seja melhor usar o: "Talvez seja melhor usar o dual-boot mesmo"

ou usar softwares livres com funcionalidade semelhante...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hardware
Dá pra substituir o Wine?: Tentei rodar o Dreamweaver no Wine no Ubuntu em um Athlon XP 2.0 com 512RAM e placa de video 64MB, porém o programa nem abriu de tao lento que ficou. Será que com o Virtualbox terei a melhor sorte? Ele funciona como o Wine? Só falta conseguir rodar o Dreamweaver no Linux para me livrar do Ruindows.
Obs: ja testei Bluefish, Quanta e Kompozer e infelizmente nenhum deles ainda está no nivel do Dreamweaver.
Comentário de laurocesar
Acredito que não...: Muito pelo contrário, o Wine é bem mais leve pois ele apenas fornece uma API (interface para o programa) semelhante a do Windows para que você possa rodar seu Dreamweaver, enquanto que o Virtualbox cria uma máquina virtual para que todo o SO (Windows ou outro) "rode" nela, ou seja, com o Virtualbox você estaria rodando o windows inteiro além do Dreanweaver e da máquina virtual em seu computador. Assim:
Com o Virtualbox: Virtualbox + Windows + Dreamweaver
Com Wine: Wine + Dreamweaver

Isso que eu disse refere-se apenas ao uso de memória e processamento, em casos em que a API fornecida pelo wine não é suficiente para o uso de programas do Windows, neste caso seria necessário rodar todo SO em uma máquina virtual mesmo, ou procurar um Editor HTML equivalente que rode no Linux (o que seria o ideal).

Alguns:

Blue fish
Quanta Plus
Screem
Komposer
NVU

Um abraço.
=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004