O VentureCake traz a notícia sobre o novo recurso do Virtualbox: a virtualização da execução de aplicativos diretamente sobre o ambiente desktop do sistema hospedeiro. O recurso de "seamless virtualization" permite que quem prefere rodar ambientes livres possa ter acesso a algum eventual aplicativo para sistemas proprietários de que necessite, sem abrir um desktop à parte como é a solução mais comum quando se trata de virtualização.
A captura de tela acima mostra um aplicativo "for Windows" rodando virtualizado sobre o desktop GNOME. Note que o desktop completo do Windows não está sendo usado, e que uma barra do Windows foi posicionada logo acima da barra do GNOME.
O texto do VentureCake explica as vantagens e desvantagens da solução, e explica como fazer. O VirtualBox tem versão GPL, mas me parece que a solução apresentada no texto usa a versão de código fechado, gratuita para uso pessoal.
Saiba mais (venturecake.com).
Recursos assim eu vi no parallels...Quem sabe futuramente o virtualbox usando desse recurso + paravirtualização + wine (assim como o parallels) + um tipo de "boot lite" do windows para consumir pouca memória e processamento (sem carregar janelas, menus..), talvez de pra por um icone no desktop linux para um aplicativo windows... bem, o futuro a deus pertence, mais certamente esse é um grande passo para a integração de SO's....
----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.