Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Vídeo mostra efeitos de desktop do KDE 4 - sem Compiz


“O vídeo abaixo demonstra alguns efeitos de desktop "composite" incluídos no KDE 4 usando puramente o KWin, sem necessidade de rodar o Compiz.



O autor esclarece que no vídeo alguns efeitos parecem "saltados", mas é devido ao software de captura - eles rodam suavemente em condições normais de operação. O site tem mais detalhes e opção de download do mesmo vídeo com maior qualidade (formato Ogg, 38MB).”


Enviado por Julio Pacheco - referência (francis.giannaros.org)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Solon
Show: Show de bola, mas, só espero que isso não fala o KDE ficar mais pesado.
Comentário de Solon
Duplicou.: Duplicou.
Comentário de edempoa
Acho que o Compiz vai se: Acho que o Compiz vai se tornar o gerenciador de janelas padrão do GNOME, e só.
Comentário de Bruno Laturner
KDE != pesado: Desde quando o KDE é pesado?
Comentário de tenchi
Óooia, que eu também mandei esta notícia ;-): Muito bons mesmo os gráficos.
Isso pode ser visto de duas formas:
- Uma tentativa de "reinventar a roda", já que o compiz já tem todos estes efeitos funcionando bem. Assim o pessoal do KDE poderia só melhorar a integração do compiz com o resto do ambiente;
- Ou a melhor maneire de estes recursos se integrarem bem ao KDE seja os escrevendo do zero- mas já aproveitando as idéias existentes. Já que o KDE é feito em C++ e o compiz em C, uma versão em C++ e usando todas as bibliotecas do KDE e Qt daria menos trabalho ao pessoal do KDE do que uma feita em C que necessita das bibliotecas GTK e algumas do GNOME, como gconf, etc.

Seria legal se houvesse uma certa compatibilidade entre os plugins do compiz e do futuro Kwin. Mas acho que algumas questões técnicas tornariam isto impossível.

Mais um problema: Isto vai parecer uma tentativa de o KDE tentar imitar o Windows Vista, embora saibamos que o X11 já faz isso há teeempos ;-)

Ah, e será que isso será feito utilizando os recursos do XGL? Se for, continuaremos com aquele problema de não poder executar programa que utilize recursos 3d algum, principalmente jogos, enquanto estes recursos estiverem habilitados no Desktop.

Na minha opinião este é p único problema que o XGL tem em relação à interface Aero do Vista. E é um problemão a ser resolvido, se o Linux realmente quiser conquistar o Desktop do usuário comum.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Pedro
ZZzzzz: ZZzzzz
Comentário de user
Muito bom os efeitos babei: Muito bom os efeitos babei :/ Acho que minha vinda para o OSX não vai ter volta.
Comentário de Wallacy
Na verdade a idéia é: Na verdade a idéia é integrar ao compiz, considerando que o compiz não substituiu o kwin (tanto que é necessário do emerald para decorar as janelas), esses plugins iriam rodar em conjunto ao compiz-fusion.

E da para ativa-los mesmo sem xgl, no entanto fica pesado né hehe...

PS: Notou o que eu te falei sobre da integração das equipes do KDE com o KDEteam do openSuSE? No fim do vídeo mostra a logo.

----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de nemesis
que se exploda! :D: que se exploda! :D

quanto tempo se perde com firulas inúteis para encher os olhos das massas descerebradas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Wallacy
Muito tempo se perde, mais: Muito tempo se perde, mais essas "massas descerebradas" podem virar colaboradores (monetariamente falando).

Não se pode agradar a todos, mais tenta-se agradar a maioria.
E certamente, o pessoal que está fazendo isso, não está envolvido nas outras partes do projeto, e se bobear, nem estariam no projeto se não fosse isso.

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de joutaro
nvidia -XGL: tenchi,

Para quem usa placas da nvidia com driver atualizado não é necessário usar o xgl....

não sei como é o suporte nas placas da ATI.

Abraços!

http://tuliom.googlepages.com
Comentário de Pedroso
É um OSX? É um Vista? Não... é o KDE: Olá,

O sonho do KDE é ser um OSX. Mas infelismente o KDE não tem a competencia, talento e os recursos do pessoal da Apple.

Se o KDE se fechasse, trabalhasse apenas com um único kernel, com uma única distribuição, talvez fosse mais harmonioso. Mas isso é lógico que não irá acontecer, então para mim continuará sendo o que sempre foi, uma porcaria como é em geral tudo que se cria voltado para Linux.

Com todo respeito possível.
Comentário de tenchi
Só pra confirmar: Ah, lembrei que o compiz funciona bem em cima do KDE, sem a necessidade do emeald, com o kde-window-decorator. Mas ele é sim um substituto do Kwin, mesmo sendo muito parecido (usar a mesma configuração). Faça o teste. Enquanto estiver usando o compiz no KDE, execute "kwin --replace" que o compiz vai embora.

Mas devo ter mesmo me enganado com o que disse acima. O pessoal da Novell tem uma certa influência no desenvolvimento do KDE, e criar estes recursos de novo - levando em conta que foi na Novell que o compiz começou (ou não?).

Ah, e não consegui chegar no final do vídeo, pois ele para de cerregar na metade ;-) Se eu recarrego a página, volta no começo... Agora tô baixando a versão em OGG pra confirmar isso q vc disse.

Mas, até onde sei, estes recursos do Kwin-4 não serão baseados no Compiz não. Mas vai ver estou recebendo informações na fonte errada ;-) Veja na própria página onde está o vídeo.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de edempoa
KDE é parecido com o que: KDE é parecido com o que você quiser.

Ou com nada que você já tenha visto.

Você que escolhe. Opa, esqueci que MacFans não são familiarizados com a palavra "escolha".

E é isso.

(Ah, não consegui resistir a alfinetada, se quiserem moderar negativamente mandem ver)
Comentário de Wallacy
E desde quando o KDE só: E desde quando o KDE só trabalha em cima do linux? Até onde eu sei ele é feito para muito mais plataformas sem ser o linux, inclusive roda em cima do windows..... E isso mostra que eles possuem mais competência que muitos desses "talentosos" programadores da Apple...

Não confunda as coisas, não é porque você usa (ou usaria) o KDE só para uma finalidade que o projeto dele deveria se limitar a isso.
Você já programou para linux? Tem certeza que facilita as coisas criar as coisas desse modo, se sim, é um péssimo programador, porque qualquer programador que se preze não tem problema algum (nem relacionado ao tempo, nem a massa encefálica), para fazer algo que rode em varias distribuições, logo não adiantaria nada.
E também de uma olhadinha em "quanto tempo" de vida o KDE possui (10 anos), é multiplataforma e atinge cerca de 80 línguas... Você realmente acha que é fácil programar assim? o Mac tem 23 anos, e foi feito só em uma base, sendo assim torna tudo mais fácil né, não precisam alterar mais nada só desing.. etc.. etc..

Não é só porque você deseja, que tudo fique restrito ao seu mundo fechado, onde você usa algo, e todos devem se preocupar em sanar suas necessidades, mais o KDE não é feito pensando em uma plataforma só, muito menos para atingir um nincho especifico de usuários.
Sem babação de ovo pela Apple OK. Nem todos são ricos o suficiente para comprar as coisas dela, ou possuem necessidades que se limitam somente as coisas que ela produz. E para isso existe o KDE, e o Linux, e outros projetos... Ou você vai me dizer que existem supercomputadores rodando mac os? kkkkk. Acorda para a vida, e saia de seu casulo.

Com todo respeito possível.

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
"Ah, lembrei que o compiz: "Ah, lembrei que o compiz funciona bem em cima do KDE, sem a necessidade do emeald, com o kde-window-decorator. Mas ele é sim um substituto do Kwin, mesmo sendo muito parecido (usar a mesma configuração). Faça o teste. Enquanto estiver usando o compiz no KDE, execute "kwin --replace" que o compiz vai embora."

Tente instalar o compiz e depois desinstalar o kwin, vai ver que ele não vai funcionar 100%, o compiz ainda não está completo, muita das coisas que ele faz é usando o gerenciador de janelas local, talvez na versão 1.0 ele consiga não ser dependente.
Ah, e ele foi feito na base do metacity, só depois exportado....

"Mas devo ter mesmo me enganado com o que disse acima. O pessoal da Novell tem uma certa influência no desenvolvimento do KDE, e criar estes recursos de novo - levando em conta que foi na Novell que o compiz começou (ou não?)."

Tem e não tem, quem tem mais é o pessoal do time do openSuSE, mais esses (os que não tem), não são funcionários da Novell, o pessoal do SuSE (que trabalha na Novell), possivelmente conhecem os desenvolvedores do KDE (mesmo país de origem), devem até tomar café juntos, é bem possível que tenha algum que trabalhou na Novell ou que trabalha e trabalhe no KDEteam e vice versa, mais não posso afirmar isso. Sim, ela que iniciou o projeto compiz, mais acredito que não existe nenhuma interferência direta dela com esses efeitos, no máximo uma "consulta" para saber como rodar aquele efeito e tal, a parte que "trabalha" no openSuSe do KDE (olhando pelos nomes), parece não ter nenhum vinculo empregatício com a Novell,
E se tiver... Bem, isso não muda nada né, já que o KDE é feito para toda a comunidade, e as lideranças em nada tem a ver com a Novell, no máximo com a antiga equipe do SuSE antes de a Novell adiquir a marca.
Foi mais um comentário para ressaltar o que falei em outro tópico pra ti, sobre no KDE existir aplicativos de "terceiros", como vindo por parte da Novell, ou da Red Hat, ou até da Canonical (essa não sei se já contribuiu com o projeto). Porem esses aplicativos vem "assinados" pelo KDEteam, não por uma distribuição etc, diferente de alguns aplicativos do gnome.

"Mas, até onde sei, estes recursos do Kwin-4 não serão baseados no Compiz não."

Uma coisa é uma coisa, outra é outra né....
Fazer de maneira que fique compatível é diferente de fazer baseado na outra aplicação.


-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de user
Procure se informar antes de falar o que não sabe.: http://www.top500.org/system/7286
Comentário de user
Satisfeito ?: MacOS X 2

http://www.top500.org/stats/list/30/os


Comentário de user
O que até agora não: O que até agora não entendi é a frase que esta no site do plasma.

Desktop computing has changed radically in the last 20 years,
yet our desktops are essentially the same as they were in 1984.
It's time the desktop caught up with us.

O que eles fizeram de novo ? Desde quando colocaram isso la eu sabia que não ia sair nada de novo mesmo.


A diferença do OS X para o Linux. Pelo lado tecnico.

No Linux vc tem que aprender para usar.
No OSX vc aprende usando.
Comentário de MaxRaven
Composite: Não vi o video, minha conexão não deixa, mas ali cita o composite, que eu uso até na minha SiS 630 sem muitos problemas a partir do Xorg7.1, nesta não posso habilitar todos os recursos dele no maximo nas versões atuais do KDE, mas em um pc melhor dá para por td full e fica bem bacana, será que isso não é uma evolução? Afinal diz a chamada que é "sem compiz" e estão comentando que tem compiz, então não entendi mais nada.
http://www.maxraven.info
Comentário de tiaggs
Off: Agora conte quantos usam Linux eh quantos usam MacOS, eh depois se tiver coragem pelo menos use um nick fixo para se identificar!

http://www.top500.org/stats/list/30/osfam
Comentário de user
View Trend Mac 6.80%: View Trend Mac 6.80%
View Trend Linux 0.57%

http://marketshare.hitslink.com/report.aspx?qprid=8

2008 vai ser o ano do Linux, já está até na frente do Windows ME. :D

View Trend Linux 0.57%
View Trend Windows ME 0.43%
Comentário de tiaggs
*********: esta no site errado, como vc pode ler no titulo BR-Linux, se quiser adorar o Mac não tenho nada contra apenas encontre algum site relevante para participar OK.

Que eu saiba o assunto era os efeitos KDE, já estamos falando do clube da luluzinha.
Comentário de popolony2k
Com certeza.....: ...o Window$ é quem copia X11 e outros ambientes há tempo.

"Mais um problema: Isto vai parecer uma tentativa de o KDE tentar imitar o Windows Vista, embora saibamos que o X11 já faz isso há teeempos ;-)"

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de thiagoaraujos
Outro site: http://dot.kde.org/1180541665/

When the KDE 4 development series opened, it was seen as an excellent time to rewrite some of KWin's internal structures in order to support such effects. There were initial considerations of implementing support for the existing Compiz and/or Beryl system of effects via plugins, but there were technological hurdles that prevented this. I won't go into the technical details as to why this decision was made, however, it is important to note that KDE 4 will still work with Compiz/Beryl should the users choose to use that software instead of KWin.

Esse site também tem vídeos com melhor qualidade de alguns efeitos.

Comentário de Wallacy
Ok, desse eu não: Ok, desse eu não sabia.
Mais ainda é especifico...... Mac OS sobre PPC. E só tem dois..

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
Essa estatística é uma: Essa estatística é uma piada..... Só navegando na net se econtra um numero maior que esses, sem falar nas empresas que adotam linux.
Você realmente acha que esses números são confiáveis? Como eles foram obtidos você sabe?

Ah sim, eles estavam falando quantos supercomputadores usam linux e quantos usam Mac.... você desvirtuou só para reclamar não foi??

Então saiba que 85,2% dos supercomputadores no mundo são rodando sobre GNU/Linux® . lista

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
Eu aprendi linux: Eu aprendi linux usando.

-------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Wallacy
É só o Kwin, não precisa: É só o Kwin, não precisa do compiz, só comentei que se você instalar o compiz, os efeitos serão compatíveis, poderá usar o compiz com os recursos do Kwin. (Pelo menos é isso que os desenvolvedores prometeram rs.. ainda não testei)

-------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de tenchi
Duvideodó: [Sarcasmo ON]
Lógico que não.
Todos sabemos que todas as escolas de informática ensinam Linux. Todo mundo aqui aprendeu Linux na casa do colega, já que todo mundo usa Linux, não?
Estou cansado de ver "Curso de Informática: Aprenda Linux, uordi e equicel. Você não paga mensalidade, só uma pequena taxa de manutenção".
[Sarcasmo OFF]

Agora falando sério, 90% dos usuários de (GNU/)Linux aprenderam sozinhos a usar o sistema. Seja de maneira "dolorosa" ou não. Poucos tiveram a chance de desde criança aprender Linux numa "escolinha de informática". E estes normalmente quase nada aprendem, pois o verdadeiro aprendizado vem do uso intensivo. Seja compilando um kernel 35 vezes num dia ou aprendendo a usar um mouse de um só botão! hauah

Acho que o cara confundiu Linux com Windows... Fórum errado. O Baboo é na outra esquina ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de edempoa
Isso depende do que você: Isso depende do que você interpreta por "usar". Acho que para muitos estes termos significa liga o pc, navegar na internet, ver um material educativo, coisa e tal.

Para isso dá para aprender tranquilamente a usar um ubuntu da vida pela prática.

Ah, e eu nunca fiz cursinho de nada.
Comentário de Wallacy
E depende também da: E depende também da curiosidade, e de um "senso" de procura, usar "ferramentas" como o google/cadê/yahoo adequadamente, não precisei de nenhum curso para aprender bash, mais sei que teria aprendido mais rápido, ou "melhor" se tivesse feito um.... Não é o nível de dificuldade que determina a necessidade de aulas/professores, e sim a própria capacidade de ser alto-ditada.

Uma mente aberta também ajuda, coisas como "pra que vou aprender linux, se Mac é perfeito" faz com que qualquer possibilidade de aprendizado "fácil" (aprender navegar na internet?) se tornem tarefas árduas e chatas.

Algumas pessoas simplesmente aprender sozinhas, outras nem com pai de santo. A única coisa clara para mim é que antes é necessário vontade.

-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Supermouse
O problema: O problema é que só os noobs usuários de windows e mac respondem essas pesquisas estupidas de mercado. aí, pra nao ficar uma pesquisa com 99% windows e 1% mac, eles inventam alguns valores pra outros sistemas e jogam no meio...
Comentário de Alan
39% menos de consumo de: 39% menos de consumo de memória em relação ao 3.5.x sengundo eles no site :)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004