Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Via Digital leva soluções livres para prefeituras no SECOP 2006

Incentivar e viabilizar a informatização de prefeituras utilizando software livre e com o apoio de empresas e universidades é o principal objetivo do Via Digital – Caminho Inteligente para a Informatização Pública. O programa executado pelo Centro GeNESS, Softex, UFCG, CenPRA e OpenS é um dos destaques do SECOP 2006, que acontece nesta semana em Porto Alegre

A participação do programa se dará em um painel que debaterá modelos de negócios para componentes de software de governo eletrônico. “Apresentaremos como a adoção do modelo de licenciamento livre de software permite o surgimento local de demandas e, por conseqüência, de oportunidades de negócio locais, estimulando a economia regional e fixando técnicos em cidades pequenas”, aponta o coordenador do Via Digital, José Eduardo De Lucca, do Centro GeNESS.

Para o professor da Universidade Federal de Santa Catarina, o SECOP em Porto Alegre será uma oportunidade de debater com os participantes do Seminário as propostas e modelos que o Via Digital está implantando. A presença no evento é fundamental para o programa por aprofundar o conhecimento e avaliar as possibilidades de intercâmbio, explica De Lucca. “O Via Digital apresenta uma nova forma colaborativa e compartilhada de desenvolvimento e disponibilização de software aplicado a governo eletrônico, focado em prefeituras de pequenos municípios”, define.

Um outro intuito do programa no SECOP 2006 é sensibilizar os participantes, principalmente as empresas, a participarem do projeto, despertando para as oportunidades que podem surgir pela abertura de código através de uma ação estruturada como a biblioteca do Via Digital.

Atualmente, o projeto está entrando na fase de disponibilização das ferramentas para a criação de softwares utilizando a comunidade de desenvolvedores. Alguns primeiros casos de estudo estão sendo apresentados através destas ferramentas, iniciando uma nova etapa de avaliação do modelo, que será seguida de alguns ajustes de acordo com as respostas que forem obtidas junto às prefeituras, desenvolvedores e outras instituições envolvidas com o processo.

As empresas têm fundamental importância no desenvolvimento do Via Digital. Atualmente elas podem participar de diversas formas: adotando os componentes livres disponíveis na biblioteca Via Digital em suas atividades junto às prefeituras, colaborando no desenvolvimento destes componentes livres, publicando requisitos e código aplicáveis em prefeituras, relatando experiências de sucesso, debatendo e participando das comunidades de desenvolvedores e de usuários. “Estamos trabalhando para que as empresas interessadas possam engajar-se mais profundamente no programa ao liderar projetos de componentes específicos que serão desenvolvidos no ambiente colaborativo do Via Digital”, explica José Eduardo De Lucca.
” A nota foi enviada por Simone Ferreira Rabuske (simoneΘitres·com·br).

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004