Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançada a versão 1.0 do GestaoLivre


“Gostaria de comunicar que o GestaoLivre, um projeto de software livre que visa a gestão de pequenas empresas está agora em sua versão 1.0 e à procura de contribuições de todos os tipos, desde sugestões e comentários à nível de código fonte. Está sendo desenvolvido com PHP, Javascript e MySQL, fazendo uso de AJAX e CSS. Foi planejado tendo como case uma loja do ramo moveleiro, porém sua estrutura permite facilmente a implementação de outros cases. Maiores informações podem ser obtidas no site do Projeto.”


Enviado por Cezar Augustus Signori (cezarsignoriΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hamacker
Tenho trabalhos similares,: Tenho trabalhos similares, incluindo até mesmo o ramo moveleiro (porém fábricas). Se fosse PG ou Firebird até daria para contribuir.
Comentário de joaodelvalle
Boa iniciativa, mas: Parabéns pela iniciativa, mas não consigo acreditar que PHP seja uma linguagem adequada para se implementar um software de gestão. O LinuxStok também é (foi?) um projeto com boa intenção, mas não decolou. Também era feito em PHP, porém para desktop (GTK).
Comentário de hlegius
Por quê não ?: Por quê não seria ? O PHP tem lá seus defeitos, mas é sim uma linguagem muito boa e cada vez mais vem mostrando que é uma linguagem simples e robusta. PHP 5 é um exemplo do que está por vir. PHP 6, está com grandes melhorias (incluindo a exclusão da Register globals. Ufa!). Hoje ele conta com várias extensions/frameworks que ajudam no desenvolvimento do projeto como PDO, SOAP extension e sua OO está evoluindo a todo vapor. O 5 nem se compara ao 4. Sem falar no desempenho. Do 4 para o 5 houve um aumento de performance absurdo! Em beachmark feito com ambos, o PHP 4 executava determinado script na linha de comando em 12 segundos, enquanto o PHP 5 executou em 3.5 segundos. Esse teste foi feito na PHP Conference, em dezembro passado.

--
User Linux: #403858 - Slackware 11
http://www.hlegius.pro.br

Comentário de Cezar A. Signori
PHP e Software de Gestão: Primeiramente obrigado pela parabenização.
Quanto ao PHP e Software de Gestão, acredito que a linguagem que roda no servidor tem seu papel de negócio e que sendo implementados maiores recursos no lado do cliente (AJAX), podemos obter maior usabilidade e performance, mantendo o PHP na questão de negócio.

Novamente obrigado e abraços!
Comentário de Lucas
Muito boa a Iniciativa, mas...: Cara, não estou fazendo uma critica negativa a respeito do sistema, mas sim construtiva. Acredito que saiba que o CSS tem comportamentos diferentes no IE e no Firefox. Visualizei o GestaoLivre nos dois navegadores e não gostei da aparência que o mesmo teve no Firefox. Sei que é complicado desenvolver sistemas pra web sem uma padronização dos navegadores, em relação a interpretação do CSS e até de outras coisas. O sistema está muito bom, mas nessa parte, a interface com o usuários do Firefox, creio que será necessário alguns ajustes

Parabéns e continue assim

--
Lucas Dias

Comentário de Cezar A. Signori
Compatibilidade Firefox: Bom dia Lucas,

concordo plenamente com sua opinião, ajustes devem ser feitos e não apenas na interface com o usuário. Atualmente o GestaoLivre só é inteiramente compatível com o Internet Explorer 5.0 ou superior...o projeto está iniciando e com certeza sua crítica será levada a sério.

Obrigado pela contribuição!

Comentário de showy
PHP: Gostaria de ouvir algumas razões mais fundamentadas de por que o PHP não seria uma linguagem apropriada para um software de gestão.

Não sou contra e nem a favor... mas gostaria de ouvir as opiniões de vocês.
Comentário de dsilva_linux
Gostei do projeto, php é: Gostei do projeto, php é uma boa linguagem, alias linguagem é o de menos.
Por falar nisto, existe uma análise deste sistema? um der, uml etc?
Ai quem sabe com isto podemos comecar a ajudar, poderemos conhecer melhor o software.


Obrigado
Comentário de Cezar A. Signori
Documentação: A documentação ainda está em desenvolvimento, o que está pronto é relacionado ao banco de dados e está disponível na página de downloads do projeto.
Comentário de Felipe Raposo
Documentação: Concordo. Eu também procurei e não tinha achado.
Eu desenvolvia para o sistema Microsiga até o final do ano passado. Não manjo de PHP mas poderia dar uma ajuda na parte de banco de dados.
Quem sabe um sistema com gerenciamento de dicionário de dados pelo próprio sistema.
--
Felipe Raposo

Comentário de Cezar A. Signori
Gerenciamento de Dicionário de Dados: Já trabalhei na Datasul com progress, portanto sei do que se refere, mas acredito que a grande maioria dos responsáveis por um banco de dados MySQL de um sistema escrito em PHP já utilize o PHPMyAdmin, o qual é muito bom e faz o seu trabalho.

Obrigado pela sugestão!

Comentário de moa_x
sugestao: Acredito que alguns 'screenshots' ajudariam muiiiito! Instalar só para ver como é consome um bom tempo!

fica registrado minha sugestão..
obrigado
Comentário de popolony2k
Simplesmente ....: ...porque a linguagem que eu sei é a melhor !!!

Argumentos sem fundamento !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de Cezar A. Signori
Sugestão: Sua sugestão está sendo avaliada, mas eu gostaria de lembrar que o GestaoLivre 1.0 está disponível aqui para uso experimental.

Aproveito a deixa e já informo que foi liberada uma atualização que torna o sistema compatível com Firefox, Netscape, Opera e Internet Explorer 5.0 ou superior.

Obrigado pela colaboração.
Comentário de hamacker
Pois é, AJAX com IE não é: Pois é, AJAX com IE não é AJAX e sim IEHACK !

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004