Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Grupo contra venda casada de PCs com sistemas operacionais na França


“"Grupo francês ataca política de venda de hardware com software" "O grupo Que Choisir (www.quechoisir.com) disse em comunicado que "ninguém encontra computadores 'limpos' no mercado". O grupo afirma que atual prática do mercado força consumidores comuns a comprar computadores que usem o sistema operacional Windows." E aqui no Brasil?”


Enviado por marcon (elmarconΘig·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Buscator
Buscator: Tá na hora do consumidor brasileiro também começar a denunciar essas vendas casadas (hardware+software) ao ofício do consumidor no Ministério Público, ao PROCON, ao CADE...e o que dizer desses lojistas picaretas que pegam uma chave de registro e fazem instalações 'OEM' em várias máquinas pra ludibriar o consumidor leigo e dizer que "o computador já vai sair funcionando"? Se denúncias sobre essas práticas começarem a chegar às instituições citadas, garanto que uma hora elas vão ter de começar a agir...


Comentário de Roger de Almeida
No Brasil é Lei. Todo: No Brasil é Lei. Todo computador DEVE ser vendido com um sistema operacional que o faça funcionar.

Alguém compra carro na loja sem combustível?
Alguém compra uma Televisão sem vê-la funcionar?


Roger()

Comentário de brunoparente
Por esta razão quando você: Por esta razão quando você compra um computador sem windows na Itautec, por exemplo, ele vem com o FreeDOS. Creio que é o Código de Defesa do Consumidor que obriga vender-se o computador (ou qualquer outro aparelho) em plenas condições de uso.
Comentário de ljulio
Condições de uso ??: Não entendi o comentario do colega, pois quando ele vem com o windows ele esta longe de estar em condições de uso.
Comentário de Manuel Funes
Venda casada: O brasileiro têm diversas qualidades, porém uma delas o faz
realmente superior a outras culturas: Intensamente Creativo e efetivo. Isto me leva a acreditar que não importa o tipo de estrategia que empresas multinacionais inventem, sempre será encontrada uma forma de se libertar da escravidão: tecnologica ou comercial.Vide o fato pais ser lider em américa latina, a muito tempo, no uso de software GPL.
Comentário de Lucas Fernando Vasconcelos de Arruda Amorim
TV sem ver funcionar, hum...: TV sem ver funcionar, hum... Sim.

Quando você compra um freezer não vem à comida dentro.

É como dizer... Quando você compra um cachorro, ele tem que vir treinado para fazer xixi no jornal. É lei! Artigo X-N123456.

Kakakaka...

Ou ainda melhor. Pode ser melhor? Pode o nosso b**** de governo fazer uma legislação que prejudica o consumidor. Porque prejudicaria? Porque uma coisa é um computador outra é um software. Venda casada é proibido, encarece o produto. O pior é que essas coisas só acontecem com quem detêm o monopólio, nunca vi uma lei que permitisse isso em outra situação. Aliás causa sim o monopólio, todo computador vem com o Windows geralmente. Argh... Que nojo deste país, não tem que vir com nada um computador por lei. Não é díficil usar um CD de BOOT de um Sistema Operacional para instalar. Qualquer um faz ou chama um técnico, assim gerando empregos descentralizados.
Alias isto é a síndrome técnica que o nosso governo tem, não é muito difícil ver algo do gênero hoje em dia. Pelo menos em São Paulo com a recente discussão dos helipontos temos uma noção disto.

Que falta de vergonha... Diz que não entende do assunto pronto e acabou ninguém é obrigado a entender de tudo. Consulta quem entende e faz as perguntas certas para dar o rumo ao país.

Esqueci de outro caso, tem a crise aérea ainda. Os técnicos gritando, comendo todas as unhas de nervo (inclusive as do pé) por causa da porcaria de sistema que o governo tem total confiança. Até por isso diminui a verba destinada para tal.

Nosso país é lindo, a síndrome técnica na verdade vem da falta de humildade. É por isso que existe a corrupção, é por isso que existem crianças pelas ruas, drogadas ou com fome. Fico muito triste, mas é corrigindo estes problemas morais que vamos sanar estes problemas.
Comentário de Manoel Pinho
É isso aí: É isso aí ! Esse papo de defender a manutenção da venda casada de um sistema operacional com o hardware é conversa fiada. E cria essa hipocrisia de colocar o FreeDOS, que nem suporta a maior parte do hardware, ou essas pseudo-distribuições linux que vão no Computador para Todos e que nem são configuradas direito.

Basta colocar o sistema operacional como item separado e opcional. Já repararam a diferença de preço do windows OEM para o de caixinha ? Na realidade quase ninguém compra o segundo por causa do preço e o primeiro só é vendido por causa dos acordos escusos que fazem com os grandes fabricantes de hardware, que negociam descontos particulares em troca da exclusividade do windows nos seus micros.

Chega de hipocrisia. deveria ter uma lei que proibisse essa venda casada de sistemas operacionais com o hardware. Sistema Operacional não é firmware e não é preciso de um para saber se o computador está sendo entregue funcionando. Se for esse o problema, que mandem um livecd do linux para o comprador verificar por si mesmo se tudo está funcionando e pronto.

Vamos abrir o olho porque até agora os micros no Brasil eram esmagadoramente micros do mercado "cinza", montados por pequenas lojas e recheados com windows e software pirata. Agora com as medidas do governo, a tendência é que a maioria dos micros vendidos no Brasil sejam de marca (mesmo que de algumas marcas vagabundas) e, excetuando os micros mais baratos que são obrigados a usar linux, a M$ só tende a ocupar mais espaço vendendo licenças OEM de windows para os micros de preço médio e mais caros.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004