
“
A revista Veja divulgou na seção 'cartas' a resposta de Rogério Santanna à matéria 'O grátis saiu mais caro'. Foram enviadas 79 cartas dos leitores até o fechamento da edição, foi o segundo assunto mais comentado (mais do que o Código Da Vinci). Parabéns a todos pela reação.” A nota foi enviada por Noel G. Cerqueira Jr. (noeljrΘgmail·com), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
O texto é aquele sobre a qual comentamos
aqui e
aqui, e responde de forma total ou parcial a 4 das 15 afirmações sobre o software livre no governo feitas pela Veja e às quais o BR-Linux gostaria de oferecer um contraponto. É bom saber que a Veja chegou a publicá-lo, ainda que na Seção de Cartas. Bom saber também que a revista contou 79 mensagens sobre o assunto antes do fechamento desta edição. Tendo acompanhado as estatísticas de acesso de ontem e de hoje, estou curioso sobre o número que será divulgado na semana que vem ;-)
"O tema da coluna de domingo [14/5/06] do ombudsman do Washington Post foi novamente os erros cometidos por jornalistas e suas correções. Segundo Deborah Howell, o modo como as correções são redigidas influencia na credibilidade do Post e também constitui um registro histórico de informações confiáveis. Segundo as normas do Post, as correções devem ser claras, concisas e diretas: "Elas devem ser compreensíveis até para aqueles que não leram a matéria original, e devem ser completas o suficiente para que qualquer leitor veja qual foi o erro e saiba que ele foi retificado".
Os leitores, no entanto, querem mais, afirma Deborah. O leitor Lawrence Watthey sugere que as matérias corrigidas sejam republicadas na íntegra, com a explicação do erro, por que ele foi cometido e como ele foi corrigido. O Post não publica as matérias corrigidas, mas as retificações ficam no sítio junto com a matéria original." (1)
Será que podemos esperar tão refinada retratação da Revista Veja de forma a lhe garantir credibilidade e confiabilidade como registro histórico para o futuro ?
Por essas e outras (2) e (3) que eu cancelei minha assinatura da Revista Veja.
Aqui está link e Boa Leitura
(1) http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=381VOZ003
(2) http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=381IMQ001
(3) http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=381FDS007
This post recommends GNU/Linux