Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Fim de semana: gerador de lero-lero, "piratas" do Mac Intel, cordel do software livre, vídeo CC do Pearl Jam

Gerador de Lero-Lero volta a atacar:Rubens Queiroz, responsável pelo pioneiro Dicas-L, conseguiu contato com o Padre Levedo, pseudônimo adotado pelo autor do Fabuloso Gerador de Lero-Lero. O Rubens escreve: “O autor do Fabuloso Gerador de Lero Lero postou um comentário no site da Dicas-L. Ainda não sabemos quem é, mas ele nos contou porque escreveu o programa.” Veja o texto completo em [Dicas-L] Ainda o fabuloso gerador de lero lero.

O Fabuloso Gerador de Lero-Lero não é propriamente uma novidade, mas consta que foi colocado em domínio público pelo seu autor (o código-fonte da versão linkada acima não faz nenhuma referência ao fato, entretanto). Seria interessante escrever uma versão para gerar comentários típicos de nossos trolls e relógios-cuco de estimação - pouparia o trabalho de eles acharem sempre novas maneiras de escrever as mesmas coisas sobre as linguagens, empresas e softwares sobre as quais São obcecados ;-)

Uma curiosidade: como o gerador usa sempre as mesmas seqüencias de palavras em seus encadeamentos, você pode procurar por elas no Google, e encontrar vários exemplos de pessoas publicando material gerado no Fabuloso. Encontrei até um exemplo relacionado ao software livre - e com resposta!

"Piratas" e a Apple: 'De acordo com Tom Yager da InfoWorld, desenvolvedores Mac e usuários avançados não terão mais a liberdade para alterar, reconstruir e substituir o código fonte do Mac OS X.'” A nota foi enviada por Moranis (moranisΘuai·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes. A Apple não confirma.

Cordel do Software Livre: Acabo de publicar um cordel que fiz por esses dias para ajudar a divulgar o Software Livre. Tá disponível tanto online como em PDF e é distribuído sob a licença Creative Commons - Atribuição - Compartilhamento pela mesma licença. Espero que gostem! :-)” A nota foi enviada por Cárlisson Galdino (Bardo) (bardoΘswissinfo·org), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

'Life Wasted': novo vídeo do Pearl Jam foi lançado sob uma licença Creative Commons:
“O novo vídeo do Pearl Jam, 'Life Wasted', foi disponibilizado sob a licença Creative Commons Attribution-Non-Commercial-NoDerivs, de forma que todos os usuários podem legalmente copiar, distribuír e compartilhar o clip. Este é o primeiro vídeo do Pearl Jam nos últimos 8 anos, e até onde sabemos, é o prímeiro vídeo produzido por uma grande gravadora a receber uma licença CC.” Veja o texto completo em Pearl Jam's “Life Wasted” video released under a CC license | Creative Commons.

É uma boa notícia, mesmo levando em conta que esta licença é um exemplo das licenças não-livres incluídas sob o mesmo guarda-chuva da CC que abriga algumas licenças livres.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de fzero
O problema do vídeo do Pearl Jam...: ...é a parte "no-derivs" da licença, que impede remixes e releituras. A parte interessante de lançar alguma coisa sob uma licença CC é justamente essa. Afinal de contas, se você já está deixando claro que a liberação é apenas para trabalhos sem fins lucrativos, qual é o problema de permitir que alguém crie em cima do que você fez? Não faz sentido.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004