Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Utilitário para auditoria de comandos via shell

Quem administra servidores nos quais é necessário dar acesso a algum tipo de shell, já deve ter sentido a necessidade de ter algum tipo de registro centralizado de todos os comandos dados pelo usuário. Nesse sentido, o Enterprise Audit Shell parece ser uma solução interessante. Ele é basicamente composto por duas partes: o eash e o easd. A primeira é um tipo de pseudo sheel que faz a interface entre o usuário e o verdadeiro shell utilizado, coletando todos os comandos dados pelo usuário e os enviando ao easd para registro. A segunda é o módulo servidor que recebe os dados enviados pela parte cliente (eash) e trata, entre outras coisas, de armazená-las. Além disso, também há outras ferramentas que permitem gerar relatórios e até acompanhar 'em tempo real' os comandos que os usuários estão digitando.” A nota foi enviada por Vandeir Eduardo (vandeir·eduardoΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de The Darkness
Vou testar logo logo essa: Vou testar logo logo essa novidade.
Esse sim é um recurso muito bem vindo.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de jarbelix
Monitoramento apenas com o próprio bash: Eu não conhecia esta opção para monitoramento de sessões em shell. Achei muito útil, porém sempre utilizei o próprio bash para tal finalidade.

Utilizando dois programas simples (screen e script) que praticamente todas as distros possuem eu adiciono no .bash_profile (ou no .bashrc ou .profile) do root adicionando a seguinte linha:


exec screen -q script -q ~/log+`who am i|cut -f1 -d" "`+`date +%F+%R`.txt


Dessa forma fica registrado em arquivo um arquivo de log para para cada usuário conectado e que tenha se transformado em root.
Comentário de alan
de forma: de forma distribuída?
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004