“Recentemente escrevi sobre a satisfação de poder ter comprado um notebook. Como é um aparelho de baixo custo, para baratea-lo o fabricante colocou nele uma distribuição Linux - que não ficou muito tempo, pois após os testes pra ver se tudo estava funcionando corretamente eu instalei o Ubuntu 7. 04.
Da mesma forma que eu troquei o sistema operacional, muitas pessoas que compram computadores básicos também o fazem, só que ao contrario do que eu fiz, que instalei outro software livre, a imensa maioria das pessoas prefere instalar uma versão pirata do Windows agindo de forma ilegal e imoral. E a própria fabricante nesse caso incentiva isso, pois o Linux que vem instalado, esta mal configurado, cito como exemplo um chiado que saia das caixas de som, que cessou após eu instalar o Ubuntu. Além disso, o equipamento ainda é mandado com um CD com drivers para Windows XP, dessa forma parece que o Linux só foi instalado pura e simplesmente para deixar o computador um pouquinho mais barato. (...)”
Isso é um ajuste de configuração do ALSA. Não era nenhum problema muito grave.
Agora esse relato entristeceu-me:
"Além disso, o equipamento ainda é mandado com um CD com drivers para Windows XP..."
Caramba. Isso é muita incapacidade técnica da equipe de desenvolvimento do sistema. Qual a dificuldade de disponibilizar o código-fonte em .tar.gz em um CD? A falta de coerência é a pior parte.
--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds