Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Usuário relata sua experiência com notebook popular


“Recentemente escrevi sobre a satisfação de poder ter comprado um notebook. Como é um aparelho de baixo custo, para baratea-lo o fabricante colocou nele uma distribuição Linux - que não ficou muito tempo, pois após os testes pra ver se tudo estava funcionando corretamente eu instalei o Ubuntu 7. 04.

Da mesma forma que eu troquei o sistema operacional, muitas pessoas que compram computadores básicos também o fazem, só que ao contrario do que eu fiz, que instalei outro software livre, a imensa maioria das pessoas prefere instalar uma versão pirata do Windows agindo de forma ilegal e imoral. E a própria fabricante nesse caso incentiva isso, pois o Linux que vem instalado, esta mal configurado, cito como exemplo um chiado que saia das caixas de som, que cessou após eu instalar o Ubuntu. Além disso, o equipamento ainda é mandado com um CD com drivers para Windows XP, dessa forma parece que o Linux só foi instalado pura e simplesmente para deixar o computador um pouquinho mais barato. (...)”


Enviado por Cristiano (vianaalvesΘgmail·com) - referência (grep.hostmach.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vini_bill
"...cito como exemplo um: "...cito como exemplo um chiado que saia das caixas de som, que cessou após eu instalar o Ubuntu."

Isso é um ajuste de configuração do ALSA. Não era nenhum problema muito grave.

Agora esse relato entristeceu-me:

"Além disso, o equipamento ainda é mandado com um CD com drivers para Windows XP..."

Caramba. Isso é muita incapacidade técnica da equipe de desenvolvimento do sistema. Qual a dificuldade de disponibilizar o código-fonte em .tar.gz em um CD? A falta de coerência é a pior parte.

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de Gabriel Duarte
Concordo...: Eu tambem comprei um notebook de baixo custo a uns tres meses atras, so que ao contrario do seu, ele veio bem configurado, com os drivres instalados corretamente e etc...
Mas eu nao gostei da distro que veio juntamente com ele (Insigne Linux), e como o nosso amigo, instalei o Ubuntu 7.04, e focou show de bola. O Ubuntu reconheceu todo meu hardware, exceto meu modem, que eh um motorola, e que eles soh me oferecem o driver binario dentro do CD, que soh funciona na versao do kernel do Insigne...

Parece mesmo que eles soh estao colocando Linux para baratear os notebooks, e nao para dar uma opcao de melhor qualidade ao usuario, que soh tem a ganhar com o uso de software livre.

OBS: O notebook veio com 2 CD's, um de restauracao, e outro com os drivers para Windows... (cade os drivers pra Linux hein...?)

Eu espero que essa situacao melhore ao longo do tempo, e que o uso de software livre no computadores de baixo custo, seja uma alternativa nao soh ao barateamento do equimento, mas tambem, uma forma viavel de se ter uma software de qualidade para o usuario final.
Comentário de Tiago Crizanto
Também um notebook que veio: Também um notebook que veio com a instalação linux e fiz como os amigos acima citaram, instalei o Ubuntu. Ficou show de bola!
Com relação ao notebook vir com drivers para Windows não acho errado, tudo bem que favorece a instalação de cópias não autorizadas do Windows, mas usuários que utilizam cópias o originais do Windows e preferem seu uso tem o direito de escolha.
Comentário de Metatron
Incapacidade técnica ?: Se fosse isso, seria o de menos, educação resolveria; mas é muito pior, é ideológico; uma forte ligação com uma tecnologia que não agrega nada para o próprio país, é defendida com unhas e dentes.
Como o automóvel praticamente aposentou as carroças, o Linux vencerá aqui também, mas vai demorar um bocado.

PS: aquele site, o 1/2 b é um exemplo dessa ideologia, eles apresentam notícias e acabam conduzindo as discussões para atacar os "radicais xiitas" do SL.

"De profundis clamo ad te Domine"
Comentário de maiconfaria
Eu também comprei um: Eu também comprei um notebook popular, um compaq.
Fiquei muito satisfeito, ele veio com o mandriva 2007 bem instalado, tudo funcionando perfeitamente, até o driver proprietário da nvidia. Eu pretendo continuar usando este mandriva, mas fiz uma pequena partição e instalei o debian, este também esta funcionando depois de algum trabalho.
Quanto a vir com drivers windows, eu não acho muito justo por que nunca vi um laptop com windows que viesse com modulos do linux.

De fato, como o colega citou, vir com drivers do windows acaba remetendo o linux à coisa de segunda categoria.
Este modelo da compaq que me refiro é o V6210, quem quiser mais informações sobre o hardware e suas funcionalidades com linux pode dar uma olhada no blog de minha assinatura.

Adianto a vocês que fiquei muito feliz por ter recebido uma caixa com o laptop sendo que a palavra windows ou microsoft não esta escrita uma única vez em qualquer lugar!

--
a doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com

Comentário de Jack
Sem nexo...: Realmente, é sem nexo algo neste sentido. Quer dizer, o fabricante lança um hardware com Linux pré-instalado, configurado e, os CDs de restore e de drivers vem apenas com softwares for Windows???!!! No mínimo um contra-senso!!!

Por outro lado, nós sabemos que aquele usuário doméstico, leigo e que vê nos "PCs populares" a oportunidade de ter seu primeiro e próprio PC/Laptop ainda é muito influenciado pela "Marca" Windows! E "ká entre nós", se os fabricantes continuarem com este tipo de política, relatada acima, a coisa tende a continuar ou até mesmo, piorar!!!

Sem o devido suporte, o usuário final vai continuar pirateando (até mesmo pq, boa parte deles, nem se quer sabem o que é piratear software)!!!


Abraços!

--

Jackson Laskoski
http://www.JACK.eti.br

Comentário de hamacker
Sei lá, poderia até vir: Sei lá, poderia até vir com os fontes dos módulos utilizados...mas quem de fato instalaria a partir dos fontes ? Não é muito o perfil da maioria que compra um notebook. Eu mesmo sei que o modulo X é para versão Y do Kernel e precisaria do patch para funcionar no kernel Y.nn.

Não lí ainda o artigo, mas pensando num hardware 100% funcional no Linux ultima versão, para quê serviria os drivers ?

A única vez que precisei dum modulo do fabricante, acho que era para uma NIC Realtek 1Gbit o driver do fabricante não funcionou e tive que apelar para um kernel mais recente.

Entre ter os fontes de modulos e ter um hardware 100% compátivel, mil vezes, a compatibilidade. Um rescue-system é muito bem vindo.
--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de José Antonio Pinto
Concordo Parcialmente: Discordo da opinião do Cristiano no que se diz respeito ao driver fornecido aos usuários. É de obrigação do fabricante fornecer os drivers, para todos os sistemas operacionais que o equipamento é compatível.

Não vejo problema algum do usuário remover o Linux e instalar o windows, se o mesmo for original. Infelizmente existem pessoas que não respeitam isso.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004