Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Usuário relata seus problemas com o Ubuntu 7.10 - Gutsy Gibbon


“Quando é lançada uma nova distribuição é bem comum ver diversas publicações elogiando novos recursos, performance, suporte a novos hardwares, entre outras coisas, mas algumas vezes é preciso falar também dos eventuais problemas, e nessa versão do Ubuntu não foram poucos os que já enfrentei. (...)”


Enviado por linuxmaster@gmail.com (LinuxMaster) - referência (minholi.blogspot.com).

Como contraponto, tenho a mesma versão do sistema operacional no notebook que uso para trabalhar, e não encontrei nenhum dos 24 problemas identificados pelo autor.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de andretomasi
Problemas do Ubuntu ou problema de B.I.O.S.?: Engraçado.. contei no mínimo 16 desses erros que não tem NADA a ver com o Ubuntu, são problemas dos aplicativos utilizados, muitos ainda em desenvolvimento.. esses problemas existem em outras distribuições, alguns também no windows.. ele inclusive diz quando falando do Automatix "eu sei! o problema não é do Ubuntu! mas e daí?" Depois dessa sentença, o post perdeu totalmente a credibilidade IMHO.

[ ]´s

André Tomasi

..::Ubuntu - WinXP - OSx86
Comentário de minholi
Olá André, todos os: Olá André, todos os softwares citados são distribuídos com o Ubuntu, exceto o Automatix, que por sua vez instala softwares, que na grande maioria das vezes, estão nos repositórios do Ubuntu.

O que talvez não tenha ficado claro é que a grande maioria dos problemas citados não ocorria no Ubuntu 7.04, tanto que o mantive rodando até essa semana sem problemas, depois de fazer o "Downgrade".

De qualquer maneira, estou atualizando (novamente) o Ubuntu do desktop que utilizo em meu trabalho, espero que boa parte dos problemas já tenham sido resolvidos, e apesar dos pesares, continuo depositando minha confiança no Ubuntu como sendo uma grande distribuição, estando sem dúvida entre as melhores que já utilizei.
Comentário de OneBerto
E daí que você usa a mesma versão?: Se fosse por isso, todo mundo que usasse a mesma versão do SO teria sempre os mesmos problemas. E nunca acontece. Cada máquina é diferente.

Se você tivesse a mesma versão do SO, numa máquina igual, com o mesmo BIOS, revisão de hardware, versão da motherboard, mesma nacionalidade e versão de todos os os outros componentes eu te daria algum crédito.

Mas, esse teu comentário é igual ao comentário dos programadores POGueiros que, quando alguém relata um problema, dizem imediatamente: "Estranho...aqui funcionou direitinho!".





Comentário de brain
Refutando o que não foi afirmado: Acho que você está refutando o que não foi afirmado, como se eu houvesse feito meu comentário para colocar em dúvida o relato do Minholi. Apenas acrescentei a informação adicional!
Comentário de Alexandre Gonçalves
Seguinte...: Acredito que o nosso amigo pode sim ter um problema de B.I.O.S. mas também acho que ele não está de todo errado, não com relação à outros aplicativos, mas com relação ao X e à configuração de rede, sou obrigado a concordar com ele.

Outra coisa importante, esta versão do Ubuntu me pareceu meio entregue as pressas, se considerarmos o número de atualizações que já vieram...
Comentário de Dyego Sousa
Broffice travando.: O BrOffice está travando. Outros usuários do Fórum do Ubuntu estão com o mesmo problema:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26930.0.html

O Bug foi reportado também no fórum em inglês do Ubuntu e foi reconhecido pelo time de desenvolvimento. Eu já usava o BrOffice 2.3 no Linux Mint (baseado no Feisty) e nunca tive problemas.

Outro problema que notei aqui, é quando jogo Americas Army. O desempenho ficou inferior ao de outras distros. Na verdade ficou instável, o fps sobe e desce constantemente.
Comentário de Dyego Sousa
Os softwares devem ser: Os softwares devem ser feitos pra funcionar nas mais variadas máquinas. E quando alguém encontra bugs, nada melhor do que relatar.
Comentário de laurocesar
Problemas com Br/Openpffice: Já tive problemas com o referido programa, pelo menos parece ser ele o causador pois toda vez que aconteceu o openoffice estava rodando. O problema é o seguinte: O HD fica maluco, fica lendo o tempo inteiro e não há como fazer mais nada, não adianta ctrl+alt+backspace, não consigo fazer nada, o pc fica travado apenas lendo o HD. Achei que o problema era com o Ubuntu mas infelizmente o problema voltou a se apresentar com o Mandriva 2008. Minha máquina é relativamente nova, com swap de 1GB, Ram de 512MB. Não sei o que fazer... Alguém já teve este problema?

Um abraço.

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de josevitor
Relatando bugs!: O usuário se deu ao trabalho de relatar os bugs aos desenvolvedores dos programas? Ele publicou a descrição completa do hardware em que fez os testes?

Eu tenho desligado meu ubuntu com "sudo halt" no terminal porque esperar um minuto pra tela aparecer tá um s@k0, mesmo assim continuo com fé que de vai melhor, ainda mais vindo a Canonical pro Brasil. Tomara que lembrem de melhorar o suporte a disquete e mouse serial hehehhe


José Vitor Lopes e Silva
Florianópolis/SC - http://josevitor.blog.br
http://wiki.ubuntubrasil.org/JoseVitor
Comentário de Pierre
Eu tive a melhor experiencia possivel com UBUNTU: Não quero fazer flame-war, mas quero citar minha experiência pessoal com o Ubuntu 7.10
Tenho um notebook Acer da linha Aspire com 512 de ram e processador 1.7 centrino.
Eu so tenho elogios a fazer a versão 7.10 do ubuntu, eu sou usuário de Linux e também por força do trabalho uso windows também, versão legalizada.
Semana passada fiz uma palestra sobre Asterisk na semana acadêmica da Universidade onde estudo, usei o ubuntu 7.10, com OPENOFFICE e rodei vários programas: Asterisk, Openoffice, Ekiga, etc.
Também tive sucesso com o uso da webcam, eu simplesmente nao fiz nada, ele detectou e configurou tudo sem problema algum. em relação ao uso do projeto, no XP mesmo com os softwares do projetor ainda tem alguns problemas de configuracao para reiniciar o PC. O Ubuntu foi maravilhoso, detectou e funcionou sem malabarismos. Sem contar Wireless, pen-drive, placas de som. Em relação aos filmes, nao tive problema algum, rodei o filme do meu casamento em AVI por exemplo e funcionou maravilhoso.
enfim, escutei musicas, naveguei na internet, fiz textos, não tive problema algum!!
Tá eu confesso, o meu teclado tive que pesquisar no google!! Mas nada de complicado.
Não quero questionar o artigo do colega, mas gostaria que não fosse tendencioso e deixasse claro que é uma opinião pessoal dele e pode ser algum caso isolado, tenho vários amigos na UNIVERSIDADE que estão contentes com o UBUNTU 7.10.
Um depoimento interessante, minha esposa é fonoaudiologa e adorou o UBUNTU.
Enfim!!! Eu gostaria de dizer que tive a melhor das experiencias com o UBUNTU.

Comentário de Luiz Armesto
Também não tive nenhum dos: Também não tive nenhum dos problemas
Comentário de linoxman
Também não tive problemas até agora....: Olá pessoal...

Uso diariamente o Kubuntu 7.10 aqui no meu serviço e com vários programas abertos ao mesmo tempo, abuso mesmo da máquina, e até agora, notei que apenas o firefox parece meio instável.

Os programas que tenho rodando nesse momento são : Knemo, amaroK, aKregator, Kmail, Kopete, Kcheckgmail, ktradutor, knotes, kima, klipper, superkaramba com o Liquid, kalarm, firefox, konsole com 7 abas, 9 gkrellm aberto.

A maquina é um pentium 4 com 512Mb, a swap ta alta, mas ta tudo ok, só não instalei em casa ainda por preguiça, mas logo vou instalar.

Abraços, e deixo aqui meu uptime :-) :

colzani@colzani-desktop:~$ uptime
13:29:38 up 9 days, 12 min, 1 user, load average: 0.25, 0.21, 0.26




José Carlos Colzani

Comentário de tenchi
Um crítico do Ubuntu falando bem dele?: Não é por nada não, mas há erros no post do cara que não são bem assim erros. São falhas que existem em determinados programas, independente de distro.
Um exemplo é o firefox que está pesado. Caramba, o firefox é pesado. E tem mais: não acho assim muito inteligente abrir um monte de janelas do FF. Pra quÊ servem abas? EU mesmo configuro o FF pra abrir tudo na mesma janela, para facilitar a organização.
Tem o caso do compiz também. Ele ainda não está totalmente estável. Some isso ao fato de alguns drivers de vídeo não serem tão estáveis assim também - presumo que seja da nvidia. Na verdade nem sei pq o pessoal do ubuntu decidiu colocar o compiz por padrão na distro. Mas...

REsolução baixa fora do X. Acredito que isso tenha sido uma opção do pessoal do Ubuntu, assim como foi nas versões anteriores: Os terminais vem sem suporte À framebuffer, que permite maiores resoluções e "bonitesa". Eu, como usuário do Slackware, utilizo muito o terminal, e por isso o deixo em resolução alta (1280x1024) e cheio de frescuras e adornos. E isso com o framebuffer ativo. Mas uma das intenções do ubuntu é permitir que o usuário nunca chegue perto de um terminal. Logo, um terminal em alta resolução e com frescurinhas seria inútil numa distro como o ubuntu.

"Minha dissertação do Mestrado trava no OpenOffice". Amigo, então ela deve estar muito ruim mesmo.. hauah. Brincadeirinha... O OpenOffice atualmente dá umas travadinhas mesmo. Independente de distro.

PLugin flash com transparências: Reclame com a Adobe, pois este é um problema com o flashplugin distribuído por ela. Ou tente o gnash, que não sei se já tem suporte à este recurso.

Os picos de processamento ocorrem devido à vários fatores. Um deles é um programa chamado updatedb, que é ativado periodicamente pelo crond, a fim de permitir que você faça coisas como localizar um arquivo em qualquer lugar do disco rapidamente, com o comando "locate arquivo.txt". É um serviço de indexação de arquivos. Você pode desabilitá-lo, se quiser.

Outros problemas como o do Totem e Rhythmbox acontecem por um fator: eles não são tão estáveis quanto os equivalentes kaffeine (e uma gama como smplayer, kmplayer, etc) e amarok. Mas essa é minha opinião, já que não sou lá o maior fã do GNOME, portanto desconfie de tal julgamento.

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de cwars
Comigo os problemas que tive: Comigo os problemas que tive só foram com o Downgrade, depois quando instalei diretamente do cd só precisei configurar o X.org e colocar o tema Ubuntu Studio só para deixar mais bonito.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de a13x
Pacote bugado do Azureus:
Pacote bugado do Azureus (desde a versão 7.04);

aqui também aconteceu isso, tanto na Feisty quanto no Gutsy
a única opção é baixar diretamente do site, que por sinal funciona 100%

Os recursos de economia de energia e hibernação do laptop que não funcionam;

no meu desktop também não hiberna
sempre dá erro

O Reprodutor de Filmes (Totem) que trava ou simplesmente não aceita que eu avance filmes usando o slider logo abaixo do vídeo;

mesma coisa aqui

quanto ao resto, funciona perfeitamente
eu sempre que posso, envio os bugs ao bugzilla do Ubuntu
mas infelizmente nem sempre tenho paciência para isso =(
mas em comparação ao Windows, eu tenho muuuito menos dor de cabeça =D
Comentário de Fellype
Em compensação...: Nos notebooks Acer da linha TravelMate a webcam não funciona nem a pau... (se alguém conseguiu a proeza de fazer a webcam funcionar nos travelmate, por favor me diga como).
O restante está ótimo...
_______
Beleza é fundamental. Mas não é tudo...
Tem que ser gostosa também!!!
Comentário de jczucco
Diversos problemas: Tive diversos problemas com a versão 7.10, e não fui o único, pois quando fui abrir o ticket para reportar o bug, pesquisei e vi que outras pessoas também esatavam com esses mesmos problemas:

1 - Rede IPX não funciona mais (no meu trabalho possuo servidores legados novell que só funcionam via IPX)

2 - Monitor ligado ao notebook não fica com a resolução correta: possuo notebook wide, quando ligo ele num monitor externo, a resolução muda para 1024x768 no monitor do notebook e no externo. Isso não aconteceia no 7.04, e também não consegui configurar isso na nova ferramenta de configuração da resolução, além disso, muitas vezes ela não salva a configuração feita.

3 - Que zona essa nova ferramenta de configuração de vídeo. Mesmo querendo, não adianta mais alertar o xorg.conf, que após o cara se logar, a resolução muda para a configurada na ferramenta de confiiguração. Não fosse por issom tinha resolvido na unha o problema acima.

4 - vmware: é complicado vc ter uma máquina com o vmware rodando no ubuntu 7.04, mandar fazer upgrade e parar de funcionar. Ter que instalar a mão é complicado, pois basta ter um upgrade de kernel que tem que instalar tudo de novo. Pelo menos um ponto positivo aqui: com esse problema, migrei para o virtualbox open source edition, que está me atendendo bem e está nos respositórios do ubuntu, ao contrário do vmware.

5 - Thunderbird 2: depois de muito tempo aberto, ele congela. Não é um problema de aplicativo, pois usava o thunderbird 2 na versão 7.04 e ele não fazia isso.

Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com
Comentário de yamane
Nome??: Na próxima vez tente informar o seu nome, pois "Linux Master" é muita pretensão e ainda lembra um nome de revista.

Att,
Renato
Comentário de tiaggs
aaaaaaaafffffffff: Matéria sem credibilidade nenhuma o cara inventou problema até, deve ter pesquisado bastante no google, dei uma olha no blog dele eh descobri que eh só mais usuário Debian com inveja do sucesso do Ubuntu...
Comentário de Marcos J.T
Comigo quando fiz o Upgrade: Comigo quando fiz o Upgrade utilizando o próprio Gerenciador de Atualizações da versão 7.04, ao termino da atualização 7.10 a placa de rede fico em roaming (apenas mudei para usar DHCP novamente) e continuo usando numa boa.
Claro alguns aplicativos deixaram de funcionar 100%, mas já resolvi isso, coisa simples, nem precisei abrir o terminal pra ajeitar as coisas, que é o caso do leigo (a delegada aqui em casa).
Comentário de andretomasi
SAP: Se não me fiz entender no meu comentário exaltado, o tenchi conseguiu expressar o que eu quis dizer sobre os não-erros do Ubuntu.

Pros paranóicos de plantão que preferem acusar de "defensor" do Ubuntu, também uso Fedora e Leopard em casa e no trabalho. Os três são ÓTIMOS sistemas.

André Tomasi

..::Ubuntu - WinXP - OSx86
Comentário de minholi
Você está enganado meu: Você está enganado meu amigo, eu uso Ubuntu desde a versão 4.10, inclusive sou responsável por boa parte da tradução da documentação de redes do Ubuntu.
Comentário de tiaggs
Explique!: Então se vc eh tão bonzão assim porque usa o automatix, eu que sou um leigo e preguiçoso não preciso disso, todo mundo sabe que não eh aconselhado usar o automatix não eh a toa que tem tantos problemas com seus programas. Outra até eu sabia do "trackerd" de indexação que consome muito processamento somente nos primeiros dias ou quando vc acaba de istalar a distro, o plugin flash sempre foi mal feito para o linux deveria saber disso, a hibernação nunca funcionou direito no Ubuntu até no windows não funciona perfeitamente, o problema do reprodutor de filmes eh na verdade com um codec bixado que apresentava problemas ate no k-megacodec pack antigo para win, com o formato avi, já ouviu falar no VLC, porque não usa ele ou gosta de sofrer ou melhor vomitar problemas no seu blog.
Acho que vc precisa se benzer, porque encontrar tantos problemas assim ou trocar a peça com problema que se localiza entre o teclado e a cadeira.
Comentário de minholi
Calma FanBoy!!!: Acho que quem está "se achando" por aqui é você. Eu não perderia meu tempo escrevendo sobre problemas que não existem. Se eu estou falando deles é porque eles ocorreram.

Quanto à insinuação sobre a minha capacidade ou incapacidade de utilizar softwares, detectar problemas, etc. Procure se informar.
Comentário de tiaggs
!!!!: Calma não estamos na porcaria de meio bit para me chamar de fanboy, se não tem argumentos simplesmente não responda. Eu soh falei que que vc leigo porque vi que usa o automatix (ja leu essa frase: "O Ubuntu Brasil NÃO recomenda. Nem dá suporte a usuários que bagunçaram seu sistema por conta do uso desta ferramenta.") e o relato de muitos bugs que não tem nada haver sistema em si como VirtualBox e google Earth, Flash e a incrivel descoberta que o Firefox consome muita ram (putz em que mundo vc vive),e os incriveis processos zumbis,....não agora vamos arrumar um culpado, o que vc acha no próximo artigo de culpar o mouse por ter modoficado seu sistema.
A final você pode ter muito conhecimento mas anda agindo como um muleque novato como eu...

Comentário de Roberto Bechtlufft
Calma pessoal :-): Tudo bem que o sujeito cometeu alguns equívocos, mas é interessante saber dos problemas que alguns usuários têm. Isso não quer dizer que o Ubuntu não seja ótimo, mas não é perfeito.

A RAM e a instabilidade de fato são característicos do Firefox. Mas tem uma coisa que eu ainda não pesquei: essa idéia de instalar extensões do firefox em .deb. Confesso que pensei a mesma coisa que ele, qual é a vantagem disso? Só vejo extensões demorando mais para serem atualizadas, esperando que alguém as empacote. Qual é o propósito desse negócio?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004