Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

USP cria YouTube acadêmico com Linux


“Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) lançou um sistema de publicação online de vídeos acadêmicos que deve ser disponibilizado sob forma de software livre até o fim do ano.

O sistema, disponibilizado na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tem como objetivo a divulgação de vídeos de ensino e pesquisas produzidos no país, informou a Agência Fapesp.

A intenção do projeto, disponível em http://video.rnp.br, é a distribuição da ferramenta via software livre a instituições acadêmicas do país.”


Enviado por Weber (weberchavesΘgmail·com) - referência (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de daa
Formato de vídeo: Não consegui checar o formato de disponibilização dos vídeos porque o sistema está temporariamente indisponível, alguém tem idéia do que seja?

Torço para que não seja Adobe Flash ou qualquer outro formato proprietário --ainda que com a ferramenta em SL isso possa ser livremente alterado. Minha dica seria: Matroska (contêiner) + Theora (p/ vídeo) + Ogg Vorbis (p/ som), dando ao usuário a liberdade de escolher seu plugin tocador de vídeo preferido.
Comentário de Myself
O Theora é um codec de: O Theora é um codec de baixa complexidade acarretando em baixa compressão do vídeo o que tem por conseqüência um maior consumo de banda.
Comentário de daa
O Theora compete com o: O Theora compete com o MPEG-4 Part 2 (Xvid, por exemplo), portanto oferece taxas de compressão próximas, compatíveis. Este nível, acredito, é bastante razoável para a aplicação da USP.

Certamente o Theora fica aquém de padrões mais novos, como o MPEG-4 Part 10, onde há por exemplo o H.264. Mas neste patamar, embora existam codificadores/decodificadores livres (como o x264), o padrão por si só está coberto por patentes, e dependendo do país, isto pode ser um fator a ser seriamente considerado.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004