Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

USB Disks e o dilema do LVM


“Por esses dias, comprei um HD externo USB, modelo Barracuda 7200.8. Até aqui tudo bem :) Apaguei a partição original que vinha com o bichinho, e refiz o mesmo com duas partições lógicas. Uma com NTFS de 60G (para mover os jogos do windows para ela), e os restantes 160G e bolinha eu deixei-os numa partição LVM, com um volume group (VG) e por enquanto um único logic volume (LV) formatado com ReiserFS (que me permite aumentar e diminuir tanto o LV quanto o filesystem).

- Como diria o meu chefe, tá doido rapaz??? Pra que tudo isso num volume removível????
- Posso explicar? Explicarei!”


Enviado por Paulo Dias (paulo·miguel·diasΘgmail·com) - referência (padoca.wordpress.com)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hamacker
Para nao sofrer com as: Para nao sofrer com as mudanças de /dev/sdLN, voce pode usar simplesmente o rotulo do disco chamado de UUID.
Ao plugar o disco, voce pode simplesmente observar qual é o label dele assim :

ls -l /dev/disk/by-uuid/

digamos que ele seja "dbf9372a-fd1e-4a5a-9e9d-011c9b093380", entao use o mesmo comando "mount" no entanto acrescente -U "dbf9372a-fd1e-4a5a-9e9d-011c9b093380" no lugar de /dev/sdLN.

Eu uso isso em scripts para detectar o disco de backup correto, afim de ser a prova de disco errado ao plugar.
Quem faz a operacao de backup é o estagiario e as vezes ele tem mania de colocar o disco (tambem usb externo) errado. Eu tenho um disco para cada dia, assim evito que ele faça o backup de segunda-feira usando o disco de terça-feira. Essa flexibilidade foi maravilhosa na serie do kernel 2.6

Funciona que é perfeito, a unica cautela é que o UUID muda se o disco for formatado, mas o que é raro na situação de rodizio de backups.

Ficaria muito inseguro ao usar LVM, talvez porque nunca usei.
Comentário de Wallacy
Compatiblidade entre SOs: Como o Windows é chato e não reconhece partições linux, e ficar instalando o ext2fs em cada maquina Windows que for plugada é um saco.

Já que toda vez que se conecta uma pendrive no Windows ele sempre "instala" a mesma, alguem saberia me dizer se tem como usar esse recurso para já adicionar o reconhecimento das partições ext3 ou reserfs? (ou alguma outra gambiarra automatizada qualquer...)

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de hamacker
No Windows não, no entanto,: No Windows não, no entanto, da vez que usei o ext2ifs (http://www.fs-driver.org/) voce tinha que configurar a letra de drive e associar ao disco montado naquele instante e aquela letra de drive era sempre eternizada para aquele disco. Mas como habito eu uso as letras de Z a F, isso mesmo, de forma inversa porque sei que o windows usa de F a Z quando autodetecta um massstorage, como dificilmente o windows chegará a X, Y ou Z entao diminui a chance do Windows sabotar as letras de drivers pessoais.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004