“Este artigo trata da corrida desenfreada por equipamentos novos gerada pelas necessidades que sistemas operacionais como o Windows causam a cada novo lançamento. Por outro lado, é notória a diferença dos requerimentos mínimos se comparamos com o Linux. O artigo é ambientado nos EUA e leva a pensar nos efeitos, com certeza bem menores mas que já causam problemas no terceiro mundo, da descontinuação do suporte de algumas distribuições linux a peças de hardware como mouse serial, por exemplo.”
Traduzindo: esses palhaços sempre esquecem que um dos grandes defeitos do Windows é obrigar o uso de interface gráfica e, por isso, o Linux (ou qualquer outro SO que tem ambiente gráfico opcional) fatalmente ganhará do Windows em desempenho, se estiver sem o servidor gráfico rodando.
Se, no Windows Viena ou talvez num futuro Service Pack do Vista, a MS tornar o uso de ambiente gráfico opcional, aí veríamos o desempenho dos dois SOs praticamente se igualar. Seria o fim de uma das principais diversões dos linuxistas (fazer comparações de desempenho entre um Slackware no modo texto puro e um Windows Vista com Aero e mais trocentos efeitos visuais habilitados... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK).