Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Unix: Mac OS X Leopard recebe certificado UNIX 03 do Open Group

Qualificar-se para a certificação oficial UNIX 03, concedida pelo Open Group, não é café pequeno, especialmente para um sistema baseado nos BSDs de código aberto. Por esta razão, chama a atenção que a Apple tenha conseguido superar todas as barreiras e obtido o certificado UNIX 03 para o Mac OS X 10.5 Leopard em plataforma Intel, podendo assim usar a marca UNIX nesta linha de produtos - privilégio antes restrito a HP, IBM e Sun.



A certificação UNIX 03 cobre bibliotecas, chamadas de sistema, interfaces de terminal, comandos, utilitários, internacionalização e a linguagem C.

Saiba mais (weblog.infoworld.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Clésio Luiz
MacOSX não é Unix...: E agora, detratores da Apple, se pronunciem por favor :-)

Já posso até ver a desculpa: "foi comprada essa certificação"...

--
"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Eumetheus of Olimpo
Quero um Mac: Deu até vontade de comprar um mac agora....
Comentário de popolony2k
Em noticia de iMac lanche feliz ...: ...não pretendo entrar em discussão, mas como se trata uma noticia que cita que o MacOSX entrou na "dificil" categoria UNIX (segundo algum orgão que necessita de dinheiro), eu digo que 100% dos méritos de tal feito são do pessoal que desenvolve o FreeBSD, do qual o MacOSX é derivado e sem o qual, nesse momento, os MacManiacos estariam definhando ainda com o antigo, retrógrado e problemático System 7 ou alguma outra coisa (aka Mac OS) !!!!!!

Parabéns FreeBSD !!!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Andre
XDarwin: Parabéns ao BR Linux por começar a divulgar notícias sobre Mac OS X. Contudo gostaria de lembrar a todos que a verdadeira face do sistema operacional OS X chama-se XDARWIN, derivado do FreeBSD. O MAC OS X nada mais é que um ambiente gráfico
que roda sobre o XDarwin como o KDE no Linux. Aconselho a acompanharem também o desenvolvimento do XDarwin que é gratuito e roda os mesmos programas do Linux. O site do
XDarwin é: www.xdarwin.org
Comentário de popolony2k
Sem contar que ....: ...a Apple e a M$ são farinha do mesmo saco !!!

E para defender uma empresa a lá Apple ou M$ só se as mesmas estiverem me pagando para trabalhar em seu favor .... e muito bem !!!

Por amor, apenas quem é do SL !!!

"E agora, detratores da Apple, se pronunciem por favor :-)"

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de hagge
Mas o freeBSD não é: Mas o freeBSD não é UNIX… e o MacOS X é.
Comentário de popolony2k
Pra vc ver ....: ...que ou essa certificação é a maior furada ou que o dinheiro faz milagres !!!

Bendita lógica !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de hagge
Qual a sua moral depois: Qual a sua moral depois dessa frase:

"E para defender uma empresa a lá Apple ou M$ só se as mesmas estiverem me pagando para trabalhar em seu favor…"

Cai na real… xiitismo faz mal à saúde e o que se escreve na Intrente fica gravado pra sempre…
Comentário de hagge
Ou que a Apple consegiu: Ou que a Apple consegiu elevar o nível do código e das bibliotecas do FreeBSD, que já tinham feito um ótimo trabalho, assim como fez com o Konkeror do KDE em relação ao WebKit…
Comentário de Carlos Caramujo
Nem tanto...: O XNU (o Kernel) é um "frankenstein"... pedaço é Mach, outro pedaço é uma doideira feita em C++ (O IOKit framework de drivers de dispositivo) e uns enxertos do FreeBSD para provimento de syscalls, rede, etc...

O Darwin é o XNU mais a userland do FreeBSD (ou do NetBSD ???) (e "otras cositas mas")...

O Mac OS X é o Darwin mais Frameworks vindos do NextStep (Cocoa, Foundation), as APIs da Apple (Carbon, CoreFoundation, CoreIsso, CoreAquilo, CoreRapadura, etc) e uns aplicativos como o Quartz (semelhante a um servidor X com compiz,beryl "bombado"), QuickTime e um monte de outras coisas do sistema velho (Mac "Bomba" OS 9)...

Se esse monstrinho consegue ser UNIX qualquer coisa consegue também, (Creio que até o sistemas das Janelas da microsoft com o SFU é UNIX)

Comentário de Racum
O que isso realmente significa.: Essa certificação basicamente só significa que o sistema atende a um conjunto de regras, dá pra fazer uma analogia grosseira como se fosse um site com HTML validado pela W3C, só que com bem mais regras a cumprir.

O que isso afeta? vai tornar mais fácil a migração de programas que já rodam em outros Unix validados com pouco ou nenhum esforço na hora de compilar.

O Mac OS X não vai ficar mais aberto ou mais fechado por causa disso, aliás essa certificação nem entra no mérito de licenças.

Teoricamente o Linux e os BSDs poderiam tentar essa certificação, só resta saber se isso é do interesse das respectivas comunidades e quem vai se responsabilizar pela conformidade das regras.

Comentário de ZatrazZ
Primeiramente, de uma lida: Primeiramente, de uma lida no excelente livro 'Mac OS X Internals' do Amit Singh. Ele mostra não só a derivação e histórico do MacOSX (que do FreeBSD contém uma parcela bem menor do que pensa) como vários hackx e outras coisas interessantes que você pode fazer no sistema. E antes que você ataque o autor, ele não é um Fanboy e possui um histórico interessante em outros Unixes (inclusive no Linux).

E essa certificação é sim muito importante. Se você der uma olhada em livros de programação Unix, como o Unix Network Programming e no Advanced Programming in the Unix Enviroment do Stevens e associados verá que portabilidade não é tão simples (até entre sistema Open Source). Provendo uma base (mesmo que seja limitada) de padrões entre sistemas é um passo muito importante.
Comentário de hagge
Dá uma lida nos: Dá uma lida nos comentários do Slashdot que vc vai entender o que essa certificação significa…


Comentário de Knux
bendita lógica mesmo! com: bendita lógica mesmo! com tanta empresa endinheirada no mundo (mais até do que a Apple), pq tão poucas têm esse certificado? Ou o preço é muito alto... oooooou, a resposta mais lógica, é que o desenvolvimento do s.o. é o que importa.

e como disse outra pessoa, o mac não tem tanto do freebsd como vc pensa. aliás, vc parece ter um ressentimento da apple ter aproveitado código do freebsd no seu kernel (que tbm é aberto, pra seu governo), seria isso uma crítica a licensa do freebsd?

--
"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de dudous
Linux e BSDs já são: Linux e BSDs já são sistemas respeitados e consagrados por si só e não precisam pagar uma fortuna para serem reconhecidos como Unix.
O peso desta certificação já não é grande coisa.
Se os Unix tivessem com essa moral toda empresas como IBM não estariam adotando SOs livres.
Quem sabe daqui a uns anos os Unix não tiram certificados para serem reconhecidos como Linux ... :)
Comentário de popolony2k
Portabilidade entre sistemas POSIX ....: ...é simples "sim senhori positoni", desde que bem feita.....experiencia própria !!!

Quanto aos livros ....tenho todos esses do Stevens citados por vc e ele trata de POSIX de maneira geral, tanto que se vc tentar compilar algum exemplo no Linux, eles deverão funcionar sem problema algum, exceto o do livro Advanced Programming in the Unix Enviroment, que deverão ser feitas algumas pequenos ajustes, devido a diferença entre implementações Berkeley e System V.

Quanto a derivação do FreeBSD, pelo que sei o Kernel é FreeBSD, se não for ........então fico com o pé atrás ....pois a hora que o MacOSX não tiver mais a meia dúzia de usuários seus problemas poderão aparecer de fato !!!

#.D


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
A Apple contribuiu....: ...para elevar o nível do código ???

Ah. Tá ! E o papai noel vai trazer seu presente no final do ano !

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Pois é...: ...uma empresa que até 1998 não tinha um sistema Multitarefa real (era cooperativo igual ao Windows 3.11 - esse último já com quase 10 anos de idade) e que "do nada" apareceu com um super kernel zerado sendo que a mesma já havia desistido de desenvolver SO's e admitido a derrota para Redmond e que ao se deparar com um kernel estável, cuja licensa é uma mãe para que ela voltasse à briga de SO's, não tem minha admiração em momento algum na história !

A Apple sempre quis ser inovadora, mas a verdade é que é uma empresa "cavalo paraguaio", que sai na frente e no final acaba perdendo para o verdadeiro puro sangue....ou até mesmo para outro cavalo paraguaio, como é o caso da M$ !!!

Veja o MacOS quase 10 anos na frente do Window$ e mesmo assim "tomou".

O próprio Apple II era inferior a outros micros de sua época, como os MSX e alguns Commodores !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Moral...: ...?????

Com esses caras não tem nada de moral ou paixão.....

....são apenas negócios, Busine$$, Money !!!!

Sacou ?

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de ZatrazZ
Sim, os livros tratam de: Sim, os livros tratam de POSIX (e SUS também) de maneira geral; mas ambos os livros possuem várias recomendações e apontam várias diferenças entre os sistemas. E o código do 'Unix Network Programming' não compila sem problemas no Linux: a parte de routing socket não é suportada (o Linux possui o rtnetlink, que provê a mesma funcionalidade mas com uma API distinta).

E o Linux possui sim outra série de diferenças para programação baixo nível com outros sistemas. E, como você, falo isso por experiência própria. E esse tipo de certificação é justamente para minimizar esses tipos de problemas.

E, acredite, o kernel do MacOSX é bem diferente do FreeBSD. Lembre-se que um bom programa não é feito por licenças, mas por bom programadores e métodos de produção.
Comentário de popolony2k
Muito bem...: ...sua opinião é de respeito (principalmente quanto as diferenças do livro UNIX Networking Programming) !

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Joel Cachioli
Esse foi o melhor comentario: Esse foi o melhor comentario de todos, parabéns! =)
até q enfim alguem com os pés no chão
Comentário de X
Sabia: Sabia que teria um idiota pra falar isso...
Comentário de vini_bill
Dá pra dar um tempo?: Você tem quantos anos Popolon?

Eu agia da mesma forma que você quando eu tinha 15 anos. Será que não dá pra você abrir os olhos e perceber que ser extremista ( em qualquer direção, independênte de qual seja ) é burrice? Ser bajulador da Microsoft/Apple/IBM/AT&T/Sun/Open Group/Linux é uma ENORNME besteira.

Só um toque. Você é quem, geralmente, começa "flamewars" ( também conhecidas como "discussões acaloradas em tópicos debativeis" ) e acho que deveria evitar alguns comentários de vez em quando. Especialmente esses com opiniões óbvias demais. Releia o primeiro comentário para entender do quê eu estou falando.

Abraços

--
"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de P.
Não.: Não.
Comentário de popolony2k
Humm.....: ...as vezes a gente mira no coração de um e acerta o de outro.

Tudo bem !!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de thiagommeneses
Em primeiro lugar. Alguns: Em primeiro lugar. Alguns aqui usam apelidos pra comentrar o que deixa a perceber que em medo de defender sua própria opinião.
Segundo, cada um vai defender ou jogar pedra nessa questão claro.

Esse certificado mostra que podemos esperar maior compatibilidade entre os softwares.

E outra, para 'aqueles' que acham que o SL é tudo na vida os xiitas, o mundo é capitalista caras, você não vai sustentar sua família com xiitismo, deixa de bobagem. Tudo com seus prós e contras.

E aos demais não vão na onda desses dai que só vem aqui para gerar polémica e 'bate-boca'.


PS: Não pego em um MS Windows praticamente a 2 anos, digamos assim. <-- Essa foi para os xiitas de plantão. Eu também já tive minha época assim mas não são como as coisas funcionam na prática ou na vida real. É bom defender? É. Mas dentro dos seus limites por favor.

-----------------------
Thiago M Meneses
Coord. Admin Redes (Universidade Estadual de Goiás)
thiagomeneses@ueg.br
Comentário de freakcode
Muito blábláblá: Ok. Qual foi o significado prático dessa notícia aqui (além de gerar um flame)?

...

Muito obrigado!
Comentário de timm
Nossa: Também fiquei espantado com o nível dos comentários que li acima, exceto por alguns. Parecem crianças, Deus meu! Gente, Mac OS X é um excelente sistema operacional, e não tem muita coisa de FreeBSD, ainda mais a começar pela arquitetura, Darwin é micro-kernel, FreeBSD é monolítico, só nisso já diferencia tudo. Darwin é mais parecido com Match.

E mais, eu senti nervosismo, uma espécie de inveja vindo dos usuários que criticaram. Eu acertei?



----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de popolony2k
Maior compatibilidade ....: ...como ?

Se o MacOSX é um SO voltado para o desktop e as suas aplicações são baseadas em Quartz !!!!

A Apple liberou o Quartz como Open Source ????

Ah...tá !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
O Quartz está ....: ...presente em outros UNIXes ??

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de brain
flame: O propósito da notícia foi informar sobre um sistema operacional baseado em um kernel de código aberto e com vários componentes livres ter conseguido alcançar a certificação Unix.
Comentário de popolony2k
O M$-Window$....: ...tb tem muita coisa em seu kernel que é do FreeBSD !!

A pilha de TCP/IP é um exemplo...dentre outros !

Nem por isso se trata de Software livre !

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de brain
Outra questão: Nào me parece que eu tenha afirmado que o Mac OS X é livre. Ele tem componentes importantes que são livres (algo que eu considero um ponto favorável do sistema), e a novidade é que a partir de agora ele é também um Unix, de fato e de direito - ao menos a sua versão Leopard rodando em plataforma Intel.

E se o Windows obtivesse hoje a certificação Unix 03, me parece que também seria razão de noticiar aqui, especialmente se os seus componentes derivados do FreeBSD, como você diz, tivessem participação importante no processo.

Comentário de popolony2k
É verdade....: ..., o problema que meu sensor anti-software proprietário analisou o fato da noticia estar aqui (segundo sua sua citação)...

"...informar sobre um sistema operacional baseado em um kernel de código aberto e com vários componentes livres ter conseguido alcançar a certificação Unix"...

..., de outra maneira diferente que é o fato de informar sobre um software baseado em um kernel de código aberto e com vários componentes livres ter conseguido alcançar a certificação Unix.

Que na verdade são 2 coisas completamente diferentes...desculpe falha minha !

#.D

Mas foi importante a citação de tal fato e quando o Window$,compr...digo, conseguir tal feito, por favor noticie aqui !!

É sempre bom saber que os sistemas que um dia esbravejaram que o UNIX era um sistema operacional com mais de 25 anos e antiquado, agora estão fazendo força para fazer parte do mesmo time de sistemas antiquados.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Até a M$...: ...está tentando se parecer com os UNIX-like, lançando ferramentas "a lá UNIX" como o seu pesado e limitado, Window$ PowerShell !!!

http://www.microsoft.com/windowsserver2003/technologies/management/powershell/default.mspx

Será que isso a credencia a ser UNIX ? Vamos aguardar !


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Bruno Laturner
Windows + SFU é POSIX: Falando nisso, ao ler a notícia fui me informar mais sobre o Unix 03 na Wikipedia. Acabei me deparando com outra certificação, também muito conhecida, o POSIX.

E não que lá leio que o Windows [com Services for Unix/Subsystem for UNIX-based Applications] é mais POSIX que o próprio Linux e os BSDs?

Eu não estaria surpreso se no futuro eu vier a ler um título de notícia do BR-Linux dizendo "Windows recebe certificado UNIX 03".
Comentário de tenchi
ódio no coraçãozinho: Parece mesmo que o ódio no coraçãozinho de muitos aqui é porque o Linux e os BSD's não tem tal certificado, e não por o OSX ter...


--
"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de CWagner
Tenho certeza que hoje: Tenho certeza que hoje muitos irão dormir na pia da varanda por que o Mac OSX foi certificado UNIX.

Alguns por que agora acham que têm o que "esfregar na cara" dos Linuces, outros por acharem que o Linux merece mais que o XDarwin e outros ainda de tanto rir da pataquada que isso está gerando. Como se Bill Gates, Linus Torvalds ou Steve Jobs estejam preocupados com alguma coisa.

Ah! E quanto aos que defendem uma vida mansa, sem preocupações, apenas aceitando aquilo que as boas empresas nos proporcionam, sem radicalismos, um recado: Tremei! Pois do futuro apenas Ele sabe. Mas se não tomares algumas decisões em tuas vidas, com certeza alguém tomará.

Afinal de contas, sem muita gritaria talvez o Mac OS X estivesse sendo comparado ao M$ Windows. Ou os felizes proprietários de Macs acompanharam o processo de validação qual final de copa do mundo?

Agora imaginem: o br-windows.org anunciando que o Mac OS X, Sistema Operacional da mais famosa filial de Redmond, recebe a certificação de compatibilidade total com a API win32, o que a credencia como mais uma alternativa para micros de grife a rodarem aplicativos nativos para Windows. Visualizem a satisfação dos Mac Users por poderem escolher entre rodar aplicações Windows no seu WinDarwin ou então rodar aplicações Win32/64 sem modificações em seus esbeltos iMac/Books.

Mas quem sabe, um dia?

Dêem uma olhada: http://www.youtube.com/watch?v=Jkrn6ecxthM

Saúde e Paz a todos.

P.S.: Boa Noite :P
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Comentário de caio1982
Regra Universal Sobre Qualidade dos Comentários: Regra sobre a qualidade dos comentários nessa notícia (by popolony2k): o nível intelectual dos comentários postados é inversamente proporcional à quantidade de exclamações utilizadas neles.
Comentário de popolony2k
Hummm....: ...vejo que estou sendo motivo de estudos estatísticos !!!!!!!!!!!!!!

ok !!!!!!!!!!!!!!!!!!?

#.D

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Bom...: ..dê uma olhada nesse !!

http://www.youtube.com/watch?v=Id_kGL3M5Cg

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Metatron
Microkernel ?: Bom dia,

"Darwin é micro-kernel"

Não é http://en.wikipedia.org/wiki/Darwin_%28operating_system%29
Se não me falha a memória, o único sistema operacional com microkernel (funcional, usável) de fato é o QNX http://en.wikipedia.org/wiki/Qnx


"De profundis clamo ad te Domine"
Comentário de viniciusfs
Nosso amigo popolony2k: Nosso amigo popolony2k consegue transformar qualquer notícia num flamewar idiota. O rapaz é 'talentoso'.
Comentário de Manoel Pinho
Excelente comentário.: Excelente comentário. Algumas observações:

1) Sim, a marca Unix ainda pode ser importante para o Mac começar a competir com a Sun, HP e IBM em workstations Unix. Bom para ela do ponto de vista comercial, mas a Apple não tem condições de competir com estas empresas na área de servidores porque os Macs não têm as características de hardware apropriadas para competir com um servidor dessas empresas.

2) O MacOS X, assim como o Windows, é basicamente um sistema proprietário no qual a grande maioria dos programas faz uso intensivo das APIs proprietárias. A única diferença a favor do MacOS X é ter um kernel baseado em parte em um Unix, mas para a grande maioria dos usuários de Mac isso não faz nenhuma diferença porque eles não usam diretamente a parte Unix do sistema. Agora que o Mac usa um processador Intel e componentes quase idnticos aos de um PC, também não vejo razão para um geek interessado na parte Unix do Mac comprar uma máquina cara e com hardware proprietário quando pode usar um *BSD (ou um linux) num PC com Intel Core 2 Duo. Para usar programas proprietários feitos para MacOS X ? Quase todos eles (e muito mais) também estão disponíveis para windows e, portanto, um PC linux ou BSD com dual boot ou com um windows virtualizado pode rodá-los perfeitamente.

3) O kernel do MacOS X pode ser livre na licença mas até que ponto alguém pode ajudar no desenvolvimento dele ? A Apple pelo que eu li um tempo atrás chegou a cogitar não mais liberar os fontes do kernel quando o pessoal começou a usar códigos dele para quebrar a proteção do MacOS X para poder rodá-lo em PCs. A Apple pode mudar a licença a qualquer instante e muito pouca gente vai chiar.

4) Com certeza o linux e os *BSDs ainda vão continuar sendo as plataformas primárias de desenvolvimento de softwares livres e os ports para MacOS X vão estar sempre sendo feitos depois.
Comentário de Rodrigo Romano
Popolon , no thanks! :): Popolon , no thanks! :)
Comentário de popolony2k
Não acredito ...: ...que o motivo do Flamewar tenha sido causado por mim.....a notícia tava aí.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de Thiago 123123
VxWorks: Esse também é e funciona bem.
Comentário de pm
Todo software proprietario: Todo software proprietario é ruim ?
Qual o problema em ganhar dinheiro ?

Popolon, vc compra alimentos industrializados ou tem uma horta no quintal da sua casa ? heheheheh

cara, desculpa a brincadeira, mas acho que radicalismo nunca leva a nada !
Comentário de popolony2k
Infelizmente ....: ...não tenho uma horta no fundo de casa, mas se tivesse espaço eu o faria certamente, e apesar de ser offtopic, mas não sei se vc percebeu que o número de pessoas que tem câncer tem aumentado nos últimos anos ??

Me lembro que quando pequeno, os casos noticiados eram bem menos do que atualmente ??

A quantidade de conservantes e produtos quimicos para que os alimentos tenha uma durabilidade maior, ou até por outros motivos, eu acredito que a curto prazo não influencia no indivíduo, mas a longo prazo............vai saber !!

Um exemplo são as "gorduras Trans", que nunca ninguém ficou atento e talvez até vendesse como algo bom, mas que agora são os vilões do momento !!

Claro que é uma opinião apenas e que uma discussão sobre isso é algo mais amplo e que carece de melhores especialistas do que esse que vos escreve.

Off-topic, mas saúde nunca é off-tópic !!

Afinal, precisamos ter saúde para continuar a batalha pró SL !!!

E nem todo software proprietário é ruim, ruim é ficar amarrado em software proprietário que faz de pessoas propriedade sua.

....profundo hein ???

#.D


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de nemesis
a notícia certa vai: a notícia certa vai ser:
"Microsoft Linux recebe certificado UNIX 03"

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de jpb
horta no quintal de casa & SL: nunca tinha observado por esse lado.
Aquele tomate todo vermelho q se compra no mercado (cheio de veneno), todos aqueles produtos industrializados qe viciam a criançada (MacDonalds) de certa forma tem muita coisa em comum com muitos softwares proprietários. ambos possuem vários coisas indesejadas e que prejudicam muito a nossa saúde.
o popolon pode não ter, mas eu tenho uma horta em casa, por isso garanto que as coisas q saem de la são muito melhores sim, podem dar mais trabalho, mas são melhores.


Comentário de nemesis
Toma um chá-de-sumiço por: Toma um chá-de-sumiço por uns tempos. Funcionou comigo. E o bom é que quando vc volta percebe que flamewars não valem a pena.

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
E o pior (melhor) é que ....: ...o amigo JPB fez um associação excelente entre os produtos industrializados e os feitos a mão em casa e com qualidade estupidamente superior.

Parabéns pela horta.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Meu chá de sumiço ....: ...de 1 semana deu nisso...voltei com a carga atéo topo.

#.D

Mas isso depende apenas da batalha (que vc chamou de flamewar) que se luta no momento.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de profano
COMO NASCE UM PARADIGMA: Saudações a todos;

Costumo não adentar em discussões exacerbadas, principalmente quando estas iniciam do nada - absolutamente nada.

Sabemos que os softs - proprietários e/ou livres, são o que são e cada qual busca melhorar o quanto seja possível. Os softs são o resultado do trabalho e empenho dos que laboram na sua contrução, ocorrendo, no muito das vezes, falhas que ficaram desapercebidas e dão ensejo, com mais trabalho, para consertar e rearrumar.

A diferença entre os softwares proprietário/livre que alguns vêm defender ou defenestrar aqui, normalmente não gera esses debates acalorados. Isto ocorre quando não se dá conta de que, o que está debatido, não é mais o soft e sim a filosofia - embutida nos meandros mercantilistas do software proprietário, catequizando com oferertas de aparências deslumbrantes e facilidades de uso - quando, na verdade, o usuário fica sem um suporte digno relativamente à sua segurança ou é obrigado a pagar um preço elevadíssimo pelo que quer.

É assim que vejo o que muitos costumam chamar de "radicalismo" ou "xiitismo" de quem, inconsciente ou subconscientemente procuram romper os véus que cegam ou obscurecem os desatentos - ou, de outro modo exagera na dose.

O Popolon é um desses bastiões, pelo que deduzo, e, mais, não é nenhum novato - pelo contrário, deixa transparecer maturidade e experiência e, acresce a isso tudo em seus posts: sarcasmo, ironia e humor, coisas que irritam muita gente por aqui...

Hoje está pagando um preço bem alto, com a maioria de seus posts "censurados". Tomara que não se torne vítima de um paradigma.

COMO NASCE UM PARADIGMA:

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancadas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir na escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, da surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..." Não perca a oportunidade de passar esta história para os amigos, para que, vez por outra, questionem-se porque estão "batendo"...


"É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO"

Albert Einstein

[]'s,
Profano.

Comentário de ZatrazZ
Por que então simplesmente: Por que então simplesmente esquecer toda essa ideologia acerca da discussão de licenças e se concentrar na parte técnica na hora de comentar? Você fez um 'post' estilisticamente atraente, com uma anedota com fundo moral; mas que no fim é totalmente disvirtuada da notícias e remete ainda mais a discussão sem sentido e sem designo como está que está ocorrendo.

Ao invés de ficar discutindo se a Apple é 'do eixo do mal' ou se ela é software livre ou não, por que não nos concentramos em tópicos como: o que é realmente essa certificação, o que ela significa para os SOs Unix-like, o que essa certificação pode representar para o Linux no lado técnico e comercial, se vale a pena ou não uma empresa como a Red Hat avançar para tentar obter essa licença, quais são os pontos forte do MacOSx que o Linux poderia se espelhar, etc?

Se não perdemos a objetividade com 'flamewars' e comentários com 'sarcasmo, ironia e humor' desnecessários, eu garanto que a discussão será muito mais proveitosa. Mas para isso é necessário que alguns controlem seu ímpeto de criar balbúrdia e tentar expor seu ponto de vista sem provocar a reincidência de tópicos delicados.
Comentário de popolony2k
Salve Profano, ....: ...seu comentário foi excelente, principalmente na estória (ou seria uma história real ?) de como nasce um paradigma.

Muita gente da nova geração não sabe sequer as origens dos movimentos que defendem, nem ao menos porque defendem, sendo assim, analisar a citação do paradigma é importante para os dois lados, tanto dos que defendem o SL ou o Software Proprietário.

Eu não esqueci porque defendo o SL !!!

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Sarcasmo, ironia e humor....: ...nunca são desnecessários em nenhuma discussão pois se pensarmos dessa forma estaremos rotulando alguns tipos de pessoas que o fazem e rotular um indivíduo é a primeira fase de um sentimento a ser combatido nos tempos atuais que é o preconceito.

Posições fortes e divergentes não significam flame, mas infelizmente quem não sabe combater personalidades fortes, opiniões contrárias ou até mesmo "flamers" reais costumam rotular como flame uma discussão em que não tem desenvoltura para avançar.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de ZatrazZ
Você percebeu a sua: Você percebeu a sua compulsão de responder a todos os comentário? Absolutamente nada contra sua posição pró software-livre, mas eu percebi (e acredito que não só eu) que muitos dos seus comentários foram infrutíferos e prolixos.

Só um puxão de orelha (por favor não me leve a mal): antes de postar conte até dez e repense no que irá escrever. Verás que muita coisa poderia ser relevada e muita discussão evitada. E eu não ligo que fique com a última palavra. Até o próximo tópico :).
Comentário de popolony2k
E o que tem de errado...: ...em ter compulsão ao debate ???

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Aproveitando ....: ...o tópico relacionado a Apple, sugiro que vc assista Piratas do Vale do Silício.

Existe uma cena do filme (que faz parte da história) em que Seteve Wozniak (o verdadeiro inventor do Computador Pessoal) foi apresentar o computador Apple I (ainda protótipo em uma caixa de madeira) para a HP (empresa em que ele trabalhava) esperando que a mesma desse de ombros para sua invenção para que ele assim tivesse carta branca para fundar a Apple com Seteve Jobs, pois existia (ou existe) um contrato que todas as invenções de funcionários da HP eram (ou são) de propriedade da empresa, ou do funcionário caso a empresa não tivesse (ou tenha) interesse na idéia.

E como os executivos "visionários" da HP deram de ombros para a idéia de Wozniak, e "tiraram sarro" daquele invento ridiculo, as portas ficaram abertas para Wozniak e Jobs fundarem a famosa e histórica Apple.

Então meu caro, nem tudo o que é insignificante, infrutífero ou prolixo (hummmmmm...) não tem valor.

Talvez vc esteja sendo tão visionário quanto a meus comentários, quanto os executivos da HP foram a respeito do Apple.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

Comentário de profano
Estória, história, anedota (parábola...): Saudações, Popolon;

Antes de tudo o mais, quero deixar bem claro aqui o meu mais sincero respeito a todos que enviam as notícias, bem como aos que postam comentários acerca das mesmas.

Já observei nestas páginas, por diversas vezes, discussões que se tornam "batalhas de egos" e nada acrescentam de útil ao que está na pauta da materia em análise (ou pelo menos deveria estar). Já li, inclusive ofensa moral, colocada intempestivamente.

Na verdade, entendo como natural a discordância de pontos de vista das pessoas que discutem um assunto, qualquer que seja ele, desde que seja respeitada a pessoa do interlocutor. Afinal, é da discussão que nasce a luz e isso é salutar, uma vez que oferece (sempre) uma nova visão ou perspectiva sobre o que está em foco.

Nos teus comentários, tenho observado detalhes que só a vivência e o dia-a-dia são capazes de marcar na vida de uma pessoa, o reflexo da experiência e aquele "pé-atrás" que só os "macacos velhos" possuem; Quanto à ironia, sarcasmo e humor embutido nos teus posts, entendo como forma de expressar um convite/desafio a uma reflexão mais profunda, embora, como tentei avisar, não são bem vistas por muitas pessoas que as tomam por ofensas pessoais.

A estória ou história real, como você aludiu, bem como anedota, como a classificou o companheiro ZantrazZ, a bem da verdade é uma parábola (desconheço a autoria),que recebí há poucos dias, por e-mail, que achei bastante interessante e cabia no contexto, como oportunidade de apaziguar os ânimos, já voltados para o radicalismo das paixões insanas. Note que, até aquela altura, quatorze ou quinze posts do "Popolony2k" já haviam sido moderados/sensurados, aparentemente, por quem estava condenando o Popolony2k, por ser o Popolony2k e não em razão dos pontos de vista adversos - isto é, estava se tornando um "paradigma", a exemplo do contido na parábola, ou estória, ou história real, ou anedota, como queiram - quem quizer.

Resta fazer votos (convite a todos, democraticamente) a se pensar um pouco antes de digitar expressões exclusivamente com o dolo de atingir os sentimentos alheios. "Aprendamos a conviver todos juntos como irmãos para não perecermos todos juntos como loucos", como diria o saudoso Martin Luther King.

PS: Popolon, se quizer, pode fazer contato para meu e-mail,visto na notícia da IBM, um pouco acima.

Saúde e Paz, a todos,
Profano.
Comentário de popolony2k
E eu que estava aqui pensando...: ...estar "pregando no deserto" e que não existia alguém experiente e/ou inteligente o suficiente para entender minha proposta quanto aos debates.

"Quanto à ironia, sarcasmo e humor embutido nos teus posts, entendo como forma de expressar um convite/desafio a uma reflexão mais profunda, embora, como tentei avisar, não são bem vistas por muitas pessoas que as tomam por ofensas pessoais."

Talvez outros Profanos estejam participando silenciosamente no blog ! Hummmmm ... que bom.


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004