Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Uma lista de diferenciais favoráveis ao Linux


“Dan Martin compilou uma lista do que ele considera que pode fazer no Linux, mas não no Windows:

  • Atualizar o sistema inteiro (mesmo!), com um simples comando ou com um único clique;

  • Atualizar e instalar software (quase sempre) sem precisar reiniciar a máquina;

  • Manter a segurança do sistema sem usar programas que que acabem com os recursos do sistema e a paciência do usuário;

  • Rodar um sistema operacional completo e de graça, sem cometer pirataria nem infringir a lei;

  • Levar as configurações para qualquer lugar;

  • Rodar o várias versões do Internet Explorer no mesmo computador;

  • Entender tudo o que acontece com o computador;

  • Personalizar cada aspecto do ambiente de trabalho;

  • Beneficiar-se da competição entre projetos para cada sistema no computador;

  • Usar milhares de ótimos programas que só rodam no Linux;

  • Aprender sobre, dar suporte a, e apreciar o valor do software livre.


Por fim ele conclui: “Meu conselho, se você for experimentar o Linux, é não tentar transformá-lo numa imitação do Windows. Você vai passar um tempo enorme tentando, e não vai conseguir. Mas, depois usar o Linux por algum tempo, sempre que você usar o Windows vai dizer: 'Ah, se eu estivesse no Linux poderia fazer xyz'.”

O artigo original está em inglês, mas você também pode conferir a tradução do Rui Moura, graças à qual cheguei ao original.”


Enviado por Leonardo F. Fontenelle (leo·fontenelleΘgmail·com) - referência (ruimoura.net).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nausea
No Linux eu diria 'Ah, se eu: No Linux eu diria 'Ah, se eu estivesse no windows poderia fazer abcdefgh'
Comentário de CWagner
... se a Microsoft: ... se a Microsoft deixasse.

Ainda mais em tempos de Vista, DRM e WGA.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Burro Demais
"No Linux eu diria 'Ah, se: "No Linux eu diria 'Ah, se eu estivesse no windows poderia fazer abcdefgh'"

E eu diria 'Ah, se eu estivesse no Windows não poderia programar sem ter que gastar em primeiro lugar uns 2000 a 5000 reais para obter as ferramentas da Microsoft de desenvolvimento.' Já visto são as melhores para o ambiente Windows, já no Linux temos várias ferramentas muito boas, pagas ou não. :-D
Comentário de Fred Banionis
Aqui na empresa todas as: Aqui na empresa todas as estações rodam Windows (com excessão da minha) e algumas coisas sou obrigado a fazer nele (como projetos Visio por exemplo) é de lei, toda vez que abro o windows fico perdido "ah, se eu estivesse no linux...)
Primeiro que nao consigo entender por que preciso clicar numa janela pra que ela tenha o foco e qual o motivo de eu nao poder "enrolar" uma janela... hehehehe
Comentário de cenoura
falta algo compatível com MS Project: Sem querer defender, é possível evitar ter que clicar para ter foco e enrolar uma janela no Windows. Há ferramentas que permitem isso mas vão dizer "precisa de ferramentas".

Uso o Linux (Fedora Core) no meu dia a dia e ele me atende em 90% dos casos. Pra mim só faz falta o MS Project (nunca vi nenhuma ferramenta opensource que importe e exporte para este formato proprietário).


--
Gustavo Picoloto
Comentário de davide
importar ms project: Também acho que não existe nenhuma ferramenta opensource(pelo menos não encontrei) que substitua bem o msproject, mas você pode tentar o http://ganttproject.biz
É uma boa ferramenta para projetos e importa/exporta msproject. Não era perfeita na última vez que usei, mas pode ser que tenha melhorado.
Comentário de Oksigeno
RE: Aqui na empresa todas as: Eu seleciono, carrego na rodinha do rato pra copiar e aí... "Droga!, Eu esqueci que estou trabalhando nesse terminal com SO do tempo da vovó!" Aí meu chefe começa perguntando: "Vai demorar aí?" É que tem outro pc lá no armazém quase sempre parado mas está com outro user, só para as expedições. Aí eu penso: "Se fosse no Linux você iria lá, faria cntrl-alt-f8 e poderia trabalhar, mas essa bosta não tem disso, aí temos de esperar a vez pra poder trabalhar no pc. Aí eu gravo o pequeno ficheiro do Office que estive modificando e o pc parece que está re-instalando todo o sistema, o disco ronca furiosamente e quase congela tudo. E a ironia é que aquele lixo custou uma nota preta. Bah!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004